Perdas e Danos

A Educação em Minas só contabilizou nos últimos anos perdas e danos. Mas observo que em parte a culpa é nossa mesma, das nossas ações e de nossas reações. Sabemos com quem lidamos: velhas oligarquias mais preocupados em manter seu status quo e perpertuar-se no poder. Nada fizemos de concreto para desestruturar esta ordem, ou desordem.

Somos indivíduos políticos, dentro de um Estado politíco, nada mais natural que exerçamos nosso papel na engrenagem : principalmente o de quebrar estas hegemonias políticas estratificadas em Minas Gerais. Alguns estados brasileiros tem avançado mais nesta discussão e tem ganhado seu espaço. A folha de São Paulo, durante a greve, disponibilizou números e salários pagos no Brasil em relação a Educação. Minas figura entre os piores salários.

Mas não se pode ser político sem passar pelo crivo das críticas e vou iniciar a discussão pelo próprio papel do sindicato: Absurdo o papel do sind-UTE: não apresenta nada de concreto para seus associados, nem comentários sobre a famigerada simulação governamental se pronunciaram até o momento. O site do sindicato e o blog da coordenadora se confudem. O sindicato perdeu sua autonomia e virou um espaço paras as discussões de Beatriz Cerqueira, como se ela fosse a expressão única da categoria e do sindicato. Muito característico de Minas: o centralismo.

 Por aí, já se vai analisando a nossa  estrutura enquanto organização sindical. Ou ela( Beatriz) se manifesta no seu  blog com suas impertinências ou ela se pontua enquanto um dos membros da Direção sindical. As duas coisas é algo no mínimo absurdo, abjeto.

Do outro lado, os "opositores", tentam criar também suas imagens. Até aí, muita natural. Mas daí  ultrapassar o senso crítico para angariar leitores é o cúmulo do absurdo. Existem elementos que já disponibilizaram seus blogs para contabilizar as perdas dos professores  utilizando a matriz de referência- o simulador do próprio governo. O absurdo da coisa  -  mostrar o quanto cada indivíduo perdeu com o novo sistema remuneratório.

Grotesco, para não dizer rídiculo. A categoria já sabe . A ferida está aberta e ainda estamos sangrando- Perdemos a greve de 2010, 2011 e ainda estamos repondo com pagamentos mínimos, absurdos, aviltantes.

Perdas e danos - é só que temos colhido: Pior: ainda continuo filiada a esta entidade sindical e ainda perco o meu tempo lendo estes blogs idiotas. Tomei uma decisão diferente- desisti de ir no pão e circo de Beatriz e sua trupe. Para que perder meu tempo? para ouvir que a luta continua e que o governo mineiro é crudelíssimo. Isso eu já sei. Os espaços de discussão são tão  aviltantes que o melhor é sair de cena.
Revoir, vou voar para França!




9 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Beatriz é uma palhaça se promovendo através do blog a inutilidade do sindinútil,e a bestialidade da mesma!
    Com 3 ou 4 seguidores mediocres, que não perceberam que a dita cuja só queria se promover, para ser deputada em 2014 e os 153 mil professores ficaram na miséria graças a Beatriz e a corja do sindinútil!
    Gostei da sua atitude!
    Julieta de Oliveira Macedo Almenara _Mg

  1. Anônimo disse...:

    CHARLOTE CLAMA:

    Acho que não há mais como confiar no Sindicato. Há anos ele vem dando provas de sua falta de compromisso com a categoria... ou ineficiência, ou incompetência ou tudo isso junto e mais um pouco!!! Temos um sindicato atrelado a interesses políticos de um partido. Temos um sindicato que é um dos maiores do estado de Minas Gerais... com sem nenhum poder de fogo!!! Sem capacidade e/ou interesse em defender a categoria. Mas por favor, não me venham com a ladainha que é a categoria que faz o sindicato... pq por essa lógica então seria a categoria que teria que representar o SINDICATO. O sindicato enfraqueceu a categoria pq tem, há anos, uma direção corrupta. Corrupta ideologicamente, submetida a interesses partidários. A única saída é a DESFILIAÇÃO GERAL e a criação de uma associação a partir do NDG. Ou fazemos isso, ou podemos desistir da luta... pegar nossa viola e metê-la no saco!!! Eu já me desfiliei!

  1. Marly Gribel disse...:

    Charlote, acho que o ideal é o NDG formar a chapa, concorrer contra a atual direção. Infelizmente não ocorrerá esta desfiliação em massa, porque existem muitos interesses em jogo e muitas pessoas envolvidas. Por isto continuo filiada. Para votar no NDG.

  1. Anônimo disse...:

    Engraçado no blog da Beatriz, ela fala e compara , como você vai fazer mas nada de dizer o que o tal sindicatozinho que ela representa está fazendo.Aliás já deveria ter feito.Falo novamente.GENTE, PRESTE ATENÇÃO NÃO TEM MOTIVOS PARA ESCONDER SE O SINDINUTIL FEZ, ESTÁ FAZENDO OU FARÁ ALGO POR NÓS.COMO PRESSIONAR ESTE MEDÍOCRE SINDINUTIL??????BEATRIZ ESCREVE COMO SE ESTIVESSE TRISTE OU MORTA POIS O SALÁRIO GORDO DELA ESTÁ GARANTIDO MAS ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O SINDINUTIL FEZ ALGO???ME RESPONDA POR FAVOR.QUEM DEFENDE ESTE SINDICATO ESTÁ LOUCO.ENTÃO EU DESAFIO AQUI.ME RESPONDA ONDE EU POSSO LER QUE ESTE FDP DE SINDICATO(QUE ÓDIO) ESTÁ FAZENDO ALGUMA COISA.ISSO É DESAFIO MESMO.ALGUÉM PODE ME DIZER???ME RESPONDA.
    Adriana

  1. Anônimo disse...:

    Em 10 anos como professor na rede estadual, nunca percebi nenhuma mudança que pudesse ser considerada uma melhoria na educação. Em todo este tempo só sofremos retaliação, achatamento salaria, perseguição, cortes de salário, etc, etc, etc.E não me venham em defesa desta
    atual diretora, a Beatriz, faz um trabalho maravilhoso para a classe. De fato, nunca fomos tão perseguidos como agora, nunca fomos tão retaliados como nos últimos dois anos. Enquanto isso, a diretora do sindute-MG prefere fazer os conchavos politiqueiros com deputados petistas, supostos apoiadores dos professores. Entretanto, sabemos por experiência, que eles só buscam seus próprios interesses escusos. Quando chegam a poder, fazem a mesma coisa que seus antecessores psdebistas. O governo petista do Rio Grande do Sul está nos dando um claro exemplo de que todos os partidos políticos deste país são "farinha do mesmo saco sujo". O deputado petista daquele estado massacra os professores da mesma forma que seu antecessor do PSDB. Portanto, não se admite que um sindicato que pretende defender uma classe, se alie e se atrele a qualquer que seja o partido político. Ele apenas servirá de palanque e plataforma política para essas sanguessugas chegarem ao poder.

    Entretanto, sei que nenhuma greve, nenhuma luta terá sucesso se não houver adesão. Precisamos de uma classe mais unida, mais coesa, mais bem informada, para que tenhamos adesão suficiente, de pelo menos 50% e, desta forma, nenhum governo corrupto, nenhum judiciário corrupto poderá nos deter. E é justamente neste ponto que o sindute-MG está falhando. Ele não consegue ser independente, sem amarras politiqueiras e, por isso, abre espaço para que a mídia, a sociedade, e até professores não acreditem na disposição e na idoneidade do sindute-MG para nos defender como classe.

    Repito: a diretora do sindute-MG insiste no atrelamento a políticos do PT como se estes fossem nossos defensores legítimos. Entretanto, sabemos que eles estão muito longe destas qualificações. E o silêncio atual do sindute-MG sobre o massacre contra os professores não nos dá outra alternativa senão propormos novas formas de nos reorganizarmos como classe.

    Atenciosamente,

    Raimundo Santos
    Belo Horizonte

  1. Anônimo disse...:

    À
    Casa da Mãe Joana do Estado de Minas Gerais
    A/C.: Anastasia / Renata Vilhena / Gazzola

    Felizes?

    Tenho certeza que vocês visitam esse micro blog para ver como anda o "clima" da categoria, afinal esse espaço responde melhor graças a letargia e morosidade do SINDUTE não é mesmo?!

    Não adianta colocar inteligência e equipe de TI para nos vigiar porque não somos marginais. Não é o professorado que sonega ICMS e outros tributos como fazem os seus: construtoras, mineradoras e bancos.

    Por acaso vocês multaram a empreiteira que construiu o aterro sanitário que se transformou o Centro Administrativo? O Governo tem o controle das toneladas de minério transportadas que, certamente, são sonegadas pela Vale, MMX, entre outras? E o controle sobre a produção de nióbio, ouro, pedras preciosas e fertilizantes? E os Pentagna Guimarães – família mineira ligada ao sistema financeiro - envolvida com o mensalão e um dos financiadores da campanha do PSDB no último pleito? Isso tudo somado deveria precipitar na cabeça de vocês gestores públicos que vendem o Choque de Gestão como modelo exitoso, mas que não passa de um grande engodo.

    Para nós do NDG as eleições já começaram. Quero ver sua cara, Anastasia, quando voltar para a UFMG e ser ridicularizado por estudantes. Retornará com o rabicó inchando como gostas! Seu padrinho sonha com a presidência e em breve entrará na horizontal do hospital Mater Dei por overdose, com a turma do chapéu lambe-sacos no leito pedindo ao diabo uma nova oportunidade para concorrer às eleições para o governo federal. Quero ver você, Renata Vilhena, esquecida e ocupando cargo de carreira insignificante. Não vejo a hora de vê-la servindo cafezinho e faxinando nos corredores da Fundação João Pinheiro de onde não deveria ter saído. E você Gazzola? Bom, terás tempo de consertar essa papada e secar esse seu corpitio sensual de tanto bater pernas vendendo porta a porta poesias de Adélia Prado.

    Enfim, desejo tudo de bom a vocês! Estou fazendo uma novena pra 110 santos ajudarem vocês a entrar para o reino do céu tamanha generosidade e preocupação com os mais necessitados. Enquanto isso o SINDUTE caminha sonâmbulo para obscuridade!SINDINÚTIL, BEATRIZ INÚTIL!!!!
    Flávio/Bhte

    Não sustente parasitas! Vote nulo

  1. Marly Gribel disse...:

    Concordo Antônio e Adriana, estamos bastante fragilizados sim, completamente perdidos enquanto categoria, estamos desagregados, divididos. Concordo com vocês- não avançamos nada nestes dez últimos anos, pelo contrário, sofremos sucessivas derrotas do governo.
    Bem,tem alguma coisa errada aí: o governo é ruim- precisamos mudá-lo, se o sindicato é ruim, a mesma coisa. Com estas duas ações: quem sabe nos próximos anos conseguimos reverter esta situação?

  1. Anônimo disse...:

    Quem defende o sindute-MG é porque está alheio ao que estamos passando: perseguições, cortes de salário, pressões, retaliações, etc...
    Só quem não tem bom-senso para não perceber que o sindute-MG nada tem feito para amparar a classe que pretende defender. Após uma greve frustrada de 112 dias, o que o sindute-MG tem feito para revertermos a situação? Onde estão as instruções à classe? Onde foi parar a diretora do sindute-MG? Pessoal, é só fazer um balanço e perceber que não temos conseguido nada, nadinha de positivo com este sindicato. De fato, em 10 anos como professor no estado, nunca fomos tão massacrados como agora, na atual gestão do sindute-MG. Será coincidência!!! É muito simples durante as manifestações a diretora do sindute-MG pregar aos manifestantes frases do tipo: "voltaremos só com o pagamento do piso nacional", "essa greve não termina enquanto não nos pagarem o piso", etc. Entretanto, como sempre acontece, no final ela "abre as pernas", faz um acordo "às escuras" com o governo, e ficar por isso mesmo...
    Acho que já está mais do que na hora de percebermos que este sindicato não tem sentido de existir. Podemos nos organizarmos de outras formas, como por exemplo, em espaços como este blog, através das redes sociais, para que sejamos mais unidos e informados.

    Abaixo o sindute-MG!!
    Raimundo Santos Belo Horizonte

  1. Anônimo disse...:

    Meu desabafo...
    Quanto a fala de alguns pedindo que a direção procure seus asseclas , aqueles que estavam no primeiro comando de greve após o encerramento da mesma, devem lembrar da frase daquele ser odiado e ridicularizado por toda categoria o "Hilário" de que agora o PT é governo e por isso o problema é da categoria.Beatriz farinha do mesmo saco!
    Patrícia da Costa Mata - JM

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103