Prática de tortura: Já virou rotina em Minas e tem até nome: Comissão Tripartite.

Mas uma das inúmeras rodadas de negocição(?) entre a Comissão Tripartite( o nome correto deveria ser Comissão reunida para enrolar professores pós greve de 100 dias).

Fica aqui a observar as reações da categoria: são mais de revolta pura e simples do que do movimento natural: ação/reação. Estamos assistindo a enrolação sem apresentar na prática uma solução para reavivar na memória desta gente do governo e do Parlamento o que foi acordado nos termos finais da greve: a negociação do Piso Salarial na Carreira do magistério.

Esta prática de tortura, lenta e gradual se tornou rotineira na chamada Comissão tripartite- estamos na 6ª rodada de negociação sem que absolutamente nada de concreto na carreira do servidor esteja resolvida. A proposta apresentada pelo governo foi abjeta e obviamente rejeitada pela diretoria e pela categoria em ânsias de sofrimento. Eu, particularmente, estou literalmente doente- acometida por todas as síndromes, inclusive a  mais perigosa: perdi a vontade  de lecionar.

Não creio que os erros cometidos durante a greve estejam situados num ponto específico: No sindicato ou mesmo no governo. Foi no cerne da categoria; no medo de perder o cargo, na falta de perticipação dos eventos públicos e políticos da greve, no retorno desordenado, na fraqueza daqueles que não conseguem avançar além dos seu próprio ponto de vista. Perdemos a noção do coletivo e mergulhamos na mediocridade da individualidade extrema e fomos derrotados. Agora atiram pedras para todo lado. O sindicato fez a parte dele , o governo obviamente a dele e nós?

Beatriz escreve no seu blog- leio sempre e acho que ela não mente, não fingi, não se esconde; pelo contrário, chama a luta, faz as  propostas corretas. Mas até agora não houve resposta. Até as coisas simples que ela propôs não estão sendo respeitadas. Ou paramos para ouvi-la ou continuaremos na contra-mão da história.

PS: Mergulhada em mim mesma, fui em busca da beleza- A ópera La Bohème de Puccini. Em breve escrevo sobre este eterno elemento: o amor.







0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103