Greve em MG:está salva a carreira do magistério

Simbolicamente falando decidimos suspender a greve. A categoria frágil como uma casca de ovo rompeu-se/recolheu-se/ passou a esvaziar-se por si. E o sindicato não encontrou forças para continuar seu enfrentamento com a máquina governamental. Infelizmente a  Greve  não teve o apoio de toda a categoria / covardes que são. Greve esta que contou também com o esforço de vários diretores maléficos que agem contra a categoria e a favor do governo/ empregados subservientes deste.  A espiral do mal é maior que a do bem.

Tivemos grandes momentos: como a dos acorrentados, das grandes manifestações públicas, dos dois bravos que resistiram em greve de fome até a abertura das negociações. Estes sim, companheiros de grande energia, educadores que se colocaram acima do bem e do mal e resistiram... e tenho certeza resistiriam mais ainda se a categoria não tivesse abandonado a causa. Mas ela se foi, devagar. Os primeiros ao primeiro grito da diretora que anunciou derrotas atencipadas, outros se foram para não terem corte no pagamento. Afinal, a vida de todos não tem nenhuma importância na pós - modernidade. Só a vida da gente. Mas  para estes omissos segue meu recado: a carreira está salva, receberemos nosso pagamentos porque estamos negociando os termos finais da greve.

E aos poucos fomos ficando sós, numa encruzilhada e tivemos que aceitar a proposta de Piso para o ano que vem. Dirão alguns: foi ruim. Direi solenemente: foi bom - tanto para nós como para os estudantes. Em tese, parte da categoria( a que não participou/ a que retornou antes do término) compactuou  com o monstro/ cedeu ao Hades( casa dos mortos) . Nós não, optamos pela vida, pela luta e salvamos nossa carreira.

Uma das grandes questões desta greve, talvez a maior de todas  foi a de desmascarar este governo de Minas e  da omissão dos outros poderes no Brasil - enquanto lutávamos aqui, Dilma presidenta estava lutando lá, no estrangeiro, pelos palestinos. No faz de conta que interessa, o Brasil fez de conta... O  povo mineiro, no entanto, estava por aqui, a sofrer todas as represálias governamentais.

 Esta greve deixou muito evidente o que é Minas Gerais e o Brasil: um curral de  elites compactuadas entre si- executivo/legislativo/judiciário . Um país de elites unificadas, de méia dúzia de suga sangues que apropriou-se das nossas riquezas e isto já vem de longe.

Nosso reconhecimento ao povo mineiro que nunca nos abandonou e que aglutinou em torno de nossa causa: pobres, desamparados e excluídos como nós. Aos mineiros nosso apreço e nossa gratidão. Deixo aqui um excerto de um poeta mineiro: Otto:

http://ottocgribel-baudelaire-antilhas-byron.blogspot.com/

Portanto, mineiro, pegue a bateia
e vem atrás das minas gerais
ser mineiro
- vem ser mineiro!
conquanto cônscio
de que os governos
sempre roubam o quinto do ouro
a história antiga sendo reescrita perenemente
por sobre o pergaminho ou papiro ou papel
da história das minas nos quintos dos infernos
quando mandava El Rey de Portugal e Algarve
Hoje continuam a levar do povo
até o "quinto dos infernos!"
se pudesse existir alguma fração matemática
para designar o imaginário inferno de Dante
um poeta que entrou no inferno em busca da bem-amada
assim como já o fizera Orfeu
inveterado lírico cantor
cheio de candor no amor
- galo cantor


2 comentários:

  1. Cida Araújo disse...:

    Nesses dias de luta e de angustiante espera, lembrei-me de uma citação: "Na alegria se conhece o amigo e na angústia se encontra o irmão". Que todos nós que nos tornamos mais que amigos, que aliviamos o fardo um do outro, dando coragem, incentivando a dar mais um passo, quando os nossos próprios passos já estavam tão trôpegos e incertos, sintamos hoje a alegria que só quem é livre pode sentir e vivenciar; a paz que acalma a alma de quem é solidário e justo; enfim, preparemos o nosso melhor sorriso, sem medos e sem culpas, pois se o quem temos não é, ainda, o ideal, é,acima de tudo, o resultado de uma luta desleal, onde enfrentamos o pior e mais cruel dos inimigos, "o mal", que por quase quatro meses resistiu às investidas do "bem". Assim, sigamos o nosso caminho sempre atentos e vigilantes, nunca dispensando a união, pois será ela o nosso poderoso escudo. Obrigada, companheiros, a quem alegro-me muito em poder chamar de "irmãos".

  1. Marly Gribel disse...:

    Como faço parte do núcleo lágrimas de Minas, chorei! Sim, estamos vivos e unidos. Somos um para o outro como irmãos: na luta, fé e esperança. Por isto Cida é impossível nos derrotar.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103