Vamos vencer ou morrer....



Esta frase  foi enviado de um combatente educador escrevendo para um amigo descrevendo seu sentimento quando da tomada de decisão de permancer acampados na ALMG. Compartilhei desta dor, deste movimento- ou vencer ou morrer. Simbolicamente falando, atualmente estamos lutando contra o Hades(inferno da mitologia grega) porque nós últimos 10 anos temos habitado a Casa dos mortos: a prisão que se tornou a escola pública nas últimas décadas, em que somos tratados como zero, o nada do Estado de MG: sem dignidade, sem vitórias, sem prestígio e literalmente, sem dinheiro.

A casa dos mortos, onde tudo é orquestrado de cima, sem direitos ou lei que possam nos orientar. Atualmente, estamos vivos, em pleno combate, em que simbolicamente está em curso a máxima: ou vencer ou morrer. O governo trabalha literalmente para nosso fim e nós começamos a plantar a sementinha do bem no coração dos mineiros: o fim do PSDB neste estado.

A fúria das galerias na ALMG, a fúria dos combates nas cidades do interir, o calor dos debates que tem sido travados até aqui significam a chama que têm que morar no coração de um educador, sem essa chama é impossível educar, é impossível qualquer tentativa de mudança. Porque o ato de educar  passa em todos os palcos da vida, da infância a terceira idade e requer daquele que educa muita arte, muita fome de transformar, muita energia interior.

E este fogo está energizando o Estado de Minas Gerais , porque não queremos mais habitar a casa dos mortos, da violência, da truculência, da ausência de diálogo que se tornou as escolas mineiras desde a ocupação do estado por este grupo autoritário, tirano, que não compreende a profundidade do contexto de educar. E falo isto, com propriedade, porque educo há 25 anos em MG.

Muitas vozes vieram em nosso apoio, não estamos sós, mas a decisão de vencer ou morrer depende unicamente de nós, da nossa resistência em mantermos em greve, na certeza de que um está para o outro como ocorre em casos extremos, em que a vida ou a morte de um faz parte do contexto de todos.

1 comentários:

  1. Mar disse...:

    Professores de MG decidem suspender greve e voltar ao trabalho
    Após 112 dias, aulas vão ser retomadas nesta quinta, segundo sindicato.
    Decisão aconteceu após reunião onde foram apresentadas novas propostas.

    Do G1 MG


    Os professores da rede estadual de ensino decidiram suspender a greve da categoria durante reunião na noite desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhos em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria volta ao trabalho nesta quinta-feira (27), e as aulas nas escolas estaduais se normalizam ainda nesta semana.

    Ainda segundo o Sind-UTE, a categoria segue em estado de greve e em outubro será feita uma assembleia para avaliação das negociações. A decisão dos trabalhadores foi tomada após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, na Cidade Administrativa, entre o secretário de estado do governo, Danilo de Castro, e deputados.

    No encontro foram apresentadas algumas propostas aos professores grevistas. A Secretaria de Estado de Educação disse que as proposições já haviam sido feitas anteriormente.

    Entre as propostas estão a criação de uma comissão para negociação salarial, formada por representantes do governo, deputados e sindicato; a reversão de algumas punições impostas a categoria decorrentes da greve; e a suspensão do Projeto de Lei 2.355/11, que prevê mudanças na política salarial dos servidores da educação do estado.

    A secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, disse ao G1 que o ano letivo vai ser cumprido em todas as escolas de “forma correta”, ou seja, como prevê a lei. A greve dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais durou 112 dias.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103