Ballet Kirov em BH: testemunhei a beleza, a leveza e o amor!




Os contos de fadas existem e se materializam em coisas belas como o Ballet Kirov do teatro Mariinsky da Rússia. Fui testemunha ocular e com binóculo de uma das mais belas companhias de dança clássica do mundo.

O Kirov interpretou o Lago dos Cisnes, acompanhado da música de Tchaikovsky. Uma música que irradiava  amor, já que o tema "Lago dos Cisnes" versava exatamente sobre o amor, o mais sublime dos sentimentos humanos.


O AMOR, tema recorrente das artes incendiou o Lago dos cisnes.  A paixão súbita do príncipe pela mulher encantada, transformada em cisne branco por um bruxo e, que só poderia ser liberta pelo amor verdadeiro, é dançada  de forma explêndida pelo casal enamorado e encantado. De uma leveza, de uma delicadeza, o amor vai derramando  leite e mel entre o corpo de baile.




Mas o amor causa ciúme, inveja -O cisne negro é a tentativa frustada  do feiticeiro para destruir este amor nascido das águas, do lago dos cisnes. O feiticeiro é a figura emblemática do mal , simbolizada pelo bruxo, que é incapaz de compreender o amor( como a maioria das pessoas hoje) e fazem de tudo para destruí-lo.
Mas a trama tão ardilosamente construída pelo feiticeiro é maravilhosamente interpretada pelo cisne negro, que dança com maestria e fúria o poder da sedução. O princípe é enganado pela engenhosidade do mal.


Ah! Mas o amor vence! e como é lindo o desfecho- o príncipe para salvar sua amada enfrenta as forças malignas do feiticeiro disposto a morrer ao lado dela . Desta forma, ele quebra o sortilégio e mata o feiticeiro. O amor- fonte da vida- quebra o encantamento maligno.

A bloguete não poderia faltar a este evento e registrar aqui suas impressões e interpretações. Afinal ,não é todo dia que o balé russo vem ao Brasil. Havia 10 anos que a Companhia não passava por aqui.

Como só comprei o ingresso nas vésperas fiquei no pavilhão de cima, um pouco distante do palco. Mas adquiri um binóculo às pressas para ver os mínimos detalhes. E como fez diferença: a expressão de dor ou alegria foi registrada em 3 D por essa que vos fala. As expressões faciais, a dança individual ou em dupla foram   perscrutadas por mim. Na ponta do pé a bailarina. Lindo! Só vendo pra crer! 
Uma experiência única registrada e interpretada por mim para meus leitores apreciarem.



A música do amor segue em vídeo para deguste e deleite.




0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103