Viajando por Pasárgada - Pirapora- MG

DICAS DE VIAGEM- POR MARLY GRIBEL GOMES



Viajando de vapor- Benjamim Gumarães

Para os blogueiros que gostam de viagem, boa comida, diversão gratuita na praça e na praia, nada melhor que Pirapora em Minas Gerais. Pirapora é pitoresca em seus vários aspectos: riquezas naturais e artísticas- atualmente a cidade virou um canteiro de obras, com nova repaginares na orla - peixinhos enfeitam o calçadão que dá acesso a área das duchas até o local onde fica as embarcações, inclusive o famoso e único vapor movido à lenha do mundo: o Benjamim Guimarães. O passeio é perfeito, bem acompanhado então é tudo de bom.

Um dia inteir
o navegando rio acima em direção a uma cidade muito peculiar, de nome engraçado: Barra do Guaicuí - que significa em tupi-guarani, Rio das Velhas. Atualmente o vapor faz passeios mais distantes. A cidade de Guaícui também tem seus encantos- Apreciadores de história e monumentos históricos em ruínas ou inacabados tem que visitar o lugar : tem por lá uma bela igreja de pedra (Bom Jesus de Matozinhos) muito visitada por turistas e professores de história. Eu mesmo já levei meus alunos em excursão para lá.

No átrio da igreja cresceu explendorosa uma linda gameleira que faz do local sem teto uma cobertura vegetal espetacular. O monumento é do século XVIII, à margem do rio das Velhas e dizem que foi obra dos bandeirantes paulistas na sua passagem pela região em busca do ouro. Mas por razões desconhecidas a igreja ficou incompleta. Pirapora e Guaicuí: duas cidades vegetais, com belezas naturais, córregos em profusão e água , muita água a também atrações turísticas bastantes curiosas.


Tem também a colônia de japoneses que cultivam uvas das mais variadas entre outras frutas enxertadas. Andar debaixo de um parreiral é algo que remete à Roma antiga e visitar a Casa da uva é um lugar que recomendo: sucos de uva e doces cristalizados de encher os olhos e o paladar. Perfeito. Vale a pena visitar.

A igreja matriz- linda! com coqueiros imperiais adornando o caminho até
a calçada e rampa de acesso a igreja. Fotografei por lá.

A ponte Marechal Hermes- de todo lado é possível vê-la : monumental e metálica, ligando as duas cidades Pirapora e Buritizeiro. Uma caminhada de 20 minutos pela ponte até Buritizeiro à pé é uma delícia, com aquele barulho típico das pontes: som de motos e carros- mas lá o barulho é mais intenso - ecoa no vento. É muito gostoso, inclusive é possível pescar por lá, eu mesma, já fiz isto.

Ver Pirapora do outro lado é lindo demais, porque de lá é possível ver um Hotel que tem a aparência de um vapor. O hotel Canoeiros. Já me hospedei nele na minha lua de mel: a impressão que se tem quando se vai à varanda do quarto é de realmente está navegando no rio São Francisco. Foi super lindo acordar no meio deste mar azul.

Os pratos típicos de saborear na beira dos quiosques, em Buritizeiro
ou Pirapora. Tilápia , mandi,curimatã sem espinho- fritos e sequinhos- regados com muito limão e cerveja.- esta última de forma mais moderada, é claro. Delícias a preços módicos . Preços mais caros em Restaurantes chiques como Egnaldo e Kaká, pode-se comer muqueca de surubim ou assados na brasa. Imperdíveis também.

O centro de Convenções da cidade é lindo - nem Montes Clatros têm um igual. Na beira das duchas, u
ma bela construção de vidro transparente, dá pra ver o pôr do sol, o rio, a ponte.... Fui numa festa de 50 anos de casamento do meu tio - interação perfeita com os quatro elementos primordiais: terra, fogo, água e ar.

O artesanato é perfeito- E as carrancas e pilões gigantes são verdadeiras artes, num próximo post, vou descrever este universo particu
lar de Pirapora e mostrar os grandes artesãos e suas obras.

Por fim, destacar o maior artista da região, meu próprio irmão Ivan, que tem lá seu ateliê, com obras -primas das mais variadas para serem vistas e compradas. Vale a pena ter uma obra de arte em sua casa. Dá um prazer ilimitado. Eu que o diga, depois de ter comprado "os Amantes".

Quanto às roupas. É melhor levar roupas apropriadas para um calor de 40 graus . Leves e confortáveis e muitos chinel
os coloridos para combinar com o charme desta cidade pequena banhada pela rio São Francisco no interior mineiro. Segue o loock da professora. Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103