A GREVE CONTINUA - Governador fecha logo as Escolas Públicas!

Beatriz Cerqueira discursa com voz mansa: loura/leve/solta.

O governo do Estado de Minas Gerais está adiando o inadiável - o Pagamento do Piso Salarial Nacional, aprovado pelo STF. O subsídio está com os dias contados. Enquanto isto ele anuncia que irá contratar professores para os anos finais do Ensino Médio, pois está preocupado com o Exame Nacional do Ensino Médio (enem). Mas a preparação para o Enem já está bastante comprometida, os alunos pobres que utilizam os serviços públicos já estão com o ano comprometido, quanto mais o Enem.  Nem se colocar um acelerador  de partículas  não dá mais tempo de recuperar. 

A Educação é construção diária, é um processo lento e gradual que se faz não só visando este ou aquele efeito: o  Enem, a prova Brasil, ou o que quer que seja, mas envolve a construção do ser, das mentalidades. Isto  não se faz a toque de caixa, contratando mão-de-obra barata. Porque o que ele paga atualmente é isto mesmo.

Mais fácil seria ter optado pela adoção da Lei , pela cumprimento da Lei e nada disto estaria acontecendo. Aos poucos isto vai se tornando um  crime de responsabilidades que envolve os três poderes - elegemos para sermos representados principalmente nas instâncias sociais- educação, saúde. E isto envolve um esforço que visa a qualidade. Isto não vem ocorrendo em Minas Gerais, pelo contrário, os eleitores estão sendo lesados nos seus direitos: que é a garantia  dos  serviços essenciais previstos na Magna Carta.

Mas estamos falando de nações civilizadas, não disto aqui. Reitero mais uma vez o sentimento de todos os educadores - ou abre para o diálogo ou fecha de vez as escolas públicas - porque estamos cansados de sermos lesados/ignorados/menosprezados.









Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103