Viajando por São Paulo - uma experiência instigante!!!




A grande Metrópole vai impondo suas formas grandiosas para mim num feriado calmo de Semana Santa/2011. O primeiro olhar sobre a monumental megalópole é sempre de espanto - tanto pela diversidade( em todos os sentidos geo/políticos/econômicos) quanto pela semelhança do Estado brasileiro - marcado pelas mesmas discrepâncias: riqueza/pobreza/desigualdades, temas recorrentes e comuns em todas as capitais que já visitei.




Mas conheci a capital do sonho... Não a do pesadelo do trânsito, enchentes e pobreza, mas a capital consumista e cultural do mundo , desenhada caprichosamente pelas lentes de Thaty e Betinho, um casal de filhos maravilhosos que vivem em São Paulo e prepararam quatro dias de sonho, recheados por boa comida, belos lugares e muita cultura.








Segue abaixo uma descrição para os bons amantes de coisas belas e boas para serem curtidas em apenas 4 dias em Sampa:


Praia de Bertioga- condomínio(...)esqueci o nome. Praia de areia branquinha, céu azul piscina refletido num mar de aguas calmas e ondas suaves. Ao fundo montanhas esparsas dão um tom verde esmeralda. Mansões com jardins coloridos abrem caminho para o mar e pessoas tranquilas nos acolhem com elevada estima. Delícias nos aguardam em mesas fartas: salmão/ bacalhoada/macarrão com atum/ chocolates deliciosos para sobremesa-iguarias - pratos típicos para uma sexta feira da paixão. Mas o mais marcante deste dia: a simpatia do povo paulista, a acolhida, o carinho, a partilha da mesa e da vida.





Museu - MASP : Uma visita pela arte: da Renascença aos dias atuais. Ver de perto obras dos grandes mestres como Van gogh, Cezzáne, Tarsila do Amaral, Modigliani, Renoir, Picasso, Matisse, etc e mil. Foi uma linda experiência, uma emoção que não tem dimensões....


Alcançar por fim, dentro do museu a vídeo exposição de Yann Arthus - Bertrand: 6 bilhões de Outros. Seis bilhões de pessoas falam de problemas comuns do dia-a-dia olho a olho com a gente. Sentados em frente aos telões outros 6 bilhões partilham a mesma sala, ri conosco dos mesmos problemas mundiais e sonham como todos nós por dias melhores e por um planeta mais justo em moldes mais humanos. Adorei partilhar e ver estas pessoas, estar em todas as partes do planeta num grande diálogo/ juntos e separados por um sonho único/universal.






Teatro Augusta, na Rua Augusta para assistir a peça" OS OLHOS VERDES DO CIÚME"- texto de Caio de Andrade . No elenco: Suzy Rego, Adriano Cabiaanchi, Fernanda Sanches e Rodrigo Fabbro. Uma comédia romântica, perfeita para uma noite clara, recheada de estrelas . Intrigas de casais, ávidos por dinheiro, capazes de qualquer coisa para manchar a vida amorosa e secreta de D Pedro II. Cartas de amor escritas por D. Pedro II à condessa de Barral são colocadas para a platéia que ri das travessuras de um imperador que passa a imagem austera durante anos e que só são conhecidas pelos brasileiros por volta de 1950.




Por fim, viajamos para o sítio dos pais de Betinho, que fica nos arredores da cidade de SP- um lugar lindo e acolhedor, onde vive um papagaio que não conversa nada( até o momento) e povoada por sabiás e Colibris. Pimentas vermelhas gigantes e frutas variadas dão um colorido especial ao lugar. Na mesa farta da Páscoa, carneiro assado e outras iguarias enchem os olhos e o paladar. Doces e tortas das mais variadas e chocolates de todos os sabores . Pessoas maravilhosas e suaves bebem comigo uma pinga feita de banana( muito doce) e partilham este dia sagrado .Viver pode ser lindo e gostoso/ por horas/dias ... pode ser, porque não /pela vida inteira. Não seria este o propósito de 6 bilhões de outros?




Viver pode ser mais que 4 dias por ano ou seriam 6 bilhões de outros que como eu sonham...

2 comentários:

  1. Brilhante Marly... Texto perfeito... Você só esqueceu de mencionar que quem mais aproveitou esse passeio em São Paulo foi o paulista aqui, pois aprendi muito com uma excelente historiadora, que me contagiou muito com as explicações no Masp, e até mesmo sobre as cartas do Dom PEdro, rsrsrs.
    Beijos, saudades e estamos prontos para recebe-los de novo e continuar esse passeio : Centro historico e ibirapuera nos aguardam.

  1. Marly Gribel disse...:

    Betinho... Centro Histórico e Ibirapuera.OH!! ADOREI...com certeza faremos juntos esta e outros capitais do mundo. Tomaremos sorvete de Yogurt com frutas(rs) como já fizemos e outras delícias da culinária mundial. Amei tudo!Bjs

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103