Desvinculando do Subsídio e do Sindicato


Já está disponível nas Secretarias das Escolas públicas o requerimento para optar pela antiga carreira. Peguei a papelada e vou preencher o mais rápido possível. Para mim, simbolicamente me desvinculo definitivamente do sindicato e vou fazer minha guerrinha pessoal com o governo, pagando um advogado para salvar aquilo que é meu de direito, pois trabalhei e quero receber pelos meus atrasados de quinquênios, biênios e direitos perdidos ao longo de todos estes anos de professora e de sofredora.

É uma vergonha chegar ao fim da carreira sem carreira, a mercê do governo, mas cheguei... O sindicato...em tese... entidade que nos representaria, que garantiria minimamente condições melhores de salário e de trabalho/ toma uma decisão histórica na última greve: do reducionismo ao retrocesso( como queiram) ao aceitar o subsídio. Tema este já amplamente discutido e analisado pelos prejudicados da longa greve de 47 dias e pela própria diretoria do Sind-UTE, que o admite.

Cada vez que preencho o formulário mais distante do Sindicato...trilhando sozinho o espaço público/Como se fosse uma ovelha desgarrada que se perdeu do rebanho e de seu bom pastor...

Anos de glória? Sim, os tive, com homens e mulheres mais racionais: ganhamos e perdemos, mas nunca prejudicamos ninguém neste derradeiros vinte anos. Pelos menos não por desfecho/decisão de greve! Saimos grande parte das vezes de mãos vazias, mas nunca assim....
Tive, como qualquer jovem meus grandes momentos: palavras de ordem, esperança...hoje esse vazio....

Me lembrei de Manoel Bandeira, grande poeta do século passado, que no limiar da vida, sente saudades e escreve "Profundamente", poema que reflete sua solidão e a busca do tempo perdido

Profundamente

Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci.
Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
- Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo Profundamente.

Com o mesmo sentimento do poeta escrevo:

Lucimar,
Alicinha,
Rubens,
Carlão,
Hilário,
Tino... Onde estão todos...se perderam, desvincularam como eu o faço agora, perdidos no tempo e na história.

Conversei com um advogado( nunca me entreguei e não vai ser agora), há caminhos que podem ser trilhados sim, independentes deste sindicato.

O próximo passo será a desfiliação.

Cadê o formulário???????

A obra escolhida para servir de apoio ao post e uma escultura de Salvador Dali -"Nascimento do homem novo". A escultura diz: o novo homem tem que se libertar do passado. Isso é representado pela imagem de um nascimento. É isso ai, temos que renascer sempre! Valeu Dali!


Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103