Da Folia ao dia Internacional da Mulher!


Hoje é o dia internacional da mulher...

Não acredito muito nos chavões, nas ideias espalhadas ao acaso, como se tivesse importância ter um dia, uma data específica: dia das mães, dos pais, das crianças, dos idosos, do professor, etc, etc, . Todos os dias devem ser importantes e marcantes para estas pessoas, todos os dias /a vida/a delicadeza/a beleza/a profissão têm que ser exaltada. Mas eu estava voltando da folia, lá do circuito Guimarães Rosa e chegando em Montes Claros e havia uma mensagem para mim... Que emoção!!!

Era uma mensagem de uma grande mulher, a minha amiga de tantos anos - de profissão e de luta: a educadora Cida Araújo. Foi emocionante sair da folia e entrar neste dia: O dia da Mulher. O que era nada, tornou-se grande, dei-me conta da importância da lembrança , da generosidade dos amigos(amiga) ,da leveza dessa mulher que me ensina todos os dias/ infinitas coisas/que escreve poemas/ que tem lindos filhos/ e que tenho a honra de conhecer e trabalhar junto .

Transcrevo aqui a mensagem ou o poema/ está mais para um poema:

"Flor Perfeita da raiz às petalas. És beleza da cabeça aos pés. Téns a coragem na alma e o amor estás em teus olhos. Mais fértil que teu útero é teu coração. És mulher pela própria natureza, és mulher mãe da vida, mãe valente sobre o mundo e luz divina na imensidão."

Meu Deus! Fui lendo devagarzinho, pensei por um momento que era um destes fãs que aparecem do nada... E querem invadir nossos sonhos e causar pesadelos no esposo. Mas era mais que isso, muito mais profundo./Era a amizade desabrochada num poema lindo, que nem sei se cabe na mulher limitada que sou. Tentei enviar uma resposta(rs) mas eu não tinha crédito para esta operadora e resolvi escrever no meu blog ( que ela lê) a alegria que tive ao receber esta mensagem.

Obrigado amiga, sempre foste para mim uma referência de mulher e mãe, assim como as dezenas de mulheres heróinas que Deus me concebeu conviver todos os dias e a elas estendo o mesmo carinho que me devotaste: Euslane, Angèlica, Ivanilde, Silvana, Eliane, Mamu,Eliane Fayer,Nenzinha,Odeny, Carla, Cléa, Brígida, Patrícia, Aluíze, Shirley,Sandra, Odahir, Marilda, Pulquéria, Jacy, Neide, Tânia, Selma, Vanda, Mara Denise..Mulheres valentes que amo/ respeito/ admiro.

De repente, o Nada ficou repleto de emoções, o vazio foi preenchido e compreendi finalmente: O que importa não é aquela data ou aquele chavão - mas a grandeza de sentir-se humano, ligados aos outros tantos irmãos. Obrigado Cida Araújo e obrigado amigas!

Marcadores:

3 comentários:

  1. Obrigada pela lembrança, posso dizer que você, também, é uma mulher especial, guerreira que, sofrendo ou sorrindo demonstra o valor que tem. Parabéns pelo dia internacional da mulher e, por todos os dias em que tens que matar, não só um leão mas, as próprias angústias para dares conta da vida. Abraços. Patrícia.

  1. Cida Araújo disse...:

    Marly, minha querida amiga!
    Li o seu texto e na minha modéstia, senti-me grande ao ler tantos elogios sinceros,vindos de uma pessoa que é muito importante para mim; aliás, é um pouco mais que isso: é exemplo de força, determinação, sensatez,sinceridade, amizade... e muitas e muitas qualidades que tenho tentado ao longo de nossa caminhada, absorver mais e mais. Sim, porque, humildemente, considero-me uma mulher em aprendizagem constante, cobrando de mim mesma mais acertos como mãe, como esposa, como amiga, como educadora... Às vezes até acho que sou severa demais comigo mesma ( já lhe confessei isso ). E é por isso que aprecio a sua leveza, sua capacidade de ser firme e intensa sem perder a candura e o equilíbrio. Quanto à mensagem, parece que a sua sensação foi a mesma que tive quando a li ( presente de uma amiga-irmã ). Tive vontade de que aquele lindo texto não acabasse mais e, imediatamente, procurei transmiti-la a todas as minhas amigas, pessoas admiráveis em minha vida,que me fazem sentir melhor e mais feliz a cada dia. Feliz, sim!
    Muito feliz! E que bom que você gostou! Você, uma mulher excepcional, que traz beleza e luz aos dias mais difíceis; que divide sua alma em tantas para carregar tamanha sensibilidade e força; que ganha o mundo com sua coragem; que traz paixão no olhar; que luta pelos seus ideais e, sobretudo, que ama incondicionalmente. Obrigada por tudo, Marly, minha amiga.
    Beijos,
    Cida Araújo

  1. Cida Araújo disse...:

    Marly, minha querida amiga!
    Escrevi um texto agradecendo-lhe por suas palavras, sempre tão sinceras. Porém, acho que me confundi na hora de postar o comentário e nem sei se você receberá. Que bom que vc gostou da mensagem. Eu a recebi de uma grande amiga e li, torcendo para que aquelas belas palavras não acabassem mais, tamanho foi o bem que me fizeram. E então, enviei para o maior número de amigas possível, esperando que elas se sentissem tão feliz quanto eu. O seu texto de agradecimento me fez sentir grande, em minha modéstia, cara amiga. Eu, que vivo procurando absorver todo o bem que vc tem semeado em minha vida, seus exemplos de amizade, sinceridade, sensatez, firmeza,luta e fé... exemplos de alguém que admiro tanto. Obrigada, Marly! E que bom que tenho a sua amizade e consideração. Que Deus abençoe a nossa amizade.
    Beijos,
    Cida Araújo

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103