Aguardando a aposentadoria e sonhando...

Aproximo rapidamente da aposentadoria, o tempo vai passando e quando você assusta ele já não te pertence, era pura expressão de Deus: uma miragem, que não tem retorno nem volta, isto também nem importa. Nunca fiz balanço de nada, nem do que fiz certo nem errado, estas expressões não existem em mim: fazem parte do passado, das limitações do tempo e são inquestionáveis.

Fiz uma dinâmica com meus alunos no início do ano sobre o tempo ( apesar de detestar estas dinâmicas de escola) Era o seguinte : eles iriam se imaginar no tempo, passados dez anos. Que projetos e sonhos eles tinham para tanto? que expectativas e esperanças seriam visualizadas? Afinal, o que esperavam ser ou fazer? Eles tiveram muita dificuldade em se imaginar tão longe. É normal, são jovens, tem a vida inteira pela frente e muitas esperanças. Quase todos se imaginara
m felizes, bem empregados, doutores, médicos, alguns rodeados por filhos e família. Achei isto muito bacana, todos querem e sonham em ser felizes. Deveria ser a lógica humana,mas, infelizmente não é. Mas não cabe aqui esta discussão. Pelo menos não hoje.

Bem, claro que eles me perguntaram se eu tinha planos e sonhos - lógico que eu tinha: Disse-lhes que meu sonho era ser artista( plástica) desde os tenros anos e que este sonho me perseguia até hoje. Cores, tintas, flores, paisagens, marinhas estão sempre presentes em meus sonhos e eu me vejo por aí, como os ciganos, a vaguear pelo Brasil procurando as cores, os melhores ângulos, as mais belas formas, das riquezas naturais que existem naturalmente por aqui. Quanto mais aproximo da aposentadoria mais próxima do s
onho.

Cada ano em um lugar, a pintar as telas que guardei aqui, em mim, e que vivem como crianças, prontas para darem a luz. Tenho predileções por flores, paisagens e marinhas. Não me vejo pintando pessoas, convivi parte da vida com tantas que cada expressão já se impregnou em mim de tal forma que não sinto necessidade espiritual de reproduzi-lás ou pintá-las.

Cada ano em um lugar, olhando , pintando e
cozinhando. Adoro cozinhar e meu amor adora tudo que faço: moqueca de surubim , sopas de legumes, caldos de peixe e feijão, macarronadas, buchada, arroz com pequi e carne de sol. Iguarias acompanhas de vinho tinto seco.Delícia!


Enquanto aguardo este tempo, vou ensinando os meus alunos mineiros um jeito alegre de fazer e construir sonhos... enquanto espero... vou reformulando o jardim de minha casa, que ganhou este mês uma nova roupagem: estava muito verde e quis imprimir nele mais cores e flores. E com a ajuda de Jõao e Beto, meus jardineiros, plantamos ecsórias vermelhas e grama verdinha e fresca num grande canteiro. Todos os dias olho e molho as mudinhas crescendo, com seus cachinhos de flores vermelhas e fico feliz, porque a vida pode ser todo dia reformulada e criada e os sonhos também .

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103