Gabarito extra-oficial da prova de certificação ocupacional de dirigente escolar de MG/2010

D

Caros colegas, tomei a liberdade de disponibilizar para a categoria mais sofrida de MG um pré-gabarito( extra oficial, visto que o oficial só sairá dia 15/12) . Está inconcluso e precisa de reparos, mas está aberto a sugestões e correções pelos colegas interessados. Cabe também discussões(rs) Inclusive, coloquei 1algumas dúvidas para serem preenchidas pelos colegas mais experientes e inteligentes> Vamos juntos construir este gabarito, sob pena de muitos morrerem de ansiedade antes da hora! meu endereço de email é gribelgg@gmail.com
1-B ( vários colegas confirmaram esta questão)
2-D
3-B
4-D
5-C
6-B dúvida.
7-dúvida.
8-D
9-A
10-D
11-A
12-B
13-D
14-B
15-D
16-C
17-D
18-C
19- D dúvida.
20-A
21-C
22-C
23-A
24-D. Vários colegas estão apostando na B e eu tbem
25-dúvida.
26-A- questão susceptível para anular. Ver post profº Lucas Monteiro, no final do texto.
27-D ou C?
28-A
29-B
30-C
31-D
32-dúvida.
33-B
34-A
35-A
36-A
37-C
38-D
39-D
40-A. nesta aqui eu apostei na D. hum
41-B
42-C
43-C. Estou concordando com vários colegas. Letra C
44-C
45-B
46-D
47-A
48-B
49-B
50-A
51-B
52-C
53-D
54-B
55-A
56-dúvida
57-B
58-C
59-A
60-B

Caro colega:
Tenho algumas ponderações para fazer:
A 1ª questão, na minha opinião é letra D: Se você clicar no item LEGISLAÇÃO e a seguir no item RESOLUÇÕES, verá que a resolução que trata do cadastramento escolar se encontra lá. Portanto o item V deve constar.
Se você observar o item II, irá concordar que a página possui os CBC's.
Então, os itens V e II devem constar. As letras A, B e C não apresentam os itens V e II juntos. Portanto, por exclusão, a opção correta só pode ser a letra D (todas as alternativas)
A questão 24 se assemelha, pelas características da criança, ao caso do menino TIAGO (nome fictício) estudado no curso de aperfeiçoamento dado pela PUC-MG. Esta criança possui sintomas muito semelhantes aos narrados na questão: retração, isolamento sem amizades, incapacidade de convívio em grupo, ...etc. Tais sintomas caracterizam a síndrome de WILLIAMS. Neste caso, o que se recomenda é uma ANAMNESE feita por equipe multidiscipliar, para, a seguir, tomar as providências de inclusão necessárias. Portanto, na minha opinião, a opção mais adequada é a letra D.
Na questão 43, existem 3 erros claros: 1º: a reunião será na paróquia. (as reuniões do colegiado devem ser no interior da escola); 2º : Os suplentes tiveram permissão de votar (no colegiado, tratando-se de questões de voto, somente os titulares têm direito); 3º : ao final da reunião, somente a Vice-Diretora assinou (todos os demais membros também devem assinar a ata). Tenho muita convicção que a opção correta é a letra B.
A questão 55 é um caso muito sério. Note que os alunos estão sem aula !! A prioridade URGENTÍSSIMA é colocá-los na sala de aula. É claro que o diretor terá que solicitar a ampliação de 3 salas de aulas. Para isto, deverá ser feito LICITAÇÃO e o processo pode demorar alguns meses. Neste sentido acho que a opção mais correta é a letra A, ou seja, entrar em comum acordo e aumentar um pouco o contingente de alunos na sala de aula.
A quetão 40 a opção que me parece mais acertada é a letra A, pois as provas do PAAE devem ser feitas e lançadas no sistema pelo professor, que deverá analisar os resultados para tomar as decisões pedagógicas cabíveis. Caso o professor não domine as ferramentas da INTERNET, a obrigação do diretor é estimulá-lo a aprender e a se desenvolver profissionalmente. Além disto, o professor jamais poderá ficar SOMENTE com a aplicação das provas em suas turmas. Portanto, estou bem convicto que a resposta certa é a letra A.

Na questão 34, estou mandando para você analisar este recorte do prêmio gestão escolar que tirei da página 10: 4.4 - É concedido o diploma Liderança em Gestão Escolar ao(à) diretor(a) da escola indicada pelo comitê de avaliação de cada Estado/Distrito Federal como a que melhor atende aos critérios estabelecidos no Manual de Orientações deste prêmio". Como você pode ver, o item I está correto, o item V e VI também estão corretos. A única opção que atende aos itens I , V e VI é a letra A.

A questão 29, os 2 primeiros itens estão corretos, pois a chefia imedita (o diretor) é a pessoa que supervisiona a avaliação de desempenho, conduzindo-a e elaborando em conjunto com o servidor o PDGI individual. Alem disto, os servidores têm direito de acompanhar o curso do seu processo de avaliação.
VEJA A LEGISLAÇÃO ABAIXO:
RESOLUÇÃO 7110:

"Art. 13. São competências da chefia imediata do servidor a ser avaliado:

I- coordenar o processo da ADI e AED no âmbito de sua atuação; (...)

VII- acompanhar o desempenho do servidor durante o período

avaliatório da ADI ou etapa de AED"

DECRETO ADI 44559:

"Art. 29. É assegurado ao servidor:

I - ter conhecimento prévio das normas, dos critérios e dos resultados da ADI;

II - acompanhar todos os atos de instrução do processo que tenham por objeto a avaliação de seu desempenho"

DECRETO AED 43764:

"Art. 22 - Compete à chefia imediata do servidor a ser avaliado:

(...)

II - acompanhar e registrar o desempenho do servidor no formulário Plano de Gestão do Desempenho Individual"

Como você pode ver, a 1ª opção também é verdadeira. Se a 1ª e a 2ª são verdadeiras, logo a opção correta é a letra D.
Na questão 19, o paradigma da educação inclusiva rompe com o paradigma da interação. Em outras palavras: a escola deve se adaptar ao aluno e as suas necessidades, onde o projeto pedagógico deve ser redefinido para tal função. Esta é a função básica da educação inclusiva. Tenho quase certeza que a opção correta é a letra D.
Na questão 14, a ordem correta é: 2 - 2 - 1 - 2 - 3 - 1 - 3 - 1
No estudo do projeto pedagógico e sua elaboração, (Módulo III - Progestão), temos a divisão do projeto pedagógico em 3 etapas: 1ª - Diagnóstico Inicial; 2ª Concepções da Escola e 3ª Ações e Estratégias Metodológicas.
Na 3ª etapa, define-se, entre outras coisas, o que fazer, como fazer, quando fazer, quem vai fazer(ou se responsabilizar), onde fazer, etc.
Por este caminho, você pode perceber que o 3 está na penúltima frase.
A identidade da escola (suas concepções ou marco doutrinário), reflete a visão da escola sobre avaliação, sobre a metodologia de ensino aprendizado, sobre a compreesão do currículo, etc.
Tenho praticamente certeza que a resposta correta é a letra B.
Espero ter colaborado com alguma coisa para o nosso entendimento e não tenho a pretensão de dizer que todas as observações acima estão corretas.
Ao conferir o meu gabarito com o seu, marcamos as mesmas opções em 36 questões, o que já é um bom começo se considerarmos que faltam ainda 24 para serem analisadas.
Um abraço,
Prof. Lucas Augusto Monteiro de Castro.

Caro professor, temos muitas dúvidas ainda, mas na questão 43 creio que foram cometidos 4 erros: reunião fora da escola, o tempo da convocação está errada, suplentes n poderiam votar e a aprovação da ata, foi assinada pela vice. letra C, portanto.

Na questão 14 também marquei a opção B.

Cara professora:
>
> Segue o texto da resolução 1506 de Fevereiro de 2010 sobre o Colegiado
> Escolar:
>
> Art 8º :
> "Para a realização das reuniões do colegiado escolar, devem ser obervados os
> seguintes procedimentos:
>
> I - Convocação por escrito dos membros, com antecedência mínima de 48
> horas, exceto no caso de reunião extraordinária, cujo prazo mínimo é 12
> horas"
>
> O texto da prova não esclarece se foi por escrito ou se foi por via
> oral durante a assembléia.
>
> Compreendo antecedência mínima como o menor tempo (em dias ou horas)
> admitido para se marcar uma reunião ou um evento.
> Como a reunião era ordinária e foi marcacda com 4 dias de antecedência, (96
> horas), a Vice-Diretora agiu de forma correta.
> Portanto são apenas 3 erros, Letra B.
>
> Um abraço e boa sorte !!
> Prof. Lucas.

Vc está correto,questão 43 letra B

Lucas Augusto Monteiro

mostrar detalhes 11:19 (8 horas atrás)

Cara colega:
Que bom poder debater as pegadinhas de uma prova que absolutamente não avalia NADA de nenhum de nós!!
Com relação a questão 29, o 1º parágrafo fala:
" Cabe à chefia imediata do servidor público ou detentor de função pública conduzir, anualmente, a sua avaliação de desempenho individual".
Acho que a condução se refere ao servidor público ou detentor de função pública.
Boa sorte!!
Lucas.
Ao caro colega do 1º comentário:
Fique tranquilo!! Na minha cidade, a chefia imediata não conduz a sua própria avaliação!! Seria absurdo demais!! Nem o superintendente faz isto!!

Caro colega, com certeza, esta prova do governo não nos avalia em nada, muito menos mede a competência de ninguém. As pegadinhas têm sido o grande problema desta prova. Estou publicando todos os comentários para que as discussões avolumem e possamos chegar a um denominador comum. Um abraço. Marly

Ao analizar seu gabarito ao meu notei que algumas questões não bateram. Das 60 questões 34 bateram. Dessas as seguintes analizei com legislção em mãos e outros recursos através da analize com meus colegas.
A questão 1, na minha opinião é a letra D, ao analizar a pergunta ficou claro que tinhamos que imaginar nós navegando no site. ao navegar você irá encontrardo lado esquerdo as seguintes opições proposta curricular-CBC, programas de apoio a inovações educacionais, onde chegaremos aos projetos estruturadores, legislação e a seguir no item RESOLUÇÕES
, verá que a resolução que trata do cadastramento escolar se encontra lá. Também se encontra fotos das escolas referência, mais embaixo encontramos a palavra SIMAVE onde encontramos os resultados das avaliações externas, portanto não existe outra a não ser a D.
A questão 24, não bateu com a minha pois, acho que antes de tomar qualqer decisão, a escola tem que conhecer o aluno e é função da escola de observar o comportamento do mesmo na escol, se está sendo maltratado, após isto é que vem as orientações as mães, e quem solicita uma avaliação é o clinico.Portanto a única alternativa antes das outras é investigar se o aluno está sendo vitma, portando considero a mais correta é a letraB, apesar que errei esta. Só depois de analizar que concordei com alguns colegas.
Na 55, penso eu que isto é dificil de acontecer , por isso existe o cadastro escolar, para prever o número de alunos. Por isso que a letra D é a mais viável e não a A .
A questão 56 pela pesquisa que fiz qualquer um dos projetos expressa funçaõ social, sendo assim letra A.

Cada dia que analizo a prova, fico convicta de que essa prova existe duplicidade de respostas, portanto convido a vossa amiga que unimos para enviar imail a S.SE, para que analizem essa prova.
Todas nós aqui que fizemos as provas estamos achando estranho de não soltarem o gabarito até hoje.
Após analise das outras envio mais dúvidas. Estou com meu colega Saulo analizando uma a uma.

Lucas Augusto Monteiro

mostrar detalhes 22:30 (19 minutos atrás)

Pessoal:

Descobri mais um HORROR nesta prova!

A questão 26 está com a legenda TROCADA no 1º gráfico. A COR DA LEGENDA ESTÁ INVERTIDA!!

Trata-se da Escola Estadual Coronel José Venâncio de Souza, no município de Águas Vermelhas na SRE de ALMENARA.

Por favor, ACESSEM o site do SIMAVE e vocês verão esta escola lá.

A legenda está TROCADA no 1º gráfico.

ISTO JÁ É UMA PROVA E UM MOTIVO SUFICIENTE PARA ANULAR A QUESTÃO.

Tenho a cópia do arquivo em PDF para provar.

Marly: vou mandar, para você VER PARA CRER, o arquivo em PDF dos resultados desta escola anexado no E-MAIL do BLOG.

Abraço, Lucas

Caro colega, vc está correto, já confirmei.Abraços. Marly

Cara colega,
Também realizei a prova , concordo que foi cheio de pegadinhas. Pegadinhas essas que tem duplicidades de respostas. no meu ver foi uma prova que não prova competência profissional de ninguém,apesar de 33 bateram com a sua.
Quando sair o gabarito oficial, vai haver recursos de muitos, pois vejo que quando postam suas opniões das questões, todas tem lógica
Espero que saibam o que estão fazendo com os candidatos, pois vejo que estão todos preparados para exercer tal função.
A média pelo visto está entre 30 `a 36.
Todos lendo muito para descobrir as opçõs corretas das dúvidas, espero que elas não seja a nossa decepção.

Uma das questões sua que foi dúvida,nº 19 , visto que na legislação resguarda direitos à todos, sem discriminação, ela logicamente é incorreta, também
resguarda que a escola tem que adaptar ao aluno, portanto a opção correta seria a letra D
-_ questão 27- no itém 1, destinação da merenda escolar lógicamente não pode haver discriminação e adaptações curriculares com terminalidae especial ( CNE/ CEB nº 02/01 de 11/09/01 e Resolução ,CEE nº 451/03 de 02/09/03, portnto a opção correta logicamente é a letra C.

Abraços, de mais uma amiga.

Evani.

Cara Evani, estas discussões são enriquecedoras e elucidam muitas questões, concordo com voce quanto a questão 19, é letra D, outras no entanto, creio que não conseguimos chegar ainda a um consenso. O mais importante nesta história é mostrar como este governo não tem respeito pelos profissionais da educação e continua a brincar de gato e rato conosco , não publicando o gabarito oficial. LAMENTÀVEL!

ulane viera miranda

para mim
mostrar detalhes 23:30 (10 horas atrás)

Gostaria de fazer algumas considerações a respeito de algumas questões do exame de certificação de dirigente escolar:

Questão 39: a alternativa que me parece mais correta é a B porque se refere ao MAIOR objetivo. Quando o educador é capacitado o objetivo maior é atingir o aluno, melhorando sua aprendizagem.

Questão 46: eu fiquei na dúvida entre as letras A e B, mas marquei a A porque achei estranho o grêmio estudantil desenvolver atividades discentes com INDEPENDENCIA.

Questão 43: acho que a correta é a letra D. Foram cometidos 5 erros: salão da paróquia, durante a assembleia matinal, seus suplentes tiveram permissão para votar, após todos os outros participantes terem sido retirados do recinto, assinada pela vice-diretora.

Questão 34: acho que a correta é a D porque só a V e a VI estão corretas, apesar de ter dúvidas quanto a I.

Questão 27: acho que a correta é a D. Todos os fatores são determinantes para combater a evasão.

Questão 29: a correta é a letra B.

Oi, querida, o resultado sai dia 15: gabarito e aprovados (rs). Quanto as quastões :
39- gostei dessa observação, pode ser a letra B sim, apesar de que um dos objetvos do PDP é capacitar professores
46- o grêmio estudantil é independente sim
43- tem questionamentos demais para esta questão, veja aí, eu até hoje não consegui decifrar o mistério. incógnita.Eu encontrei 4 erros
27- Tem colegas defendendo outras letras, com embasamento(ver posts) eu marquei D
29-Muitas que opinaram concordam com esta e eu também.
Bjs e boa sorte!

Questão 01: optei pela B.


Qualquer novidade, por favor comunique-me. Estou ansiosa pelo gabarito oficial.
Abraço.












Marcadores:

35 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    sobre a questão 29 de quebra eu vi que primeira está errada, não sei na sua cidade kro colega, mas a chefia imediata nunca conduz SUA avaliação individual, isso fica a cargo da chefe da SRE.Por isso ainda acho correto a letra B como resposta.

  1. Marly Gribel disse...:

    Concordo com vc, a 29 é letra B,porque a chefia não pode conduzir sua própria avaliação individual

  1. Anna Terra disse...:

    A questão 01, mesmo marcando a alternativa D como resposta, vejo uma duvida no iten III. Galeria de fotos das Escolas-Referência da rede estadual de Minas Gerais. Não seria correto a opção B. por não encontrar outra alternativa!!!? Qualquer escola pode postar fotos.Essa duvida surgiu entre os colegas ao discutir a prova.

  1. Marly Gribel disse...:

    Eu particurlamente marquei a questão B, pois até a minha escola que não é referência foi para a galeria de fotos. Portanto, essa deveria ser uma questão anulada

  1. Anônimo disse...:

    Sobre a questão 01 eu fiz o curso do cbc em setembro e pelo que entendi o item I está excluso, pq o CRV não avalia projetos, se o projeto da escola for bom eles postam no site, mas sem critérios de avaliação, e sobre a escolas referência, o CRV posta qualquer escola e não aquelas somente que são melhores.Eu marquei a B.

  1. Verônica disse...:

    Sobre a questao 43, esta convocação matinal, nao teria sido oral? Considerei isso como erro. Marquei opçao c,4 erros.

  1. Verônica disse...:

    Sobre a questao 43, considerei que a convocação durante uma assembléia matinal, nao fosse por escrito. marquei c, 4 erros.

  1. Verônica disse...:

    Concordo que a opçao "D" é incorreta na questao 1. Também fui de "B". Qualquer escola pode aparecer como destaque e nao somente as escolas-referência.O item 1 e o VI também nao sao encontrados no CRV.

  1. Verônica disse...:

    Sobre a questão 26, a escola teve proficiência abaixo do estado nos três anos consecutivos, em 2007 por exemplo a escola teve 173,9 e o estado teve 195,1. Portanto ela nao contribuiu para elevar a média. Marquei "D".

  1. Anônimo disse...:

    Uma inspetora foi fiscal na sala em que fiz a prova e a mesma respondeu às questões. Segundo a tel inspetora a resposta das seguintes questões são: 2)D; 6)C; 7)A; 19)D; 25)C; 32)B e 41)D.

  1. Marly Gribel disse...:

    Verônica, até hoje não consegui desvendar o mistério desta questão. Tem algumas avaliações dos colegas publicadas aí, que me deixaram com mais dúvida ainda.

  1. Anônimo disse...:

    A questão 43 possue 4 erros de acordo com a resolução, 1- feito fora da escola, 2-o convite foi feito em uma assembléia matinal e não por escrito, 3-os suplentes votaram, 4-a ata foi assinada somente pela vice-diretora.

  1. Lucas Augusto disse...:

    Na questão 26, mesmo a escola tendo proficiência abaixo da média do Estado, o fato das médias da escola serem crescentes, contribuirá para elevar a própria média do Estado. Nesta questão não marquei a letra A, pois a avaliação se refere ao 5º ano (ciclo complementar) e já vi, por exemplo, a proficiência do ensino fundamental ter aumentado e a do ensino médio ter diminuido (e vice-versa). Se as proficiências do cilclo de alfabetização aumentam, isto não significa necessariamente que as proficiências do 5º ano irão aumentar. Por prudência marquei letra B. (Não tenho certeza!)

    Na questão 6, peço a todos que acessem o link do SIMADE, colocado no ar há poucas semanas:
    http://201.76.58.17/portal-simade/home.jsf;jsessionid=CFE0F4050956C02DAAB5AF9F69A62DCA.

    Se quiserem acessem também o link:
    http://www.caed.ufjf.br/site/?id=53

    Vocês verão que as inspetoras também erram! (Graças a Deus!!)(rsrs!!) A resposta correta é a letra B.

    A questão 32, não tenho como provar, mas não tem o menor cabimento ser a letra B!! Serviços como FALE CONOSCO, desburocratizam qualquer atendimento. Nesta eu marquei letra C. (Não tenho certeza!)

    Na questão 41, tenho um colega que fez o concurso público em 2002 para o antigo P-3 (Séries finais do Ensino Fundamental. A licenciatura plena era exigência do concurso). Ele só lecionava no ensino fundamental, mesmo tendo a plena. O antigo P-3 foi transformado em PEB II-A com a mudança de carreira em 2005. Neste instante, ele passou também a lecionar no ensino médio, mesmo tendo feito concurso para o ensino fundamental!!

    Acho que nossa "DARLING" inspetora também se enganou nesta! Eu marquei a letra B.

  1. Verônica disse...:

    Marly, nao fui eu q escrevi sobre a inspetora, foi o anônimo. Acho q ela tá equivocada em várias questoes.

  1. Anônimo disse...:

    Com relação a questão 43, entendo que a convocação foi feita verbalmente pois se fosse por escrito provavelmente o enunciado seria que "a Vice-Diretora tinha entregue a convocação na Assembléia Matinal" e não "feito a convocação". Portanto este seria um erro, a convocação com 04 dias de antecedência está correta, somente titulares votam suplentes não votam errado, a ata aprovada somente pela Vice-Diretora está errado, portanto marquei a questão B (03 erros)

  1. Tereza Cristina disse...:

    Olá, vc acredita que a a questão 23 poderia a vir ser anulada, devido a letra C ter a repetição do VI ou seja C) II,VI,V e VI .?

  1. Tereza Cristina disse...:

    Ref: questão 24 A orientação dada aoprofessor não deveria er em primeiro lugar investigar se o aluno está sendo vitima de bullying e depois então solitiar uma avaliação clinica ? neste caso a resposta seria a letra B.
    Tereza

  1. Graça disse...:

    Na questão 43 "a vice-diretora assumiu a presidência". Não pode.1° erro.O presidente do Colegiado( na ausência da diretora)será um dos membros escolhido pelos seus pares.Portanto, 5 erros.

  1. Marly Gribel disse...:

    Caros colegas, parece que a insptora era uma farsa(rs)então, as dúvidas permanecem.na questão 41 marquei B, como o colega Lucas.

  1. Anônimo disse...:

    Na ausencia do diretor de acordo com a resolução quem assume a presidência é o diretor em exercício, que no caso seria a vice, já que a escola conta com uma.Esse gabarito precisa de socorro.Na questão 43 se a convocação foi feita durante a assembléia é pq não foi por escrito.Portanto são 4 erros

  1. Marly Gribel disse...:

    Para o Anônimo, sobre a questão 43: a reunião não poderia ser realizada fora da escola, portanto, 4 erros. Não seria então a letra C?

  1. Marly Gribel disse...:

    respondendo as dúvidas de tereza: questão 23: Cabe anulação sim. Questão 24: Também compreendo desta forma, se fosse para encaminhar o aluno para qualquer tipo de tratamento caberia a direção e ao serviço pedagógico fazê-lo e não o professor. Caberia ao professor somente investigar. letra B

  1. Anônimo disse...:

    Na questão 1, no enunciado fala neste site e não no CRV.Tive dúvida nesta pegadinha. Então marquei a D.

  1. Anônimo disse...:

    ANA
    A questão 2 é atribuição do diretor atribuir a caixa escolar a responsabilidade de aplicar os recursos ou o certo é ele como presidente aplicar?
    Assim, qual seria a resposta correta?
    Ajude.

  1. Lucas Augusto disse...:

    Pessoal:

    Descobri mais um HORROR nesta prova!
    A questão 26 está com a legenda TROCADA no 1º gráfico.
    Trata-se da Escola Estadual Coronel José Venâncio de Souza, no município de Águas Vermelhas na SRE de ALMENARA.

    Por favor, ACESSEM o site do SIMAVE e vocês verão esta escola lá.

    A legenda está TROCADA no 1º gráfico.
    ISTO JÁ É UMA PROVA E UM MOTIVO SUFICIENTE PARA ANULAR A QUESTÃO.

    Tenho a cópia do arquivo em PDF para provar.

    Marly: vou mandar, para você VER PARA CRER, o arquivo em PDF anexado no E-MAIL do BLOG.

    Abraço, Lucas.

  1. Verônica disse...:

    Prof Lucas marquei como vc nas questoes 6, 32 e 41 ( acho que estao certas) na 26 fui de "D", por falta de opçao.

  1. Verônica disse...:

    questao 27 "C". Os itens 5 e 8 nao sao fatores que interferem na evasao.

  1. Anônimo disse...:

    Anônomo
    Sobre a questão 01 a unica que não pode ser é a questa b, pois pode sim ter as fotos das escolas referencias, bem provavel que seje a D.

  1. Anônimo disse...:

    Pessoal, analisem a questão 29, no primeiro ítem, creio que a avaliação em questão é a do servidor e não da chefia, portanto ela é verdadeira.

  1. Anônimo disse...:

    Questão 24: não concordo que seja a letra B, seria impossível a professora fazer uma investigação tão ampla, como colegas, vizinhos e parentes.

  1. Anônimo disse...:

    Ainda a questão 26: deve ser anulada, pois existe um erro grave- observe que os espaços na escala de média da escola na 2ª gravura estão distorcidos.Baixo - 29,7% espaço maior que o intermediário de 43,2%.

  1. Lucas Augusto disse...:

    Pessoal:

    Na questão nº 2, infelizmente, nossa inspetora oculta (rsrs!!) acertou e pegou todo mundo, incusive eu.
    A resposta correta COM CERTEZA é a letra D.
    Se vocês quiserem, podem digitar através da pesquisa no navegador:
    ESTATUTO DA CAIXA ESCOLAR see/mg. Em seguida, abram o documento .DOC e leiam.

    A 1ª função da caixa escolar é gerenciar os recursos financeiros COMO PESSOA JURÍDICA. A grande maioria marcou letra A!! (Fazer o que, né!?).
    Além disto, no item 2, o diretor preserva a autonomia, mas não define o espaço de participação da comunidade. (Ele estaria sendo autoritário, pasmem, mas é verdade!!)

    Na questão 53, a pergunta é: Que ação identifica MELHOR a competência da Caixa Escolar?

    O mesmo ESTATUTO DA CAIXA ESCOLAR garante:

    CAPÍTULO I: DENOMINAÇÃO E OBJETIVOS

    NO CAPÍTULO I, Art. 2º, Item IV:
    "contribuir para o funcionamento eficiente e criativo da Escola Estadual ..............., por meio de ações que garantam sua autonomia pedagógica, administrativa e financeira".

    NO CAPÍTULO I, Art. 3º, item VI: "garantir ampla e plena participação do Colegiado Escolar nas atividades e ações da Caixa Escolar".

    Portanto pessoal, podem ter a certeza ABSOLUTA que a resposta correta da 53 é a Letra D.

    Quanto a questão 39, acho que o nosso anônimo está correto. Existe uma forte possibilidade de ser a letra B. A letra D é muito óbvia

    Abraços, Lucas.

  1. Anônimo disse...:

    Concordo com todos os coment´rios sobre essa certifiÇÃO ,de cara 2 questões devem ser anuladas ,a nº 23 e 26.Como nosso
    amigo disse ,pegadinhas não avalia a competência de ninguém .bjs ,vamos aguardar o dia 15/12/10

  1. Anônimo disse...:

    Martli você disse em seu blog que quem teve 55% de acertos conseguiu passar,fiz 60% e não consegui.Você pode explicar

  1. Unknown disse...:

    A Modernidade Póstuma.
    Lendo desde a postagem original até comentários notei as dificuldades enfrentadas pelos alunos das escolas mineiras, a começar pelos candidatos a direção. Serão todos assim?
    Há tantos erros grosseiros, tantas impropriedades lingüísticas que com certeza Drummond capotou no túmulo.
    À semelhança do texto em vermelho, também eu evito que as discussões avolumem(sic), isto é: SE AVOLUMEM e mesmo este meu comentário seja susceptível para anular(sic), isto é: susceptível DE ANULAÇÃO.
    Espero que publiquem.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103