Encontros vários na Serra Gaucha( parte 2)



Uma noite alemã.  O vinho é um bom amigo em noites frias.   

Coloquei meu melhor vestido, um batom vermelho para a noite em estilo alemão. Fazia 3 graus, um frio de rachar, mas o clima esquentou longo na recepção: belos jovens nos aguardavam na entrada do salão para dançar a tarantela. Fui envolvida num abraço de um belo louro descendente de alemão. Dancei e dancei...os passos parecem os do forró de Minas, ou será que eu arrastei o rapaz para Minas? Não sei, mas rodopiei nos braços de outro e Waldir na de outras belas; mas o mais importante, houve compasso ou sintonia  musical entre nós.  

Muita fartura nesta noite de guloseimas e apresentações várias. Sempre éramos arrastados para a dança, aproveitei o ensejo para o baile, visto que não sou de muitos embalos. Sou uma típica mineira, tímida e criada para ficar quieta no seu cantinho. Mas minha guru tem me ensinado, a vida é para ser experimentada, solta e livre, sem amarras. A dança, inclusive, é uma fonte de cura.

No retorno o termômetro do ônibus marcava zero graus. Mas o vinho me salvou, ele  é um bom amigo em noites frias.  

Em Gramado - encontrei um bistrô francês

Um pouco da Alemanha desenha Gramado, a arquitetura é uma miniatura das cidades alemãs e surpresas deliciosas me aguardavam. A igreja de São Pedro foi minha primeira parada. Delicada por fora e por dentro, esta igreja encontra-se no meio da rua mais famosa da cidade: a Borges de Menezes. Os profetas estavam lá na praça como se nos aguardassem para o encontro crístico. Na lateral direita da igreja uma fonte de água jorrava como cachoeira. O bistrô francês fica entre a igreja e a fonte de prazeres . Entrei no bistrô para almoçar  e encontrei os pelegos- uma pesada manta de pele de Carneiro com a lã e que  serve de manto para os assentos e, em todo lugar da rua Coberta estes agasalhos cobrem as cadeiras. É um fascinante repouso para o corpo. No bistrô a comida era mesmo à francesa: um filé de salmão grelhado com molho de cebolas rochas e um purê de batatas doces. Delicioso! Um vinho tinto seco para acompanhar este dia crístico.

A Borges de Menezes é uma rua longa e tem duas ruas cobertas:Uma cobertura vegetal cobre uma delas, dando um fabuloso efeito, com diversos restaurantes, lojas e cadeiras cobertas com o pelego , a outra é como um pequeno shopping.

Nada como uma boa chuva para terminar o dia, com vento, neblina e muito frio. O inverno no sul é assim, entrou numa loja e ao sair é surpreendido com a mudança de tempo.

O Korvatunturi - um teatro interativo com perfume adocicado.

Compramos o ingresso e fomos de táxi até o centro de Gramado para o show. Os hotéis e restaurantes em Gramado oferecem este serviço gratuito. Único lugar do Brasil que desfrutei deste benefício.

Fazia muito frio e havia muita neblina. As ruas estavam desertas porque as pessoas estavam ocultas nos diversos restaurantes espalhados por lá. Caminhamos sem rumo pela Borges de Menezes atrás do Centro de Eventos da FAURGS e valsei alegre  na rua porque nunca havia experimentado tanto frio e neblina e silêncio

O show é uma mistura de tudo que ocorre no natal luz, entre dezembro e janeiro em Gramado: uma mensagem positiva de amor ao próximo, um pouco de espetáculo circense como o circo Soleil e muitos recursos adoráveis- virtuais, de sons, imagens, luzes e perfumes.

Todo o teatro é forrado do chão ao teto com folhas de um cipreste muito perfumado. Ao entrar no teatro, já previamente escurecido, o perfume te envolve, enlaça, quase entorpece. Ainda agora, quando escrevo sinto o adocicado cheiro me envolvendo como um abraço. Foi uma experiência nova e inesquecível. Após o espetáculo os artistas se dispõem a fotografar  com as pessoas e a platéia fica muito próxima deles. Eu mesma fiquei na primeira fileira e pude brincar com as crianças e elas comigo durante a apresentação. Há uma provocação e um estímulo positivo. É um show interativo. Não há uma distância entre o público e os artistas. Gostei muito disto. Recomendo esta atração a quem lá for visitar: imperdível!

Ao sair do teatro fazia zero graus e a neblina ocultava tudo . Disputamos um táxi : o dia foi perfeito! A arte sempre me salva!

EM NOVA PETRÓPOLIS A EXPERIÊNCIA DO LABIRINTO VERDE :

No centro da praça das Flores, fica este labirinto verde formado por ciprestes plantado em círculos dando passagem para chegar-se ao seu centro. É uma oportunidade bacana para adultos e crianças brincar, perder-se no meio dele e encontrar-se  no meio da natureza.

O mais delicioso desta brincadeira é estar perdido no meio dos ciprestes perfumados. Havia muita gente neste dia para este brinquedo e me diverti muito. O prêmio é alcançar o centro, que tem uma plataforma, onde é possível enxergar o labirinto por cima. E este é o momento mais importante da foto, faz uma fila longa.

A praça faz jus ao nome: praça das flores- canteiros cuidadosamente caprichados com flores exóticas, nunca vistos pela viajante. Impressionei muito com uma flor que parece um repolho e suas cores variavam entre rosa , roxo, branco e verde. Foram experiências tão ricas que fica difícil não descrever. Me perdi e me encontrei no meio da natureza, como qualquer criança feliz

Galeria de fotos
























0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103