ELEIÇÕES DO SINDUTE- Temos que dar respostas.

Está em curso o processo de eleição do SindUTE/MG, momento importante para a categoria,  da reformulação dos quadros das subsedes, visto que   para a  Direção Estadual a  chapa  é única.

A discussão em torno do tema da chapa única para Direção estadual ficou suspensa: no meu entendimento e de outros combatentes isto se deu em função da própria estrutura montada pela atual direção que perdura no comando do sindicato há 30 anos e controla parte dos sindicalizados menos politizados. Obviamente, isto enfraquece a luta da categoria contra o seu mais importante oponente: o governo.

Mas a direção Estadual quer manter-se no poder a qualquer custo, pois isso engendra outros tantos cargos, inclusive políticos. Neste sentido, ficou complicado mobilizar uma chapa de oposição.

Mas temos alguns encaminhamentos para a categoria e que já foi abordado em discussões no blog do Euler Conrado:

1) Anular o voto para a Direção Estadual (objetivo: provocar novos debates e abrir novos parâmetros para discussões futuras);

2) Votar em chapas nas subsedes que fazem oposição à atual Direção ou que não compartilham das mesmas posições unilaterais políticas;

3)Eleger pessoas combativas para o Conselho Geral: orgão colegiado/deliberativo mais importante que a própria Direção Estadual, visto que é definidor das estratégias de luta e, onde o interior têm em "tese" alguma voz. Por isso, a importância da escolha dos conselheiros.

Para Montes Claros recomendo a CHAPA 1, por entender que esta chapa tem o perfil mais combativo e coeso com as mudanças. Conheço todos os membros e posso assegurar que são os nomes mais combativos e expressivos para nossa região. 


PARA o  CONSELHO GERAL pode votar até 10 nomes eu sugiro 09 deles:

 Cibele passo Nunes
 Janete Soares de Oliveira (Bill)
 Josefina Imaculada L. dos Santos (Fina)
 José Carlos Martins dos Santos
Luiz Antonio Mendes (Lóis)
Maria Claret Martins
Manoel Messias de Oliveira
Nalbar Alves Rocha
Nelcy de Souza França Ramos

         

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Agradeço companheira marly, os filiados do sindute Montes Claros responderam à sua convocação e elegeram para o conselho
    : Cibele passo Nunes
    Janete Soares de Oliveira (Bill)
    Josefina Imaculada L. dos Santos (Fina)
    José Carlos Martins dos Santos
    Luiz Antonio Mendes (Lóis)
    Maria Claret Martins
    Manoel Messias de Oliveira
    Nalbar Alves Rocha
    e a c0omapnehria Nelcy é aprimeria suplente.
    Para a direção da subsede, a chapa 02 venceu com uma diferença de miseros 28 votos, inclusive sendo todos votantes fora da lista de eleição( município de São João do Pacuí). Muitos colegas me ligaram hoje pela manhã indignados com os resultados das urnas. Respeito o processo democrático e sinto que agi corretamente, mesmo enfrentando o forte esquema e estrutura de gabinetes de deputados: federal e estadual( Padre João e Rogério Correa) , da direita vergonhosa de Montes Claros(aliados do atual prefeito corrupto), de alguns educadores que estiveram contra as mobilizações das greves de 2010 e 2011 e da CUT estadual.
    Não estive nas escolas para fazer campanha, mas fui contempadas entre os cinco conselheiros mais votados de minha subsede com 245 votos. Saberei representar meus colegas nas várias instâncias de nossa entidade e quanto a muitas pessoas que me informando que irão desfiliar, solicito que não façam isso e respondo:
    "Mas quem é o sindicato?
    Ele fica sentado em sua casa com o telefone?
    Seus pensamentos são secretos, suas decisões desconhecidas?
    Quem é ele?
    Você, eu, vocês, nós todos.
    Ele veste a sua roupa, companheiro, e pensa com a sua cabeça.". B. Brechet
    Um abraço e obrigada
    JANETE SOARES DE OLIVEIRA(BILL) - MONTES CLAROS

  1. Unknown disse...:

    Olá Educadora Marly, Felicidades!

    Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos.

    Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais): MARQUECOMX.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan Rodrigues

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103