Eleições 2012: sou do timão do NDG e do PT.







Eleições 2012- Os números de Minas permanecem inalterados nas maiores cidades, principalmente na capital e seu entorno(Betim e Contagem), isto dá a dimensão do Curral del rei em que as elites lideram sem oposição - as mesmas famílias patriarcais, atualmente comandadas pelos "Neves".

E faço aqui a minha avaliação pessoal  dos fatos que se formatam em MG:

O curral está dominado e o povo devidamente pacificado, inclusive os professores do estado, visto que os comentários no blog do Euler vão dando a dimensão do espaço raso em que estamos inseridos. Um espaço pequeno em que os comentaristas, geralmente anônimos, desvelam o perfil do professorado do Estado: bem alienados, despolitizados e imediatistas.

A capital de Minas e seu entorno; terras onde em "tese" deveriam abrigar o centro cultural e intelectual do Estado, incluindo aí as células dos sindicatos e as Centrais sindicais - o que percebo é um profundo  retrocesso político, todas estas instituições estão moldadas  neste mesmo espaço raso, muito semelhante ao próprio Estado doméstico mineiro. Claro que com uma diferença- O Estado, controlado pelo PSDB, pacifica e controla os sindicatos, centrais sindicais e obviamente a mente dos intelectuais( incluindo aí os professores) que optaram por misturar todos no mesmo balaio, nivelando os de cima com os de baixo. Ou para ser mais clara, ajuizando que todos os políticos/partidos( do Estado ou do sindicato) são iguais e que todos se corrompem.

Bem, obviamente, quem perde nessa soma é o próprio povo, que não encontra suporte /apoio nestas redes: nem na  sindical , nem na base "intelectual".

Neste contexto, surge o blog do Euler Conrado- uma das poucas forças de combate sistemático a estes grupos, mas infelizmente, uma voz isolada, que conta com pouco apoio na rede ( redes estas disponíveis a todos) e que poderiam fazer diferença num combate unificado e eficaz contra estas duas máquinas que ora se realimentam: Estado e sindicato e que paralelamente cumprem o mesmo papel- massificação e alienação no Estado de Minas Gerais.

O PSDB vai ganhando as principais cidades mineiras, sem oposição, nem do sindicato nem da "base intelectual" mineira, contando inclusive com a anuência dos professores, sempre enfáticos em desmoralizar o PT e a política em geral, mas sem apresentar alternativas para reverter o quadro eleitoral em questão, controlado  há séculos pelos mesmos grupos que os massacram.

Nas discussões que se travam  no blog do Euler, que está aberto exatamente para isto, forças atrasadas e contrárias surgem a todo instante( grupos ligados a partidos e também ao sindicato pelego, dominado pela facção Articulação, que se diz do PT, mas nada fez  até agora para reverter o quadro de dominação do PSDB. Ao contrário, comporta-se da mesma forma que o Estado: autocrático, soberano e único. Eles não querem dividir o poder e provaram isto no último Congresso, mantendo o mesmo esquema de dantes. Manutenção de uma chapa majoritariamente composta pelo mesmo grupinho.

O NDG apresentou proposição diferente- na forma da proporcionalidade, mas foi derrotado em plenária, provando mais uma vez que o grupo Articulação mantém sob controle a maioria dos sindicalizados.

Inclusive , a facção Articulação vem instigando o NDG, através do blog do Euler a formar chapa de oposição. E por que o fazem? no intuito de esmagar  forças contrárias ao sindicato nas urnas. Para eles será um banquete, porque sagrarão suas forças por mais 30 anos, assim como faz o governo Aécio/Anastasia.

Quanto ao futuro do PT em Minas, está claro - precisará ocorrer uma varredura nestas forças atrasadas que ora ocupam vários sindicatos e a CUT no Estado. Forças estas que trabalham a favor do PSDB, basta fazer uma leitura dos números sempre negativos dos resultados eleitorais do PT em MG nas últimas décadas. A militância( da qual já fiz parte) e que sempre emergiu dos sindicatos não alavanca nada em Minas, porque já não defende a bandeira do PT  - renderam-se aos ditames da Casa Grande. 

Ao companheiro( comandante) Rômulo, respondo: Estou aqui, à disposição do NDG e do PT- faço parte do "timão da Lula-de-humboldt, pois não há governo mais benéfico do que o de Lula e o de Dilma- duas estrelas vermelhas a iluminar o firmamento do Brasil, da fábula da raposa e das uvas e da roupa nova do rei."


33 comentários:

  1. Prof Jorge disse...:

    Amei Marly Gribel, estou com você, mas a tristeza é ENORME A CLASSE A QUAL PERTENCEMOS OS EDUCADORES NÃO SABEM VOTAR, TANTO QUE LAMERDA ESTÁ DISPARADO!
    TEMOS O QUE MERECEMOS OS BLOG ESTÃO TODOS ALIENADOS E NÓS EDUCADORES SOMOS OS MAIORES BICHOS É SÓ LER O POST ANTERIOR DO PROF EULER...
    CANSEI DE SER EDUCADOR!

  1. Adriana disse...:

    Porque o povo brasileiro não sabe votar
    Se passaram décadas e o povo brasileiro não aprendeu a votar seja para prefeito , vereador .deputados ,senadores ,presidente votam sempre em corruptos ou em pessoas que tem o dom da palavra e que pode influenciar com facilidade os mais simples votam em empresários que vêem seus próprios interesses e que governam pensando que o país (estado , cidades ) é uma empresa e acabam tercerizando todos os serviços principalmente dos cargos mais simples que ficam a mercê de empresas de tercerização de serviços sendo explorados .Parabéns muito bom seu texto

  1. Prof Lucas disse...:

    Creio que o povo brasileiro gosta de corruptos , de políticos que satisfazem suas próprias ambições mas é fato que maior parte do povo brasileiro não usa o cérebro para votar de forma corretA SABE POQUE lACERDA ESTÁ NA FRENTE? OS EDUCADORES DECIDIRAM!!!eU SOU PT!

  1. André disse...:

    O eleitor de loteria, que vota para ganhar, não importa quem seja o candidato a
    favor ou contra os interesses do povo, dos pobres, dos marginalizados, dos trabalhadores.
    O eleitor da ilusão, que vota em quem fizer o show mais vistoso, no candidato mais
    maquiado ou colorido, que se apresenta com a música mais sugestiva, não importa quem
    seja o palhaço. O eleitor mendigo, que vota em quem lhe der alguma coisa, uma esmola
    qualquer, não importa quem seja o beneficiado. O eleitor mercenário, que é o pior, pois
    vende o seu voto, sua dignidade, sua consciência e ainda vai atrás do voto de outras
    pessoas para o corrupto que o corrompeu. Ele negocia a própria alma, nos palácios ou nos
    gabinetes. Mas há o eleitor cidadã, que vota nos partidos ou nos candidatos que possuem
    uma história de luta em favor das causas populares, dos direitos dos trabalhadores.(PT) Ele faz
    do seu voto uma arma, um instrumento de mudanças profundas na vida da sociedade para
    que toda gente tenha condições de viver feliz.O MINEIRO É PSDB EU SOU PT Forte abraço companheira.

  1. Rogério/bh disse...:

    Esta caracterização dos diferentes tipos de eleitores deve levar as pessoas à
    reflexão e à análise de suas posturas. Podemos, nesta mesma linha de reflexão, incluir
    outros dois tipos de eleitores: os que se deixam vitimar e os que se omitem.
    Consideramos que não se pode apenas acusar a classe política quando muitos estudantes,
    profissionais e cidadãos em geral abrem mão de seus direitos ou simplesmente não
    aproveitam as oportunidades que têm. Falamos daqueles que se vendem ou se corrompem,
    em nome de conveniências pontuais, sem medir conseqüências futuras, sabendo que
    determinados candidatos não merecem crédito. Falamos também daqueles que depredam
    bens públicos, dos que desrespeitam o serviço público, sendo péssimos profissionais, dos
    jovens que matam aulas, desrespeitam professores nas escolas, optam por caminhos tortos
    e atividades escusas quando poderiam ser o ponto de equilíbrio para aqueles que não têm a
    mesma chance de formação para a escolha acertada. Estes se deixam vitimar, pois
    desprezam os instrumentos mínimos para a busca da cidadania, tornando-se vítimas
    conscientes do processo, e permitindo a opressão sua e de outros.
    Minas foi corrompida , a classe foi corrompida triste fim! Aqui em belo horizonte anastasia vence porque mineiro não sabe ESCOLHER!

  1. Frederico Gusmão / Historiador / Pesquisador disse...:

    As pessoas fazem suas decisões no âmbito político. De que maneira? A primeira resposta é que fazem por meio de atalhos e sinais. É verdade que, como destacou Schumpeter, em sua crítica elitista à democracia, a imensa maioria dos cidadãos é capaz de dedicar mais tempo a entender as regras e os detalhes de um passatempo na sua vida privada – como o bridge – do que se interessar pelo funcionamento da esfera pública
    Como as pessoas utilizam atalhos e votam de acordo com seus interesses, é de difícil sustentação a ideia de que o valor da democracia enquanto regime é desafiado em virtude da ignorância dos cidadãos. O povo sabe votar. Possivelmente, e diferentemente do que imaginava Schumpeter, mais até em questões nacionais do que nas locais. Dizer o contrário, geralmente, é apenas uma maneira ideologicamente camuflada de discordar da vitória dos interesses da maioria.Cara Professora compreendo a sua luta solitária mas como você mesma afirma aqui no curral del rey está dominado e foi vendido!Professor é fraco...

  1. Gilmar Arruda/bh disse...:

    TRISTE FIM PARA OS EDUCADORES REI NANÁ ESTÁ VENCENDO, CUT VENDIDA, SINDINÚTIL, CLASSE ALIENADA! E VIVA O PT ! MORRAM COM LACERDA

  1. Lúcia Miranda disse...:

    povo do RJ não é bobo. Botou pra correr o PSDB, em minas gerais o povo elegendo Lacerda só rindo!

  1. Mauro Pires de Amorim disse...:

    OS MineiroS ou melhor a classe dos professores e a elite não estão sabendo votar para Prefeito Tanto que Lacerda está na frente Com isso, chego à conclusão de que nossa sociedade e suas instituições públicas e privadas tem muito que evoluir, pois por enquanto estamos no estágio da selvageria desenfreada, vivendo em cavernas e de pouco adiantou termos o fogo e a roda, pois falta-nos a sabedoria e a ética para dominarmos o fogo e a roda da história. .... PSDB NUNCA MAIS

  1. Nilo Mota- New York disse...:

    o povo não sabe votar. Isso é fato comprovado, temos aí politicos que estão a mais de 500 anos no poder roubando a nação e, o povo continua votando nele. O ESCÃNDALO DO PSDB QUE A MÍDIA VENDIDA ESCONDE!ACORDA CLASSE DESUNIDA!

  1. Márcio Leal disse...:

    Há uma parcela de idiotas na população e seria injusto não estarem adequadamente representados. Para gestores irresponsáveis abram os olhos, em especial quem irá disputar o pleito de 2012, vimos de tudo. Dinheiro público sendo usado e abusado em benefício próprio. Do outro lado um povo alienado que os elege, os motivos são os mais variados que vão desde a compra de votos as micaretas. Não importa que custe as verbas da saúde, conforme vemos essa prática ser repetida em municípios pequenos onde as grandes atrações são presenças marcantes. Quem vier atrás que fechem as porteiras, essa é a Lei. A política do pão e circo apesar e milenar funcionava no Império Romano e em pleno século XXI se repete.

    A sociedade precisa está atenta, mesmo os que não gostam de política, o país está como um barco sem leme e sem comando, uma república de bananas onde impera a impunidade e a corrupção.

    É fato, políticos diariamente são condenados a devolver dinheiro público! Realidade: Dificilmente o dinheiro retorna aos cofres e quem perde somos nós!

    É preciso mudar, quando você vende o seu voto e escolhe errado o seu município, a sua região e o país pagam caro. Sempre a favor do voto consciente, não anule seu voto nem voto em branco. Lembre-se você é quem é o patrão, sem você o processo democrático não existe. Voto não tem preço, tem consequência. FORA PSDB

  1. Anônimo disse...:

    retirado do blog do Euler
    Blog do Euler26 de setembro de 2012 00:02

    Caro Gilmar Arruda, vou tentar respondê-lo. Comecemos pelo final: a combativa colega e parceira e aliada CINDY mora no coração dos educadores mineiros. Assumiu a nossa causa, e como disse a comandante Marly, ela esparramou nossa luta pelo mundo afora. Tem toda a nossa admiração e respeito.

    Quanto ao posicionamento do comandante (Marly já o promoveu a comandante e eu não posso contestar, rsrs) Rômulo, merece também todo o nosso respeito. Ele não está em cima do muro. Seu posicionamento é claríssimo: não apoia nenhum candidato, não vota em nenhum deles, recusa-se a participar das eleições burguesas. Tem todo o nosso respeito, mesmo que não concordemos com ele. O Rômulo, para além da postura política em relação às eleições atuais, é um combatente em tempo integral. Seja quem for o eleito, terá nele um feroz inimigo, caso o eleito se aproxime ou represente as elites dominantes - como tem acontecido.

    Quanto à nossa comandante Marly Gribel, ela também expressa os termos do posicionamento político dela. Ela pertence ao PT das origens, ou seja, o PT das lutas sociais. Devemos respeitar o posicionamento da comandante Marly. Tal como Rômulo e Cindy, Marly é uma combatente social pelas melhores causas, em favor dos de baixo.

    Quanto a mim, em meio a este time de primeira grandeza, sou um mero blogueiro. Meu posicionamento político já foi traduzido aqui várias vezes. Posso resumir novamente: 1) não sou ligado a nenhum partido político; 2) se morasse em BH votaria no Patrus; se morasse em Contagem, votaria no Durval Ângelo; como moro em Vespasiano, votarei nulo para prefeito, pois os três candidatos estão ligados aos mesmos interesses e ao governo de Minas. Recebeu o apoio de Aécio e Anastasia? Não tem o meu voto. Simples assim. Não preciso desenhar, não é mesmo?; 3) especificamente sobre a realidade de BH, considero que o maior responsável pelo quadro atual é o próprio PT, que se aliou ao PSDB para lançar o atual prefeito, do qual se desvinculou na última hora; não por princípios, mas por desentendimento em torno de disputa de cadeiras na câmara de vereadores. Considero uma pena que o Patrus tenha sido colocado nessa disputa da forma como aconteceu. Ele não merecia isso. Então, se o Lacerda vencer em BH, e os tucanos vencerem nas demais cidades de Minas, não culpem ao Blog do Euler ou ao Rômulo. Foi a conivência, a omissão e oportunismo de parcelas do PT, por interesses eleitoreiros de alguns, que contribuíram para criar essa realidade.

    Claro que o PT não é o único culpado. A comandante Marly nos fala sobre a despolitização de parte da categoria. Acrescentaria: total ignorância em relação ao que se passa no Brasil e no mundo. Mas, também aqui o PT no governo federal tem uma forte parcela de culpa. Em 10 anos de governo, o PT não conseguiu sequer arranhar o monopólio da mídia dominada pelos tucanos em todo o Brasil. Tomemos o exemplo de Minas: o faraó domina TODA a mídia mineira. Ora, o governo federal dispõe de farta verba publicitária e apoio de renomados jornalistas. Por que não montou uma mídia paralela? Por que não incentivou ou financiou a compra de uma rádio e TV para fazer frente à mídia golpista? Nem mesmo as rádios comunitárias foram liberadas; a PF e a Anatel foram usadas para prender e reprimir os militantes de rádios livres, como os anarquistas e outros grupos.

    É isso, caro Gilmar Arruda. Mas afinal, desculpe-me pela curiosidade: quem é você? Não desejaria se apresentar para os colegas?

  1. Gilmar Arruda disse...:

    Sou professor da rede estadual e federal, não quero enaltecer_me poque acho ridiculo!
    Leio os blogs sei que a professora Marly é combatente e sincera, não a conheço, porém um dia pretendo pois será uma honra, quanto ao seu blog e sua pessoa você é referência em Minas Gerais,se você falar ou escrever para a categoria eles te escutam, quanto ao Rômulo não o conheço mas sou sincero não gostei da postura da dura crítica feita ao Frei Gilvander, quando a professora Marly foi atacada pelos mercenários do sindicato hoje CUT no seu blog no post anterior o Rômulo foi a única voz e texto que a defendeu, a moça americana admiro_a profundamente, ninguém do 1º mundo tinha lutado pelos educadores, leio tudo pelo Twitter realmente ela conseguiu o impossível ele tirou da página que Minas Gerais pagava o piso!Ela debate com ele o mesmo fica sem argumentos!
    Pelo facebook descobri que a mesma está passando por um momento enorme de dor perdeu alguém muito querido dela e leio os amigos a consolando em espanhol mesmo na dor ela continua na luta e quando leio seu blog e vejo os ataques da categoria fico decepcionado O mundo da política é, de fato, complexo: a maioria das pessoas não tem (nem os próprios políticos) o domínio sobre todas as variáveis que estão em jogo. Não tem conhecimento, nem informação. E mesmo que tivessem não haveria capacidade de processamento. Há até quem defenda, lançando mão de estudos sobre cognição, que o cérebro humano não foi feito para o mundo da política, pois se desenvolveu numa época em que lhe eram exigidas habilidades muito mais simples.E aonde as pessoas querem chegar? O bem-estar próprio, o interesse respondem pela maior parte das motivações nas decisões políticas. Até no altruísmo é possível ver algo de instrumental. Mesmo que um rico vote numa plataforma que defenda os interesses dos mais pobres, a aparente contradição pode ser interpretada como uma forma de se chegar a um resultado (por exemplo, paz social, segurança, respeito aos contratos) que lhe seja favorável. A velha história: perdem-se os anéis e não os dedos. A classe dos educadores alienou, acomodou, contentou e conformou, se você ler os blogs de São Paulo eles se interligaram e estão derrotando Serra, no Rio de Janeiro está ocorrendo o mesmo, MINAS precisa disso da UNIÃO da classe, dos blogs , porque educadores é a maioria em Minas Gerais!
    Agora ficar com o PSDB MAIS 500 anos é retrocesso, a ditadura é latente aqui !
    Tem vários estados que realmente paga o piso!
    saudações e procure interligarem , debates não ataques e união em torno de um mesmo CAMINHO O PISO SALARIAL E A DERRUBADA DESTE SINDICATO O PIOR DO PAÍS!

  1. Miriam Alves disse...:

    Prof Marly A sua amiga americana é fera pois Cristovam Buarque não vale nada
    Esse é outro! Senador blá, blá, blá só ideias e blá blá blá. Quando era governador nos esmagou na unha, como piolhos. Pobres professores, como sofremos na gestão desse elemento, 73 dias de greve e 0% de aumento com rabinho entre as pernas. Hoje ainda defende coisa que na época de governador não defendia, como a gratificação por produtividade ( era aliado do Arruda) Quem lembra ? Esse deveria vir a público de joelhos e pedir desculpas a nossa categoria. Nunca fez nada!! Nunca teve a mínima atitude de companheirismo, nem mesmo, nunca foi a uma assembléia acompanhar de perto as nossas discussões.Esse si é ruim de engolir!!!Nós todos vamos postar no seu blog se você der licença para realmente mostrar quem é este senador
    um abraço

  1. Marcos Abreu disse...:

    É isto que vejo no Cristovam”.
    São poucos que veem isto! O passado político do “Senador Utópico” e suas ideias deixam e sempre deixarão marcas negativas na Educação de Brasília. Revolucionar a educação é, primeiramente, valorizar o professor. Isso ele não fez!O cara alavancou às custas dos Professores e Professoras. Contudo, nós só perdemos. Quando foi Governador, conseguiu ser pior que Roriz e Arruda. Só ganhou do Agnulo.

  1. Ricardo Botelho De Abreu disse...:

    PARABÉNS AMERICANA DESMASCARE MESMO ESSE SENADOR MENTIROSO CARRA MARLY NÃO SOMOS MINEIROS, MAS ESTAMOS DISPOSTOS AJUDAR VOCÊ E SUA LUTA A PEDIDO DA CINDY
    Cristovam é só conversa. Atitude nada. Inteligente eu também sou, sei falar de Educação com teorias e práticas,mas não fico enganando o povo. Se ele tivesse ética parava de se candidatar e sumia ,porque fazer alguma coisa para professor ele não fez, nem vai fazer nunca. Só te abraçar e você ficar babando..Cristovam, enquanto governador tinha uma tese e a defendia sempre, que político não tinha que esquentar cadeira, que deveria exercer um só mandato . Eu o escutei em várias reuniões e hoje tá lá ele esquentando. E corre boato que ele está mexendo pauzinho para voltar à governança.Entrei no mesmo ano que o Cristovam se elegeu,uma grande conquista que tivemos na época foi a Escola Candanga,que nos possibiltou um período menor de rêgencia,amigos me disseram que era extremammente difícil trabalhar 20/20 horas com aluno,os lanches eram bem melhores,não se faltava recursos para se trabalhar com os alunos,tinhamos coordenações semanais na DREs ,todas as escolas tinham um planejamento único que era realizado coletivamente nas regionais de ensino,que podia ser flexiblizado é claro.Porém em relação a questão financeira foi o pior de todos,encaramos uma greve de 73 dias,fui ameaçado de demissão,pois estava no período de avaliação,portanto um governador que atende as vários aspectos e não valoriza seus servidores financeiramente,não merece realmente ser reeleito.NÃO CONFIEM NELE NUNCA ESTEVE E NUNCA ESTARÁ AO LADO DOS PROFESSORES!
    Atenciosamente

  1. Patrícia Eça disse...:

    O que adianta defender a educação só de boca com belas palavras e qdo teve a oportunidade de agir, não fez nda a favor, mto pelo contrário.O senhor Cristóvam tem que filosofar menos e tomar atitudes concretas .
    Volta pra UNB, senhor Buarque pela primeira vez na história desse país o senhor foi o primeiro ministro a ser demitido por telefone. Muito bem fez o Presidente LULA.
    sou como você Marly Lula
    abraços parabéns pelo seu blog

  1. Valeria Rocha/ Brasila/ Df disse...:

    ha ha ha ha faz-me rir CRISTOVAM BUARQUE …é cara de tacho demais para um sujeito só viu. Revolução na Educação foi o que ele fez aqui no DF empurrando-nos para o abismo. Ele deveria escrever um livro que combina muito com os seus lindos projetos “Alice no País das Maravilhas”.NÃO CONFIEM !APOIO LULA E DILMA !

  1. MARCELO NOBELINO/ BRASILIA/DF disse...:

    CRISTOVAM BUARQUE nunca defendeu em NADA a educação, só atacou com mão de ferro. É só BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ.
    PÉSSIMO político!!!São poucos que veem isto! O passado político do “Senador Utópico” e suas ideias deixam e sempre deixarão marcas negativas na Educação de Brasília. Revolucionar a educação é, primeiramente, valorizar o professor. Isso ele não fez!E NÃO FARÁ POR MINAS GERAIS!ele não se arrependeu do descaso que teve com nós professores, ele nem comentou nada sobre os vale refeição que retirou na sua época, e a greve que amargamos e que sequer conversou com a categoria, erros que cometeu e que ensinou até o presente momento ao sr Agnelo, espero não cometer erros como de dar um voto a esse senhor , mesmo por que continua sem fazer nada pelos professores do DF e muito menos do país,espero que ele busque refletir e esqueça nossa categoria, logo também não o considero professor, dar aulas na Unb é fichinha perto do que enfrentamos no nosso cotidiano, nós professores de ensino fundamental procuramos formar as pessoas ele pega na UnB uns play. já formados filhos de classe média alta e só lorota, pede para ele dar aula na expansão do setor O para uma turma de aceleração com alunos de liberdade assistida………cansei!ABRAÇOS TURMA DE MINAS GERAIS!

  1. prof. Célia/Brasilia/DF disse...:

    Não vi nenhum projeto que beneficiasse os professores, enquanto este senhor foi Governador. Agora durante seu segundo mandato, não fez nada para a classe de trabalhadores da educação. Esperávamos dele, muito mais. Projetos, emendas, a criação da Universidade Educacional, eu pergunto o que ele fez neste longo 20 anos? Tenho ate respeito pela autoridade que ele representa, mais não nos representa. Pode ser que seu discurso seja perfeito para plateias mais desavisadas, mais para nós professores é uma certo “que” de decepção, Como Senador, quais projetos que foram criados para beneficiar a população do DF? quais projetos para melhoria dos profissionais de educação? Quais emendas? Realmente tem mais que divulgar seu livro, pois historicamente a população do DF não tem melhores recordações do que se diz defensor da educação. Para mim, mais um discurso de politico.

    Pois é, a única coisa boa na gestão dele foi a faixa de pedestres, não lembro de mais nada que fosse importante para a população, ainda mais por ele se dizer um defensor da educação, acredito que deveria ter valorizado os profissionais de educação bem como ter implantado escolas integrais. Lembro-me também de um projeto chamado saber, que oferecia cursos para a população, entretanto, os cursos eram fracos demais. Eu até que fiz um desses mais não me ajudou muitO!
    DÊ O ALERTA GERAL PARA OS EDUCADORES DE MINAS GERAIS ESSE SENADOR É UM PERIGO NADA FAZ PELA CLASSE!
    ABRAÇOS, ABRAÇO O PT DE LUULA E DILMA.

  1. Prof Cássio Mello disse...:

    OS QUADROS ESTÃO MUDANDO

    Cai a distância entre Lacerda e Patrus em BH | Brasil 24/7 http://brasil247.com/+r5st5 via @brasil247

  1. Prof Nádia Santiago disse...:

    Prof Marly leia!!!
    Lamentável a atitude pelega da CNTE! É necessário construir uma alternativa de esquerda ao oportunismo pelego!
    Direção da CNTE decide aceitar alteração na Lei do Piso
    Para ajudar os governos, a direção da CNTE abre mão de defender índice do custo aluno do FUNDEB e concorda que a Lei do Piso seja alterada
    Em uma decisão burocrática, e contrária à luta dos educadores de todo o País, a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) aprovou, em reunião do Conselho Nacional de Entidades, uma proposta de alteração do índice de reajuste do Piso Nacional para negociar no Congresso Nacional. Aceitando argumentos absurdos, a CNTE admite a retirada do critério de correção que valoriza o Piso dos educadores.
    Essa decisão ocorreu em uma reunião de dirigentes da Entidade, durante a realização da 8º Conferência Nacional de Educação da CNTE. A partir dessa decisão, a Conferência passou a debater centralmente esse tema. Muitos educadores presentes manifestaram a sua discordância frontal com a decisão e outros argumentaram que ela fragiliza a luta nacional contra os ataques dos governadores à Lei do Piso.
    No entanto, os principais dirigentes da CNTE afirmavam que “dirigente foi eleito para decidir” e que “a luta pela manutenção do custo aluno já estava derrotada”! Os dirigentes do CPERS/Sindicato manifestaram publicamente o seu repúdio a essa atitude e afirmaram que, na verdade, essa decisão tinha relação com os vínculos que a CNTE mantém com os governos. Ou seja, mais uma vez os trabalhadores em educação poderão sofrer perdas pela postura de conivência da direção da CNTE com o governo federal.
    A direção do CPERS/Sindicato apresentou, em forma de emenda ao documento da Conferência, uma crítica (ver abaixo) à resolução da CNTE. Essa emenda não foi aprovada, mas teve apoio de diversos educadores presentes ao encontro, que expressaram sua surpresa e descontentamento com os rumos da Confederação.

    ESSA CONFEDERAÇÃO ESTÁ FICANDO PELEGA!!

    " Por fim, consideramos antidemocrática uma decisão tomada sem a ampla participação dos trabalhadores. Essa decisão afeta um direito de centenas de milhares de educadores, que sequer tomaram conhecimento do debate feito pelos dirigentes da CNTE."
    EM DEFESA DO PSPN – DIREITO CONQUISTADO PELOS TRABALHADORES NÃO SE NEGOCIA
    Apenas alguns dias após o ingresso da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.848, movida por seis governadores contra a Lei do Piso Nacional, os trabalhadores em educação de todo o País estão sendo surpreendidos com uma decisão do Conselho Nacional de Entidades da CNTE de aceitar alterações no critério de reajuste definido pela Lei.

    Consideramos essa decisão um grave erro pelos seguintes motivos:
    1) A Lei 11.738/08 já foi aprovada, sancionada e sua constitucionalidade já foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo mais recursos aos governos. Portanto, o cumprimento do Piso Nacional é um direito dos educadores de todo o País, do qual não há qualquer razão para abrirmos mão.
    2) Além de aceitar a retirada de um direito conquistado, fruto de uma luta histórica dos educadores de todo o País, a decisão da direção da CNTE fortalece o ataque promovido pelos governadores e o discurso de que é inviável o cumprimento da Lei do Piso.
    3) Não cabe à CNTE e ao movimento sindical propor alterações que signifiquem retrocesso nos direitos e na vida profissional dos educadores. Ao contrário, deveria ser papel de nossa Entidade buscar ampliar as conquistas e rechaçar os ataques dos governos.
    4) Por fim, consideramos antidemocrática uma decisão tomada sem a ampla participação dos trabalhadores. Essa decisão afeta um direito de centenas de milhares de educadores, que sequer tomaram conhecimento do debate feito pelos dirigentes da CNTE.

    POSTAGEM DO FACE DE PROFESSOR DO RS Sérgio Cardoso Morales 27/09/12

  1. Prof Sônia Leite disse...:

    VEJA A ABERRAÇÃO!!!!!!!!!
    Quem de vocês tinha conhecimento da 8ª Conferência da CNTE?

    http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/10907-proposta-final-da-8o-conferencia-nacional-de-educacao

    O último dia da conferencia nacional de educação da CNTE foi marcado por muito discussão debate para a votação do documento final. O texto aprovado seguiu a proposta incial da CNTE, apenas algumas emendas foram acrescentadas sem modificar o texto base.

    "A proposta que nós fizemos é uma proposta que mantém ganho real do piso e que eu acredito e que todo Conselho Nacional de Entidades acreditou que vai enfrentar os governadores e colocá-los no canto, como se diz no popular, porque eles é que romperam o processo de negociação quando estávamos discutindo possibilidades de encontrar uma saída para os problemas que o piso tem para ser efetivamente implantado no país", afirmou Roberto Leão, presidente da CNTE."

    Assistam ao vídeo que é importante (vejam a cara do presidente da CNTE Pelegaaaa):

    http://www.youtube.com/watch?v=pv7G6VSra4g&feature=player_embedded#!

  1. Cândido Lima Meirelles disse...:

    DESABAFO
    Espero que você professora publique
    Somente rindo Raimundo cria um blog de tradução não domina o português agora arranhando no inglês...
    Professorado chorando por causa da lei 100,Senador endeusado por alguns mineiros cristovam buarque maior canastrão, foi o pior governador de Brasilia , prova está no relatos aqui no blog dos educadores de lá!
    Somente o mesmo blá blá blá ação concreta nenhuma.
    porque a classe dos professores tem o que merecem , sempre atacando efetivados,colando cópias de Rui Barbosa de lamentações, falando do concurso para ganhar aquele salário milionário!
    Sonham que Anastasia visitou o blog(delirios)o blogueiro quer continuar na mesmice
    Paulo tentando promover seu blog, Raimundo também!
    vamos ver se o Grande blogueiro posta isso coisa que duvido muito!!!!
    Mas ninguém tem coragem para derrubar Anastasia!

  1. Prof Jordan Santana disse...:

    Grande professora Marly, somente você para publicar as verdades!
    Cristovam não vale o chão que pisa, ou a clase se une ou PSDB DOMINARÁ ETERNAMENTE!
    SE GANHAR VAI SER ÓTIMO PROFESORADO TEM O QUE MERECE!
    CRISTOVAM FOI DERRUBADO PELOS EDUCADORES DE BRASILIA, LÁ GANHA ACIMA DO PISO, ELES SÃO UNIDOS, MAS NESSA TERRA DE MENTIRA MINAS GERAIS PROFESSORADO É VENDIDO!
    GRANDE ABRAÇO

  1. Miriam Alves disse...:

    SUA AMIGA AMERICANA NO TWITTER
    cindy ‏@cindy55342391

    @andredutraDF @Sen_Cristovamlo senador inimigo de la educacion cristovam buarque , mentes que MINAS GERAIS PAGA O PISO AOS PROFESORES
    cindy ‏@cindy55342391

    @Sen_Cristovam ese cristovam no presta es mentiroso
    cindy ‏@cindy55342391

    @Sen_Cristovam ese cristovam no presta es mentiroso

  1. Miriam Alves disse...:

    cindy ‏@cindy55342391

    @nytimes @Sen_Cristovam lo senador das mentiras MINAS GERAIS NO PAGA EL PISO SALARIAl
    11h cindy cindy ‏@cindy55342391

    @Ajitgurjar @CobraCornelius @Sen_Cristovam lo senador das mentiras MINAS GERAIS NO PAGA EL PISO SALARIAL!
    11h cindy cindy ‏@cindy55342391

    @Sen_Cristovam LO SENADOR Q MENTE, MINAS GERAIS NO PAGA EL PISO!
    11h cindy cindy ‏@cindy55342391

    @Sen_Cristovam MIRA BIEN OU HABLE LA VERDAD UN SENHOR DE TYA IDAD MENTIR ES MUCHO FEO!
    11h cindy cindy ‏@cindy55342391

    @Sen_Cristovam TIENS QUE SER PRESO POR MENTIR Sua amiga americana

  1. PrOF MÁRCIO / BRASILIA / df disse...:

    OLHA O TRAIDOR DA EDUCAÇÃO SE COMO GOVERNADOR NADA FEZ POR NÓS EM BRASILIA , NUNCA VAI DEFENDER PROFESSOR!
    Cristovam Buarque colocou a matéria no jornal da CNTE PELEGA? Vocês sabem o que a Confederação fez? Lá vai:

    ENSINO
    25/09/2012 - 10h06min

    "Direção da CNTE decide aceitar alteração na Lei do Piso

    Em uma decisão burocrática, e contrária à luta dos educadores de todo o País, a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) aprovou, em reunião do Conselho Nacional de Entidades, uma proposta de alteração do índice de reajuste do Piso Nacional para negociar no Congresso Nacional. Aceitando argumentos absurdos, a CNTE admite a retirada do critério de correção que valoriza o Piso dos educadores.
    Essa decisão ocorreu em uma reunião de dirigentes da Entidade, durante a realização da 8º Conferência Nacional de Educação da CNTE. A partir dessa decisão, a Conferência passou a debater centralmente esse tema. Muitos educadores presentes manifestaram a sua discordância frontal com a decisão e outros argumentaram que ela fragiliza a luta nacional contra os ataques dos governadores à Lei do Piso.
    No entanto, os principais dirigentes da CNTE afirmavam que “dirigente foi eleito para decidir” e que “a luta pela manutenção do custo aluno já estava derrotada”! Os dirigentes do CPERS/Sindicato manifestaram publicamente o seu repúdio a essa atitude e afirmaram que, na verdade, essa decisão tinha relação com os vínculos que a CNTE mantém com os governos. Ou seja, mais uma vez os trabalhadores em educação poderão sofrer perdas pela postura de conivência da direção da CNTE com o governo federal.
    A direção do CPERS/Sindicato apresentou, em forma de emenda ao documento da Conferência, uma crítica (ver abaixo) à resolução da CNTE. Essa emenda não foi aprovada, mas teve apoio de diversos educadores presentes ao encontro, que expressaram sua surpresa e descontentamento com os rumos da Confederação."

    FONTE: http://www.planetafm.com.br/shzfotos//not_planetafm.php?id=6804

    O CPERS é um sindicato do Rio Grande do Sul filiado a CUT e CNTE PELEGAS !!

    Consideramos essa decisão um grave erro pelos seguintes motivos:
    1) A Lei 11.738/08 já foi aprovada, sancionada e sua constitucionalidade já foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo mais recursos aos governos. Portanto, o cumprimento do Piso Nacional é um direito dos educadores de todo o País, do qual não há qualquer razão para abrirmos mão.
    2) Além de aceitar a retirada de um direito conquistado, fruto de uma luta histórica dos educadores de todo o País, a decisão da direção da CNTE fortalece o ataque promovido pelos governadores e o discurso de que é inviável o cumprimento da Lei do Piso.
    3) Não cabe à CNTE e ao movimento sindical propor alterações que signifiquem retrocesso nos direitos e na vida profissional dos educadores. Ao contrário, deveria ser papel de nossa Entidade buscar ampliar as conquistas e rechaçar os ataques dos governos.
    4) Por fim, consideramos antidemocrática uma decisão tomada sem a ampla participação dos trabalhadores. Essa decisão afeta um direito de centenas de milhares de educadores, que sequer tomaram conhecimento do debate feito pelos dirigentes da CNTE.

  1. Prof Martha disse...:

    "Projeto de lei que regulamenta 1/3 da jornada para atividades extraclasse no magistério tramita na ALMG
    Qua, 26 de Setembro de 2012 11:06

    De acordo com o site da ALMG, a análise do projeto de lei, que também institui as carreiras do grupo de atividades de Defesa Social do poder executivo, acontece em três Comissões - de Justiça (CJU), de Administração Pública (APU) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e deverá ser deliberado em dois turnos pelo plenário da Casa. Mais informações estão disponíveis no Diário da Assembleia, na edição de 20 de setembro de 2012.

    A mudança não implicará alteração no valor da remuneração recebida. A remuneração de 1/3 da jornada extraclasse será efetuada dentro do Modelo Unificado recebido pelos servidores na carga horária total de admissão."

    CONFIRA: https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/3567-projeto-de-lei-que-regulamenta-13-da-jornada-para-atividades-extraclasse-no-magisterio-tramita-na-almg

  1. Luciano disse...:

    Em Montes Claros os educadores calaram o governador Anastasia, que não conseguiu discursar por mais de 10 minutos. O NORTE E FORTE!

  1. Carla disse...:

    QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

    PROTESTO CONTRA PRESENÇA DE GOVERNADOR INIMIGO DA EDUCAÇÃO

    O SIND-UTE MONTES CLAROS PROTESTA DURANTE A VISITA DO GOVERNADOR ANASTASIA EM APOIO AO CANDIDATO DO DEM , JAIRO ATAÍDE.
    Um grupo de educadores de Montes Claros tiveram a ousadia de sair das sala de aula e foram à Praça Central protestar contra a presença de Anastasia e os traidores da educação. Com palavras de ordem:

    FORA ANASTASIA TRAIDOR DA EDUCAÇÃO!
    FORA ANASTASIA, EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!
    A população de Montes Claros foi mais uma vez informada da insatisfação dos educadores mineiros com a política neoliberal da educação de Minas.
    O Sind-UTE Montes Claros não dará descanso aos traidores da educação e vamos dar o troco nas urnas do município!

    http://sindutemoc.blogspot.com.br/parabéns guerreiros de MONTES CLAROS.

  1. Prof Eduardo disse...:

    O governador Antonio Anastasia assinou uma mensagem, encaminhando à Assembleia Legislativa um projeto de lei que determina que 1/3 da jornada dos professores seja direcionada para atividades extraclasses na rede estadual de ensino. O projeto garante que todos os professores, em efetivo exercício na docência, tenham direito a um percentual de 33% de sua jornada, dedicada ao planejamento de atividades."

    http://www.youtube.com/watch?v=Xap6rNPvnxQ

  1. ANDERSON/BRASILIA /DF disse...:

    COMO ELE FOI DENUNCIADO AGORA PUBLICA OS E-MAILS DOS MINEIROS SENADOR SEM VERGONHA.... LOBO EM PELE DE CORDEIRO....
    Minas Gerais não paga o Piso Salarial para professores

    27 Setembro 2012
    Acessos: 11

    E-mail
    Imprimir

    Boa tarde senador. Antes de mais nada quero deixar claro a minha admiração pelo belo trabalho que o senhor exerce em defesa da educação.

    Mas hoje uso esse endereço para esclarecer ao senhor e sua equipe que, ao contrario do que disse em comentário publicado no site da secretaria de educação de MG, nós professores do Estado de Minas Gerais "NÃO RECEBEMOS O PISO SALARIAL NACIONAL". Peço ao senhor e sua equipe que investigue bem essa situação pois em 2011 ficamos 112 dias em greve, para, ao fim desta, sermos OBRIGADOS pelo canalha do governador e sua equipe da educação e planejamento entrarmos em um modelo de confisco que ele carinhosamente chama de subsidio. Para que entendam o que isso significa senhores, um professor como eu que tem 15 anos de carreira, teria direitos a biênios (3% sobre o piso) e quinquênios (10%) isso representaria um ganho de mais de 50% sobre o piso.

    Mas esse bando simplesmente colocou todos os MEUS direitos em um pacote só, o tal do subsidio, isso em reais 1368,00. Esse valor para que entendam bem representa o TETO (soma-se todos os benefícios) SALARIAL, todo o montante.

    O PISO (apenas o salario base) salarial aprovado inclusive pelo STJ é de 1450 reais. Caso me entendam, façam as contas. E por favor, peça ao senador para que se retrate, pois não ficou bem para ele essa fala.

    Atenciosamente,

    Christine Alves

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103