Releitura da História do século XV ao XX e sua relação com a crise institucional brasileira do século XXI.




Este vídeo foi produzido com o propósito de contribuir com futuras ações coletivas escritas pelos educadores de Minas para o Brasil, no intuito de trabalhar na sala e fora dela com novas abordagens , objetivando formar cidadão crítico, reflexivo e atuante na sociedade, capaz de num futuro bem próximo e com a ajuda de todos os educadores do país de   romper com este "imutável" status quo destas velhas oligarquias que permanecem no comando da nação. Oligarquias arcaicas, mas repaginadas agora com poderosos chefões do crime- máfias estas, representadas de forma perigosa, na figura do propalado bicheiro Carlinhos Cachoeira, criminoso envolvido com políticos e empresários vários e parte da imprensa brasileira. Mais um novo escândalo para a nossa coleção inesgotável de sujeiras e corrupção e que só será revolto se a nação brasileira cobrar de fato, com manifestações e protestos à apuração do mesmo. Do contrário terminará como todas as outras CPIs , sem que nada de concreto ocorra. Esvaziada sempre pela alienação da nação que aceita tudo- calada e quieta, ou fazendo festa com a CUT e CGT- atualmente tentáculos do PT.

A proposta da discussão em sala de aula de temas variadas que perpassem sempre pela História do Brasil e também pela história regional e mesmo  local deve ser a tônica desta luta que inicia na sala e continua nas assembléias, na rua, nas redes sociais, para que a discussão tome corpo e forma e ocupe espaços no cenário nacional- A educação, a cidadania, valores morais, propositalmente desmantelados pela máquina pública e mediática tem que abrir seu espaço para recuperar o que estão tentando há séculos destruir no Brasil- A nossa cidadania, sempre aviltada e cada vez mais distante do Direito, estes previstos  na Constituição como letras mortas, visto que residem sempre lá- no papel, no ócio das idéias, mas que nunca se concretizam de Fato e de Direito em nossas vidas. Minas é o exemplo clássico disto.

A luta tem que ser uma construção diária e criativa, uma ferramenta a serviço do bem e das maiorias. Não podemos aceitar passivamente que nos massacrem desta forma, como tem ocorrido de forma recorrente em Minas  e no Brasil. Temos que sair  da inércia e colocar nossa razão e emoção para que o imutável sistema de castas- as velhas oligarquias sejam definitivamente banidas por nossas ações coletivas. 



6 comentários:

  1. PAULO RICARDO/BH disse...:

    JÁ PASSOU DA HORA DA CATEGORIA FAZER O MESMO QUE A PROFESSORA MARLY ESTÁ FAZENDO ELA ESTÁ NOS DANDO UMA AULA DE CORAGEM , ATITUDE , GUERREIRA E NÓS EM QUE TEMOS CONTIBUIDO?
    PARABÉNS MARLY, SE O SINDINÚTIL E TODA CATEGORIA TIVESSE SUA GARRA E DETERMINAÇÃO, JÁ TERIAMOS O PISO!
    A LUTA CATEGORIA JUNTE-SE A MARLY E A EULER PARECE QUE TODOS MORRERAM NO TEMPO DE 2011 , AGORA É HORA DO TRIUNFO, SOMOS A MASSA!
    ABRAÇOS
    PAULO RICARDO /BH

  1. Prof.Tereza/Uberlândia disse...:

    Se todo mestre, educador fosse igual você, o Brasil seria realmente uma Nação digna!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns seu vídeo e seu texto me comoveram!!!
    Você é uma guerreira!
    meu carinho e admiração!
    Tereza

  1. Prof REnata/bh disse...:

    Belissimo texto a pura realidade!
    excelente trabalho!
    Atenciosamente
    Renata Antunes/bh

  1. José Roberto/Contagem disse...:

    ótimo texto, meus parabéns pelo vídeo!
    o sindinútil nem comunicou leia esta matéria
    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/03/escolas-estaduais-mantem-servicos-diz-governo-de-minas-gerais.html
    Atenciosamente
    José Roberto/Contagem

  1. Prof Marta/Uberaba disse...:

    Mais uma vez fomos enganados, massacrados , nada de férias prêmio, nada de nada
    https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/3103-representantes-do-sind-utemg-discutem-modelo-unificado-de-remuneracao
    FORA BEATRIZ!

  1. Meireles/Uberlândia disse...:

    http://www.hojeemdia.com.br/noticias/beatriz-cerqueira-e-eleita-na-cut-e-promete-uni-o-de-forcas-1.45469EU AVISEI ESTA MULHER BEATRIZ SÓ QUERIA O PODER! MALDITA!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103