Montes Claros - MG sofreu um terremoto: no país de faz de conta não temos o valor oficial da Escala Richter.

Montes Claros, norte de Minas Gerais foi  vitimada por um terremoto de 4.5 da escala Richter. Bem significativo para um país que não tem histórico de terremotos. No Peru, em 1970 ocorreu um abalo de 7.5 graus da escala Richter que  provocou 75 mil mortos. Felizmente, em Montes Claros, não temos notícias de vítimas. Mas não é primeira vez que ocorrem acomodações de placas tectônicas por aqui. Recentemente fomos vítimas disto, num vilarejo localizado ao norte de Minas Gerais que gerou a primeira vítima fatal decorrente de um  terremoto na história do Brasil. Mas nunca presenciamos nada parecido com o de hoje. A terra rugiu como um animal vivo e objetos começaram a balançar. Confesso que estava a dormir, às 10:40 desta manhã fria de maio(19) quando acordei sacudida por estes tremores e esta fúria. O instinto é sempre um fator importante: pulei da cama e corri em direção a porta da rua: já sabia que se tratava de um terremoto. Meus vizinhos saíram para a rua e lá estava eu com meu pijama transida de frio e de medo.

Passado o susto, as constatações sobre a incompetência de Minas e do Brasil- o sismógrafo de Brasília- DF estava desligado e portanto, o cálculo foi baseado no relato dos incidentes ocorridos- relatos das pessoas, rachaduras nas paredes , quedas de muros e telhados e objetos domésticos que caíram dos móveis.

O sismógrafo, instrumento importante, principalmente, numa cidade universitária como Montes Claros não existe - isto é mais um dado revelador, não se investe em tecnologia, muitos menos em  educação em Minas. Será que existe sismógrafo em Minas? As universidades existem, mas servem apenas para distribuir diplomas. Minas está definitivamente confirmado   - encontra-se numa falha não somente tectônica mas de acédia administrativa. 

O país não foge muito a regra , visto que o sismógrafo  de Brasília estava de folga( desligado) - portanto, não há um registro oficial brasileiro para o terremoto que acabamos de sofrer no norte de Minas. Mais um trauma para ser guardado no fundo do baú dos mineiros- abandonados pelo país faz de conta - Minas/Brasil - quase um monstro a rugir com fúria contra nós- vítimas de toda sorte de infortúnios.

Por falar em infortúnios, mais uma vez, o governo de Minas Gerais adiou para o dia 31 de maio a pauta dos educadores que era para ser negociada após o termino da greve de 2011, assinada por parlamentares e pelo governo. Pontos acordados mas não cumpridos. Ficamos sem o Piso salarial, sem o tempo extra-classe, sem pagamento de dias repostos , sem férias-prêmios, literalmente sem direitos. Vivemos completamente à margem do Direito, com cinco ou seis ações do Sindicato na justiça tramitando- e estagnadas.

 Atualmente, só nos resta aguardar que o "mundo" consciente e livre possa ver o Brasil com outros olhos- não este que quer ser passado a qualquer preço- de país que escapou da crise. Quanta ilusão! Vivemos em profunda crise: moral, política e econômica. A Europa passa por  uma marolinha perto do tsunami que nos varre todos os dias.

Ainda nos resta mais uma saída- greve nacional dos educadores em todos os Estados da federação  que não pagam o Piso Nacional estipulado em lei! Precisamos urgentemente sair da zona do conformismo.

11 comentários:

  1. Prof João Pedro/bh disse...:

    De acordo com o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Barros, o mais forte foi registrado às 10h50, com duração de três segundos e intensidade entre 4,0 e 4,5 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado às 14h.
    AQUI É O PAIS DO FAZ DE CONTA... POLITICOS ROUBAM E FICAM IMPUNES!beatriz só quer festa e farra diamantina , engordou demais e está feia de tanto consumir nosso dinheiro.. se tivesse DIGNIDADE JÁ TERIA RENUNCIADO, O SINDINÚTIL NADA GANHA DE CONCRETO NÃO TEM CREDIBILIDADE...A juiza da 2a. Vara da Fazenda Pública Estadual deferiu parcialmente o pedido do sindicato... PARCIALMENTE PATETICO ... JUSTIÇA VENDIDA... ANASTASIA JÁ NOS ROUBOU BILHÕES.... HORA DE FAZER UMA VARREDURA EM MINAS!
    DILMA , LULA , PT , PMDB ETC.... O POVO JÁ SABE.... ABRAM O OLHO...
    PT, PSDB SERÁ BANIDO DE MINAS!
    um abraço

  1. Adriana Fisica disse...:

    O Corpo de Bombeiros não confirma, mas alguns moradores do bairro Cidade Industrial relataram que, neste domingo, por volta das 5h30, outro tremor teria ocorrido na cidade. Uma parte da imprensa local atestou o fato.Ta ruim ai!AINDA TEMOS ESTE SAPO GORDO ROUBANDO NOSSOS SALÁRIOS SE NÃO TIVER UMA PARALISAÇÃO IMEDIATA TENHO CERTEZA QUE TEREMOS NOSSO PISO!
    Abraços em frente a luta companheira

  1. Adriana Fisica/bh disse...:

    O Corpo de Bombeiros não confirma, mas alguns moradores do bairro Cidade Industrial relataram que, neste domingo, por volta das 5h30, outro tremor teria ocorrido na cidade. Uma parte da imprensa local atestou o fato.hora de paralisação em massa! hora de derrotar e enxotar ANASTASIA!

  1. Prof.Menezes/Uberlândia disse...:

    Observatório confirma mais dois tremores de terra em Montes Claros
    Terremotos aconteceram na manhã e na tarde deste domingo (20).
    Só neste fim de semana, houve quatro abalos confirmados.
    O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou, nesta segunda-feira (21), outros dois casos de terremotos em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com André Menezes, geógrafo do órgão, os abalos ocorreram neste domingo (20). O primeiro foi registrado às 5h40 e teve magnitude de 2,9 graus na escala Richter. O segundo, às 16h32, com 2,7 graus na escala Richter.

    Ainda segundo Menezes, Montes Claros é uma área com grande atividade sísmica por causa de uma falha geológica na Região Norte do estado e, desde 2008, 15 tremores aconteceram naquela área.

  1. Danilo Cabral Porto Alegre/RS disse...:

    Já morei ai, adoro Montes Claros. mas tremores ocorrendo ai...
    Nem penso em voltar para passear!
    Continue na luta Marly..a VITÓRIA está perto!
    Um grande abraço ao povo mineiro e principalmente aos educadores muito sofridos desse Estado, PSDB, PT, PMDB TUDO DITADURA!

  1. Maria Helena/Curvelo disse...:

    Tremor feio ai!
    Que Jesus proteja vocês!
    AGORA xuxa
    Mais um golpe publicitário!!! E o filme q ela fez??? ME POUPE!! Por que não se manifestou ANTES? Por que? POR QUE É K.Ô.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O que a pessoa não faz para APARECER hj em dia?? Vide Carolina Dieckmann!! Igual Dilma que hoje faz de santa! e os educadores sendo roubados
    Abraços
    Maria Helena

  1. Prof.REinaldo/Montes Claros disse...:

    Quinto tremor em 4 dias assusta moradores do Norte de Minas Gerais
    Abalo foi registrado por volta das 14h, segundo observatório.
    Além de registros oficiais, moradores relatam outros tremores.
    Um novo tremor de terra assustou moradores na tarde desta terça-feira (22) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi registrado por volta das 14h. Este é o quinto terremoto confirmado em quatro dias na cidade. A cidade fica a 417 quilômetros de Belo Horizonte.

    De acordo com o analista de sinal sísmico João Alberto Cruzeiro, do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo teve a duração de três segundos e 2,6 graus na escala Richter. O analista falou ainda que os tremores não têm previsão para cessar. Porém, João Alberto afirmou que, de acordo com as estatísticas, os abalos tendem a reduzir de magnitude e de periodicidade.
    Atenciosamente
    Reinaldo

  1. Prof.Jurandir /bh disse...:

    e a cidade de MONTES CLAROS não para de tremer
    Horizonte.

    De acordo com o analista de sinal sísmico João Alberto Cruzeiro, do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo teve a duração de três segundos e 2,6 graus na escala Richter. O analista falou ainda que os tremores não têm previsão para cessar. Porém, João Alberto afirmou que, de acordo com as estatísticas, os abalos tendem a reduzir de magnitude e de periodicidade.

    O morador de Montes Claros Marco Aurélio Mesquita, de 37 anos, relatou que o abalo da tarde desta terça-feira (22) foi mais forte do que o do último domingo (20). "A população está assustada, não conseguimos mais dormir tranquilos", contou o morador que ainda pediu por um esclarecimento de como agir em momentos como este.

    O tenente Dilson Veloso, do Corpo de Bombeiros, explicou que em situações como esta a população deve manter a calma e a tranquilidade. Veloso falou ainda que o ideal seria sair de casa, ir para um quintal ou para a rua. “As pessoas devem procurar por um local aberto, pois são mais seguros”, explicou.

    Neste sábado (19), o Obsis registrou dois tremores na cidade. O mais forte foi pouco antes das 11h, com duração de três segundos e intensidade de 4,2 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado no começo da tarde. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O solo voltou a tremer no domingo (20), quando foram notificados mais dois abalos com intensidades de 2,7 e 2,9 graus. Além dos registrados pelo observatório, moradores relataram ter sentido outros tremores. O chefe da Defesa Civil na cidade informou ao G1 que, ao todo, a terra tremeu seis vezes só durante o fim de semana.
    Adiante na luta Prof Marly, estamos preparados agora para GREVE!
    ABRAÇOS

  1. Cindy/Nueva York disse...:

    mi buena amiga Profesora Marly dedico este video para que usted y tu esposo
    con carinõ
    Cindy
    http://www.youtube.com/watch?v=3yjQ0PouZNs&feature=endscreen&NR=1

  1. Marly Gribel disse...:

    Quero agradecer aos professores e não professores que me escrevem, sobre os tremores em MOC. É verdade, eles continuam acontecendo, ontem mesmo, em pleno horário de aula sofremos mais um tremor,> mas como estava com adolescentes eles pularam e quiseram derrubar o prédio (rs) . Mas criança não tem maldade, tudo vira alegria e piada.

    Queria agradecer a Cindy pelo vídeo , próximo ao dia dos namorados. Lindo!!! E meu esposo também gostou. O amor é fonte de vida, de alegria e de força. Nunca me sinto só. Bjs minha querida!

  1. Prof uilherme/Patosde Minas disse...:

    Cinco estações de monitoramento vão começar a ser instaladas nesta quinta-feira (24) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, após os cinco tremores de terra sentidos na cidade. A instalação deve durar cerca de uma semana. Segundo técnicos do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), a causa provável é uma acomodação natural do solo em uma camada bem perto da superfície e, com isso, as ondas provocadas são sentidas com mais intensidade.
    um grande abraço professora e força na luta!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103