Carta à presidenta Dilma: Quem vos escreve são os "Miseráveis" de MG

Presidenta Dilma, tomei a liberdade de lhe escrever, à pedido de meus colegas, os educadores de Minas Gerais. Vivemos hoje uma das situações mais dramáticas enquanto profissionais, muito semelhantes àquelas descritas no livro "os Miseráveis" de Victor Hugo, onde vivenciamos toda sorte de infortúnios e injustiças advindas de todos os poderes constituídos deste Estado. Fomos brutalmente massacrados após uma greve de 112 dias no ano de 2011, onde buscávamos exactamente aquilo que estava previsto na Constituição Federal, ou seja, a valorização profissional através do Piso Salarial.

Lamentavelmente, não só fomos vítimas de todas as formas de tortura  (cortes sucessivos no pagamento, retaliações e vinganças  diversas) mas,  pior, perdemos o Piso salarial, que foi astutamente usurpado pelo governo de Minas quando instituiu uma forma de remuneração que não condiz com a Lei do Piso e que foi aprovada pelo Legislativo deste Estado.

O MEC divulgou o novo índice de reajuste para 2012 que será de 1.451,00 para o profissional em ensino médio, para jornada de 40 horas e diante desta nova realidade ficamos cada vez mais prejudicados e angustiados  e como não temos mais a quem recorrer, visto, que o judiciário deste estado comunga com os outros poderes, resolvi lhe escrever. 


 Se o povo brasileiro conseguiu via movimentos populares, inclusive  com a nossa ajuda,  que o PT chegasse ao poder era porque acreditávamos que viveríamos dias melhores. Promessas, inclusive, feita pela Senhora presidenta, quando em uma de suas falas na mídia disse que elevaria a condição de vida dos brasileiros a uma situação de classe média. Entendemos com isto, que poderíamos também desfrutar das riquezas produzidas em nosso país.

Mas, até o presente momento  nada de positivo foi acrescido em nossas vidas, ao contrário, somos vítimas constantes dos algozes de Minas Gerais, que insistem em burlar  as leis, numa situação muito semelhante aquelas descritas pelo francês Victor Hugo que narra a miserabilidade do seu povo no período em que Napoleão III( imperador da França) aumentava seus gastos com a política externa francesa em busca de glória política. Infelizmente, estas mesmas premissas vem se repetindo em todas as épocas, de formas diversas, mas bastante semelhantes as descritas pelo grande escritor e, muito particularmente, intensificadas aqui em Minas Gerais, em que a educação e a  saúde não fazem parte das prioridades deste Estado.

O nosso pedido é um só: queremos a federalização da folha de pagamento dos profissionais da Educação, para que não ocorra deformações como estas que vem ocorrendo em Minas.

Sabemos que a Senhora é muito justa, nesse sentido, queremos também denunciar o  novo ministro da Educação, o Sr. Mercadante, que numa atitude  bastante inconveniente anunciou que irá nos presentear com um tablet. Ficamos bastante indignados, porque somos formadores de opinião e trabalhamos com dedicação e esmero para a excelência do Ensino no Brasil e não merecemos este tipo de tratamento; adequado somente para indigentes. Queremos basicamente o que é nosso por direito: o Piso Salarial previsto na Constituição Federal.

Consciente de que olhará por nós, visto que lutamos para que a Senhora estivesse aí, subscrevo em nome dos educadores de Minas Gerais.





15 comentários:

  1. Adrianne, Vera Maia. Edson/Uberaba disse...:

    Esperamos que essa Presidenta Dilma escute nosso grito, nosso lamento!
    Porque até agora esta petista nada fez pela classe!
    Quanto ao sindinútil os dias estão contados!Beatriz se não renunciar por bem, vai ser pelo pior modo!!!!!!!!!!!!!! FORA CORJA IMUNDA"
    QUEM COM PORCOS SE MISTURA FARELOS COME! REALMENTE VIRAMOS OS MISERAVEIS CULPA DO SINDICATO ARTICULADOR E SUJO E DA FALSA ATRIZ BEATRIZ!!!!!!!!!!!!!!!
    MARAVILHOSA CARTA PROF MARLY, ENGRAÇADO A INÚTIL BEA QUE TERIA QUE ESCREVER! PORQUE SERÁ? PORQUE NÃO ESCREVEU A PETISTA Bea?????????CADÊ ROGERIO CORREIA UM DOS DESTRUIDORES DA CARREIRA!!!!!!!!!!! PT, PSDB TUDO MERDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Blog do Euler disse...:

    Olá, Marly!

    Ótima iniciativa, de falar direta e publicamente com a presidenta Dilma. E acima de tudo apresentando a melhor proposta para acabar com este jogo de enrolação: é preciso federalizar a folha de pagamento dos educadores. Já compartilhei no Facebook.

    Um forte abraço e força na luta!

  1. Anônimo disse...:

    Marly, muito bem! Ralmente as verdadeiras ações devem partir da base, pois a direção do sindicato só está preocupada em promover o PT
    (principalmente o Rogério Correa.
    Devemos nos organizar e dar o troco nessa pelgada. Chega de personalismo, chega de pão e circo!

  1. Gustavo/ Patrocinio disse...:

    Enviei a carta a presidenta! Agora se a mesma não tomar providências este PAIS VAI VIRAR DE CANEÇA PARA BAIXO!
    abraços

  1. TURMA DE JUIZ DE FORA disse...:

    aQUI QUEM VÓS ESCREVE , SÃO OS MISERAVEIS DE JUIZ DE FORA! ENVIAMOS A CARTA PARA DILMA!!!!!!!!!!!!!!!
    MAS TEMOS UM DESEJO BANIR BEATRIZ E TODO SINDINÚTIL DE MINAS GERAIS! CANSAMOS DE SUSTENTAR VAGABUNDOS!!!!!!!!!
    SE QUISER POSTAMOS NOMES E ESCOLAS MAIS DE 3.000 E ESTAMOS COM EULER E VOCÊ MARLY! NA RAÇA. A MASSA VAI CONSEGUIR O PISO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    LUZ NO SEU CAMINHO!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Ana Clara disse...:

    O MALDITO MERCADANTE

    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira, o reajuste do piso salarial dos professores, atualizado na última segunda-feira. O ministério definiu para este ano o valor de R$ 1.451 por mês, o que representa um aumento de 22,22% em relação ao ano passado. Mercadante admitiu que o reajuste foi "forte", mas afirmou que a medida é necessária para garantir aos professores "salários competitivos".

    "Evidente que é um esforço muito grande para Estados e prefeituras (o reajuste), não há que se negar", disse o ministro em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura do Senado. "O professor tem que ter um salário competitivo em relação a outras profissões que ele possa aderir".

    Ontem, governadores de dez Estados e vários prefeitos desembarcaram em Brasília para cobrar no Senado a mudança do parâmetro usado para reajustar o piso dos professores. Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indicam que o impacto financeiro para as prefeituras com a elevação dos salários será de R$ 7 bilhões. A conta considera o gasto com os inativos. A entidade diz que, sem a ajuda da União, o piso provocará desequilíbrio nas prefeituras.
    Mercadante disse que é preciso alcançar um "equilíbrio" na questão do salário dos professores. Ele disse que no Congresso pode ser rediscutido o índice de reajuste adotado. Uma lei de 2008 determina que o aumento considere o gasto por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Escola Básica (Fundeb). Prefeitos e governadores defendem a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

    Na sua exposição, Mercadante fez uma sugestão, que classificou como "individual" e não uma posição de governo, para garantir recursos para a educação no médio prazo. Ele pediu ao Congresso que aprove a destinação de um terço dos royalties recursos do pré-sal sejam repassadas ao longo de dez anos para a área. "Por que não discutimos educação e pré-sal juntos?", questionou.

    Ao responder a uma pergunta do presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-RR), o ministro ressaltou que a elevação dos salários dos professores tem que ser acompanhada da "melhoria na qualidade de ensino no País". Para ele, o Estado tem de assegurar o direito do aluno à aprendizagem. Ele disse que o ministério pretende se valer de novas tecnologias para melhorar a aprendizagem, como computadores, tablets e ensino à distância.
    VAMOS DERRUBAR ESTE CANASTRÃO!!ENVIEI A CARTA

  1. Erica Cristina.Maria Helena, Tãnia .Henrique , Pedro disse...:

    PROF. MARLY BOA NOITE MAIS UM MISERAVEL DE MINAS ENVIOU SUA CARTA , ONDE VOCÊ COLOCA A SUA E NOSSA ALMA ANGUSTIADA!NÃO SOMENTE EU ENVIEI COM MEUS COLEGAS !QUANTO A ESTE SINDICATO NÓS AQUI NÃO ACREDITAMOS NELE, E AQUELA TAL BEATRIZ FOI UMA CANASTRONA, QUERIA APARECER E CONSEGUIU , ACHAVA QUE ERAMOS BOIS , SÓ QUE SOMOS MASSA, SOMOS MUITOS E SOMOS FORTES! E DEPOIS DOS 112 DIAS DE FOME VOLTAMOS PIOR PARA REALMENTE DERRUBAR O SINDINÚTIL, BEATRIZ E TODA A EQUIPE QUE NOS FEZ DE TROUXA!!!MERCADANTE UM RECADO, ESPERAMOS MUITO, SE NÃO PAGAREM VAMOS VIRAR ESTE PAIS, E QUANTO A PARALISAÇÃO DE 3 DIAS VÁ A CORJA DO SINDINÚTIL SOZINHA!!!!!!!!!
    COLEGAS ABRAM O OLHO ESTA PARASILASAÇÃO É PARA POLITICA E NÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO!
    ONDE ESTA A CUT, O SINDINÚTIL E A CNTE É PARA MOVIMENTAR SEUS CANDIDATOS!
    A BURRITA BEATRIZ PENSA QUE ENGANA OS PENSANTES MISERAVEIS!!!!!!!!!!!!

    COM FÉ, GARRA, LUTA E UNIÃO O PISO SERÁ NOSSO!!
    São João Del Rei

  1. Beth, Alvaro,Sérgio, Gabriela disse...:

    Prof Marly
    Escreva uma carta para Mercadante

    Entre no site do mec.gov.br,vá rolando olhando à esquerda,no final onde está escrito Serviços,entre procure Fale conosco ,entre escolha a opção piso salarial e mande seu relato .Anote o número da demanda e da senha.Dentro de mais ou menos uma semana,volte lá usando estes números e veja a resposta.Depois passe para nós. Ontem Já mandei duas questões.Acho que os professores devem mandar muitas perguntas e muitos pedidos a ele.Um dos meus pedidos foi ensinar ao Anastasia a diferença entre Piso e Subsídio.jogue no facebook e peça a todos companheiros(as) para fazer o mesmo!
    Um grande abraço dos Miseraveis do Sul de Minas

  1. professores unidos betim/ belo horizonte disse...:

    Olá prof.Marly, leia
    SAIU NO SITE DA ASSEMBLEIA: DEPUTADO QUESTIONA PUBLICIDADE SOBRE EDUCAÇÃO EM MINAS.COMISSÃO DOS DIRTEITOS HUMANOS PROMOVE NESTA QUARTA -FEIRA 07/03/2012 ÁS 9H A PEDIDO DE ROGÉRIO CORREIA UMA AUDIÊNCIA QUE DISCUTIRÁ O TEOR DA CARTA DO GOVERNO ENCAMINHADA AOS PAIS E DA PROPAGANDA DE DÉBORA FALABELLA SOBRE A EDUCAÇÃO. ESTARÃO PRESENTES NESTA AUDIÊNCIA: GAZOLLA ,VILHENA E BEATRIZ CERQUEIRA, minhas opinião
    este canastrão ROGÉRIO CORREIA nada fez, cruzou os braços no momento que mais precisavamos!Como está chegando a época da politica agora quer aparecer para os professores porque precisa de votos,só um recado você ROGÉRIO CORREIA não consegue mais nada do professorado, e você Beatriz só nos usou, o que você está esperando mulher para renunciar? CAIA FORA BEATRIZ INÚTIL!qUANTO AO PT, PSDB DIAS CONTADOS! DILMA CADÊ SUA RESPOSTA?VAMOS FAZER IGUAL A ERA COLLOR VARRER ESTE PAIS DE CRAPULAS!DESAFIO DILMA E MERCADANTE, TROQUE NOSSO SUBSIDIO PELOS SEUS SALÁRIOS!
    BETIM/ BELO HORIZONTE!

  1. Antonio Sousa disse...:

    Querida Dilma aqui é outro miseravel tentando comunicação essa barra que caiu em seu pé foi bom mas deveria ser na cabeça pra ver se você acorda e veja o roubo que está ocorrendo nas licitações para a construção dos estádios da copa.E nosso suado salário que nos foi roubado em MINAS GERAIS? QUAL SERÁ A SUA PROVIDÊNCIA?
    Vai amanha de madrugada na fila do sus pegar uma consulta, ai VOCÊ vai saber o q è dor, pelo qual o zè povinho passa nesse teu governo, eqto vc q nao fez nada atè agora, tà na alemanha engordando, em òtimos hoteis, as custas desses q madrugam nas filas do inamps pelo brasil A SAÚDE E EDUCAÇÃO NÃO É PRIORIDADE! O POVO TEM QUE CONTINUAR MORRENDO E BURRROS PARA VOCÊS MANIPULAREM!
    ESTAMOS ESPERANDO A SUA ATITUDE NA APLICAÇÃO IMEDIATA DO PISO SALARIAL EM MINAS GERAIS!
    PROFESSORES REVOLTADOS!
    O TROCO VIRÁ nas urnas!

  1. Geralda disse...:

    A federalização será a solução,já que o governador de Minas está governando com o AI5 e acabando cada vez mais com o estado, temos que formar uma base bastante sólida e coesa para derrubar os tucanos de Minas.

  1. Raimundo /Betim disse...:

    Freqüentei por pouco tempo as carteiras das escolas, mas sempre respeitei os Srs.Professores, infelizmente os governantes, nas últimas décadas,desvalorizaram os nossos queridos mestres. Sou do tempo em que o mestre pegava na mão do aluno para ensinar-lhe a escrever. Agradeço aos Professores não só em meu nome mas tb em nome de meus três filhos.Sinceramente lamento a falta de tato dos atuais governantes como os nossos Mestres.
    Srª. Marly, infelizmente o ministro Mercadante não é confiável, ele tem duas caras, lembra-se quando ele renunciou a renuncia, porque o seu pai Lulla solicitou para que voltasse atrás em sua decisão?

    Parabéns pelo desabafo, e fique com Deus. professora Marly postei no blog do Prof Euler também pois ele é igual você luta pelo direito de todos os professores!Li sua carta no site do governo e no google!

  1. Beth/Belo Horizonte disse...:

    Marly,
    Redirecione a sua carta para a ONU...O Brasil já ultrapassou todos os limites...O estado brasileiro é omisso em todos os níveis...não adianta falar com o governo federal! A OMISSÃO É GERAL!

    Na escola da minha filha, o governo demitiu vários professores ( não renovou o contrato) e criou turmas de até quarenta alunos..Um absurdo! Estou com vocês educadores de MINAS GERAIS!

  1. Geraldo Ataide/ Uberaba disse...:

    Eu defendo os professores em qualquer circunstância, uma vez que são dedicados à educação e a formação de opiniões. Ganham menos que muitas categorias inúteis por aí.
    O que não presta no Brasil são os alunos, eles não colaboram, vão a escola para aprenderem com os professores, não dão o melhgor de sí e se saem despreparados e a culpa vai toda para os mestres.
    Aluno bom, quando quer aprender, aprende até sozinho, em casa, na internet, ou numa biblioteca, tem disciplina, vontade, pensa no futuro e no aprendizado.
    Geraldo Ataide

  1. Glória/ Cristália disse...:

    Olha muito boa a carta
    infelizmente educaçao nao e prioridade no Brasil, sabe pq p eles e melhor o povo ficar burro
    pq se começarem a qestionar, de acordo com os grandes percursores da educaçao Piaget e Frenet a educaçao deve ser p todos, deve ser analisada, e qestionada, se isso vier p o Brasil ninguem votara mais nesses pooliticos...
    Glória

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103