Um passeio por Pirapora com gostinho de Páscoa!


Queridos alunos, fiz esse texto e slide para que conheçam as maravilhas e monumentos históricos de minha cidade natal Pirapora e um pouco do artesanato local. Minha cidade e linda, colorida e alegre, como deveriam ser todas as cidades do mundo. Corre aqui o rio da integração nacional, o rio Sao Francisco, e penso que esse seja o maior símbolo daqui, infelizmente também ele, vítima de capitalismo doentio e da sede incontrolável de riqueza, pois hoje a sua sobrevivência está ameaçada, devido ao assoreamento, desmatamento, poluição e erosão.
Destaquei dois monumentos históricos importantes :
A ponte Marechal Hermes da Fonseca e o vapor Benjamim Guimarães.
A ponte Marechal Hermes é metálica e seu material foi importado de nações européias, é muito linda e gostosa de andar, tem 694 metros e liga Pirapora à Buritizeiro. Teve sua construção iniciada na dácada de 10 pela Central do Brasil, pela necessidade da expansão ferroviária. Foi inaugurada em 10 de novembro de 1922, com a presença de um presidente da República, Epitácio Pessoa. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico.
O vapor Benjamim Guimarães é o último exemplar movido a lenha no mundo. Que diferencial !!! Foi construído em 1913, nos Estados Undos, navegou no rio Mississipi , em rios da Bacia Amazônica, até ser adquirido na segunda metade da década de 20 pela firma Júlio Guimarães que a montou no porto de Pirapora, recebendo o nome "Benjamim Guimarães". Atualmente, o vapor faz passeios públicos aos domingos. Já viajei nele, é muito romântico, lento e imperdível!
Quanto ao artesanato local, destaco as carrancas, que são muito interessantes de se ver. Elas surgiram aproximadamente em 1888. A sua origem teve por base interesses comerciais, pois era um enfeite da proa do barco. De ornamento passou-se também a atribuir a essas curiosas figuras a função mágica de afugentar maus espíritos.
Por último recomendo a região das "duchas", que é um lugar perfeito para banhar, apreciar o pôr do sol, coisa que sempre faço quando estou aqui.
Bem, espero que tenham gostado de ter feito essa viagem comigo pela história de minha cidade,pois foi a maneira que encontrei de compartilhar a Páscoa com vocês.
Como tarefa gostaria que escolhessem um monumento histórico importante de nossa região e trabalhassem com texto e slide, para que os melhores fossem selecionados para o Blog.
Beijos e FELIZ PÁSCOA!!! Marly Gribel

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103