A BELLE ÉPOQUE

A Belle Époque
Costuma-se definir Belle Époque (bela época em francês) como um período de pouco mais de trinta anos que, iniciando-se por volta de 1880, prolonga-se até a Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão designa também o clima de euforia, otimismo e certeza de estabilidade e paz duradouras geradas principalmente pela revolução industrial em curso (novas invenções) que tornavam a vida de todos “aparentemente” mais fáceis.
A cidade de Paris torna-se o centro irradiador de tendências inovadoras na arte, as chamadas vanguardas (do francês avant-. garde, o que vem na frente). As vanguardas pretendiam antecipar a arte do futuro, lutar por transformações e promover atitudes que rompessem com as tradições do passado.
Contudo, apesar do otimismo reinante, os artistas demonstram poder de predizer os acontecimentos que abalariam a humanidade em todo o século XX ( a saber, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial) e suas obras são provas históricas disto. Artistas como os expressionistas, cubistas e abstracionistas expressam sua revolta contra a artificialidade da vida no ocidente e mostram o horror e o sofrimento de grupos e indivíduos
Para efeito de estudo, destaco alguns deles, que conseguiram ler o seu tempo e de forma genial predizer o futuro:
Van Gogh, obra: os comedores de batatas (1885) – Nesse quadro vemos a consciência do conteúdo social tratado e a preocupação do artista em ser fiel à simplicidade dessas pessoas, não apenas mostrando a pouca comida, mas também a escassez de recursos, tanto na casa como nas roupas simples. Com isso, o artista expressa seus sentimentos pelos pobres e desprivilegiados trabalhadores das minas e dos campos e nos faz pensar num modo de vida nada condizente com a chamada “Belle Époque”. Em uma carta ao irmão Théo, o artista comenta sobre a motivação para a criação de "Os comedores de batatas": "Apliquei-me conscientemente em dar a idéia de que estas pessoas que, sob o candeeiro, comem suas batatas com as mãos, que levam ao prato, também lavraram a terra, e meu quadro exalta, portanto, o trabalho manual e o alimento que eles próprios ganharam tão honestamente".
Edvard Munch, obra: o grito (1893) - Essa imagem, talvez a mais impressionante do expressionismo, onde a figura que grita, não sabemos se homem ou mulher (portanto, andrógina) transmite todo seu desespero e angústia. A imagem contorcida num fundo também distorcido, com cores quentes no céu, amplia ainda mais a dramaticidade do quadro. A ponte intacta, assim como seus amigos, indiferentes ao seu sofrimento. Mas uma vez temos um quadro premonitório de desesperança, solidão e isolamento, sentimentos típicos da pós-modernidade. “Segundo o próprio pintor:” Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.”
Pablo Picasso, obra: Lês Demoiselles d’Avignon (1907) - Em meados de 1907 e 1908, surge um novo estilo que revelava ainda mais claramente, até que ponto o homem do ocidente havia sido afetado pela mecanização da vida. Nascia o cubismo. Picasso e Braque, decompunham o objeto em planos simples, retos e curvos, que se emaranhavam sem qualquer compromisso ou com a forma real do objeto. Era um retrato dos homens do século XX, cortados em pedaços, estanques , reduzidos pela indústria a um amontoado de peças destituídas de existência própria e que mal se encaixavam.
Paul Klee, obra: Ângelus Novus (1920) – Representa um anjo assustado, de olhos arregalados, boca aberta e asinhas estendidas, diante de um vento devastador, essa é uma obra posterior à Primeira Guerra Mundial. O anjo da História, provavelmente teria esse aspecto: assombro, medo, impotência diante da tempestade de acontecimentos que chamamos progresso, técnica, capitalismo.
Por fim, destaco o pintor Piet Mondrian com o tema árvores: árvore vermelha, árvore cinza, árvore florida, árvore horizontal, variações de um mesmo tema, construções composta por fragmentação. “O tema dos mais simbólicos, manifesta o movimento evolutivo da vida nas quatro estações do ano, Segundo o próprio Mondrian:” cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por trás de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão em harmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essência oculta e essa harmonia universal”.
Para ilustrar esse trabalho, escolhi fazer um slide com a variação das estações do ano, vistas através das telas de Mondrian, grande pintor holandês que viveu entre 1872 - 1944, suas obras representam o que há de melhor no abstracionismo geométrico.
O que vale observar, é que em todos estes movimentos artísticos, o objetivo dos artistas era um só, quebrar com o tradicional e inovar. Linguagem inovadora da arte que mostrava não só o que acontecia, mas também como aconteceria. Esses artistas foram verdadeiros gênios da comunicação e da arte.
( Marly Gribel)
Atividade

Caro aluno, após a leitura do texto e estudo em sala de várias obras e artistas da Belle èpoque, escolha um para pesquisar e escreva sobre ele no blog

20 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Vincent Willem van Gogh nasceu no di 30 de março de 1853.Sua nacionalidade é Holandesa.O movimento que van gogh participava era o pós-impressionismo,tendo seus principais trabalhos : Os Comedores de Barata;Os Girassóis; A noite estrelada ;retrato do Dr. Gachet.Van gogh teve influencia de Jean-Fraçois Millet no seu trabalho de pintura.Van gogh faleceu em 29 de julho de 1890.

  1. Unknown disse...:

    Vincent Willem van Gogh nasceu no di 30 de março de 1853.Sua nacionalidade é Holandesa.O movimento que van gogh participava era o pós-impressionismo,tendo seus principais trabalhos : Os Comedores de Barata;Os Girassóis; A noite estrelada ;retrato do Dr. Gachet.Van gogh teve influencia de Jean-Fraçois Millet no seu trabalho de pintura.Van gogh faleceu em 29 de julho de 1890.
    Alunos: gustavo fernandes 9ºII, jose antonio 9ºII

  1. Anônimo disse...:

    Paul Poiret nasceu em 20 de abril de 1879 com pano mercantes no pobre bairro de Les Halles, em Paris.
    Em 1905,casou com Denise Poiret Boulet, provenciais uma menina, que viria a ter cinco filhos juntos. Denise, uma mulher
    jovem e esbelta, foi Poiret da musa e do protótipo de La Garçonne. em 1913 Poiret
    disse Vogue, "minha esposa e inspiração
    para todas as minhas criações, ela e a expressão de todas as minhas ideias."Os dois mais tarde foram divorciados, em um processo que estava longe de ser amigavel.
    Ele lançou a École Martine.
    equipe: Caio Lívio, James, Claudio Rodrigues.
    turma:9ªb

  1. Anônimo disse...:

    Vicent van Gogh
    Nasceu em:30 de março de 1853-e morreu em 29 de julho de 1890.
    Foi um artista pos inprecionista,frequente mente considerado um dos maiores de todos os tempos.
    Ele não teve familia ,aos 37 anos,sucumbiu
    a uma doença mental.
    A sua fama cresceu especialmente apos a exibição de 71 das telas em Paris, a 17 de março de 1901, somente apos asua morte sua obra foi amplamente
    conhecida.
    Alunos:Pedro Paulo
    E claudio de jesus
    9ºb

  1. Anônimo disse...:

    Vincen van Gogh

    Vincent Willem van Gogh ( Zundert, 30 de Março de 1853_ Auvers- sus- Oise, 29 de JUlho de 1890 ) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
    Sua vida marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se.
    A sua póstuma cresceu especialmente após a exibiçao de 71 das suas telas em Paris, a 17 de Março de 19001. SOmente após sua morte sua obra foi amplamente conhecida.
    Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do céculo xx, como por exemplo o espressionismo, o fauvismo e o abistrarcionismo.
    O Museu Van Gogh em Amsterdã é deticado aos seus trabalhos e aos dos seus conteporãneos

    Nome: Lucas Fernando-20 e Matheus Henrique Ferreira-23
    9º B

  1. Unknown disse...:

    Pablo Picasso(mágalo)25 de outubro de 1881 Mougens, 8 de abril de 1973 foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século xx. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmicas, usando enfim todos os tipos de matérias. Ele também é conhecido como o co-fundador do cubismo, juntamente com George Braque.
    Picasso conseguiu superar exigências de uma conceituada academia de arte.

    ketlyn lorraine e anne caroline nascimento soares. 9°C

  1. Unknown disse...:

    van gogh ou melhor dizendo vicent willem van gogh esse e seu nome completo desse pintor que e reconhecido por todo mundo pelas suas 71 telas em exibiçoes muito famosos em paris. ele nasceu em 1901 a historia dele foi assim ele nasceu em 30 de março em 1853 sua vida foi marcada de muitos fracassos ele falhou em todos aspectos importantes para seu mundo em sua epoca foi ate imcapaz de construir uma familia, curtir a propria subsistencia ou ate mesmo muitos contatos sociai




    noes: luis fernando da silva souza
    luis fernando silva oliveira

    serie: 9 c

  1. G_G disse...:

    grupo: carlos h.freitas
    gulherme soares oliveira felix
    brunna emanuely fonseca silva
    serie: 9ºc nº10 15 9


    Van Gogh ou melhor disendo vincent willem van gogh,esse é seu nome completo desse pintor que é reconhecido,por todo mundo
    pela suas 71 telas em axibiçoes muito famosas em Paris,no ano de 1901.A historia
    dele foia assim ele nasceu em 30 de março em 1853,a sua vida foi marcada por muitos fracassos ele falhou em todos aspectos,emportantes para o seu mundo em sua epoca foi ate incapaz de construir uma familia,cuter a propia subsistência ou ate mesmo manter contactos sociais.Aos 37 anos , ele teve uma doença mental ate suidando-se foi em 29 de julho de 1890 em Auvens-sur-oise na cidade da frança.

  1. Anônimo disse...:

    van gogh

    van gogh ou melhor dizendo vicente wilian van gogh esse era seu nome completo esse pintor era reconhecido por suas 71 telas em esibiçoes muito famosas em paris.ele nasceu em 1901 a historia dele foi assim.Em 30 de Março sua vida foi marcada de muitos fracaços ele falhou em todos os aspectos inportantes.Em sua epoca foi ate incapaz de construir uma familia curto a propria subsistensia.ou ate menmo com muitos contatos sociais.

    >Esse e van gogh<

  1. Anônimo disse...:

    Vicent Van Gogh, desde criança já pintava quadros maravilhosos. Vocês já ouviram falar em um ditados muito antigo, da época de Van Gogh? "Um artista só fica famoso depois que morre". Foi isso que aconteceu, seus quadros Noite Estrelada e Girassois foram comprados por mais de 1.200 pessoas(é claro que isso foram as cópias)
    Seus quadros são avaliados em milhões, como os Girassois que foi avaliado em 3 milhões de dolares.
    Hoje ele é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.
    As pinturas de Van Gogh são maravilhosas.


    Autora:Camila Silva
    Colaboração:Mariana Isabel
    Ano: 9º1

  1. Anônimo disse...:

    Vicent Van Gogh, desde criança já pintava quadros maravilhosos. Vocês já ouviram falar em um ditados muito antigo, da época de Van Gogh? "Um artista só fica famoso depois que morre". Foi isso que aconteceu, seus quadros Noite Estrelada e Girassois foram comprados por mais de 1.200 pessoas(é claro que isso foram as cópias)
    Seus quadros são avaliados em milhões, como os Girassois que foi avaliado em 3 milhões de dolares.
    Hoje ele é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.
    As pinturas de Van Gogh são maravilhosas.


    Autora:Camila Silva
    Colaboração:Mariana Isabel
    Ano: 9º1

  1. Anônimo disse...:

    Vicent Van Gogh, desde criança já pintava quadros maravilhosos. Vocês já ouviram falar em um ditados muito antigo, da época de Van Gogh? "Um artista só fica famoso depois que morre". Foi isso que aconteceu, seus quadros Noite Estrelada e Girassois foram comprados por mais de 1.200 pessoas(é claro que isso foram as cópias)
    Seus quadros são avaliados em milhões, como os Girassois que foi avaliado em 3 milhões de dolares.
    Hoje ele é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.
    As pinturas de Van Gogh são maravilhosas.


    Autora:Camila Silva
    Colaboração:Mariana Isabel
    Ano: 9º1

  1. mary♥ disse...:

    Vicent Van Gogh, desde criança já pintava quadros maravilhosos. Vocês já ouviram falar em um ditados muito antigo, da época de Van Gogh? "Um artista só fica famoso depois que morre". Foi isso que aconteceu, seus quadros Noite Estrelada e Girassois foram comprados por mais de 1.200 pessoas(é claro que isso foram as cópias)
    Seus quadros são avaliados em milhões, como os Girassois que foi avaliado em 3 milhões de dolares.
    Hoje ele é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.
    As pinturas de Van Gogh são maravilhosas.


    Autora:Camila Silva
    Colaboração:Mariana Isabel
    Ano: 9º1

  1. Anônimo disse...:

    Vicent Van Gogh, desde criança já pintava quadros maravilhosos. Vocês já ouviram falar em um ditados muito antigo, da época de Van Gogh? "Um artista só fica famoso depois que morre". Foi isso que aconteceu, seus quadros Noite Estrelada e Girassois foram comprados por mais de 1.200 pessoas(é claro que isso foram as cópias)
    Seus quadros são avaliados em milhões, como os Girassois que foi avaliado em 3 milhões de dolares.
    Hoje ele é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.
    As pinturas de Van Gogh são maravilhosas.


    Autora:Camila Silva
    Colaboração:Mariana Isabel
    Ano: 9º1

  1. Unknown disse...:

    Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853.
    Vicent van Gogh foi um pintor pós-impressionista, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.

    No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.

  1. Rodrigo pereira e Lucas zuBA disse...:

    VAN GOGH NASCEU NO DIA 30 DE MARÇO DE 1853 EM GROOT ZUNDERT,PAISES BAIXOS FALECIMENTO 29 07 1890(37 ANOS0).
    NACIONALIDADE:HOLANDES
    OCUPAÇAO:PINTOR
    MOVIMENTO ESTETICO:POS IMPRESSIONISMO
    OBRAS:HOMEM VELHO COM A CABEÇA EM SUAS MAOS
    A IGREJA EM NUENEN....
    A doença

    Na ocasião, o diagnóstico de van Gogh mencionava perturbações epiléticas, ainda que o diretor do asilo, Dr. Peyron, sequer fosse especialista em psiquiatria. As crises ocorriam de tempos em tempos, precedidas por sonolência e em seguida apatia. Tinham a média de duração de duas a quatro semanas, período no qual van Gogh não conseguia pintar. Nestas crises predonimavam a violência e as alucinações. No entanto, van Gogh tinha consciência de sua doença e lhe era repulsivo viver com os demais doentes mentais da instituição.Haia

    * Sorrow (litografia, 1882)
    * Homem Velho com a Cabeça em Suas Mãos ("At Eternity's Gate") (litografia, 1882)..

    [editar] Nuenen

    * A Igreja em Nuenen (1884)
    * Os Comedores de Batata (1885)
    * A Casa Paroquial de Nuenen (1885)

    [editar] Antuérpia

    * Caveira com Cigarro Aceso (1886)

    [editar] Paris

    * Guinguette de Montmartre (1886)
    * A Italiana (Agostina Segatori (1887)
    * A Ponte Debaixo de Chuva (1887)
    * Natureza Morta com Absinto (1887)
    * Restaurante de la Sirene (1887)
    * Retratos de Père Tanguy (3 quadros e um desenho) (1887)
    * Dois Girassóis Cortados (1887)
    * Auto-Retrato com Chapéu de Palha (1887)

    [editar] Arles

    * Vista da Planície de Crau (1888)
    * Auto-Retrato com Pipa e Chapéu de Palha (1888)
    * Auto-Retrato Dedicado a Gauguin (1888)
    * Terraço do Café na Praça do Fórum (1888)
    * A Casa Amarela (1888)
    * A Ponte em Langlois com Lavadeiras (1888)
    * A Arlesiana (retrato de Madame Ginoux, 1888)
    * Barcos de Saintes-Maries (1888)
    * O Velho Moinho (1888)
    * Auto-Retrato Diante do Cavalete (1888)
    * A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo (1888)
    * A Cadeira de Gauguin (ou Sua Cadeira Vazia, 1888)
    * A Vinha Encarnada (1888)
    * O Salão de Baile em Arles (1888)
    * Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888)
    * O Café à Noite na Place Lamartine (1888)
    * O Carteiro Roulin (6 quadros, 1888/1889)
    * Os Girassóis (série de 7 quadros) (1888/1889)
    * O Quarto de Van Gogh em Arles (3 quadros, 1889)
    * Vista de Arles com Lírios (1889)
    * Vista de Arles, Pomar em Flor (1889)



    Alunos;Lucas Zuba e Rodrigo Pereira

    Serie:9 a

  1. Unknown disse...:

    Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973) foi reconhecidamente um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

  1. Anônimo disse...:

    Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, França, 14 de Novembro de 1990 e morreu em Giverny, em 5 de Dezembro de 1929. Ele foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas. Alguns de seus quadros: Impressão-nascer do sol;Eglise Devetheuil; Banhistas na Grenouillieere;Coin d'atelier;Femme en blanc ou jardin;La pont Neufococozon de la sierra; La siene as asniéres; Madamme Monet en costume japonês.

  1. Unknown disse...:

    Pablo picasso foi reconhecidamente um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103