Retrocesso...na fala de muitos mineiros...

A Palavra correta que enreda o contexto de Minas é retrocesso, principalmente no que tange as linhas de pensamento da eterna e emblemática luta de classes: burguesia x proletariado. Não se buscou ainda em Minas esse viés - atravessamos Eras sem alcançar Karl Marx. Continuamos medievos.

A vida, caros colegas, se resume em  luta de classes, nela inicia e se encerra a nossa vida, mas em Minas, que dizem ser outro país, e pelo que vejo é mesmo- as lutas são contra todos os partidos, sejam eles da direita ou da esquerda: PT e  PSDB para os mineiros é  a mesma coisa.

É possível ver ( ler) isto em blogs renomados de Minas, como o do Euler, onde os avanços sociais trazidos pelo governo Lula/Dilma nunca são reconhecidos- como se PT e PSDB fossem a mesma coisa.

Esqueceram os mineiros que  a Lei que sancionou o Piso Salarial foi no governo Lula, que a miséria no Brasil abrandou e  se não foi erradicada apresenta um novo contorno. Que a inflação não é mais o grande vilão a nos perseguir diuturnamente, que a Educação superior nunca esteve tão próxima do povo. Mas em Minas os educadores  só conseguem enxergar seu próprio umbigo e Minas não conquistou o Piso, portanto, não podemos avançar nas discussões políticas e reconhecer nenhum outro avanço social. Minas não paga o Piso: a culpa é do Brasil - não foi somente e exclusivamente culpa do governo do PSDB e da ineficiência do sindicato. A culpa também é de Dilma e do Brasil.

Minas não conquistou o Piso Salarial por incompetência mesmo.  Em 2010 o sindicato aceitou o subsídio e muita gente fez festa. No ano ano seguinte, 2011 buscou-se o Piso novamente, por entenderem que o subsídio era uma cilada. Por um momento na longa greve o Piso quase foi alcançado, logo perdido nas fracas intervenções sindicais. E o PSDB conseguiu mais uma vez plantar o subsídio, mesmo para os que o rejeitaram.

 Mas afinal o que esperavam os mineiros? A burguesia em Minas opera assim há pelo menos 300 anos: camufla a verdade para o Brasil e, os mineiros( o proletariado) referenda a mentira e sai atirando pedra pra todo lado.

Temos que parar de referendar o PSDB em Minas, temos que reconhecer os avanços sociais do Brasil com o PT em muitas áreas, principalmente na vida dos mais pobres; ações estas que retiraram milhões de pessoas da linha extrema da pobreza; colocou na pauta do dia o Piso Salarial e recentemente o STF reconheceu a legitimidade do Piso como Lei. Temos que buscar também o Piso, provocando discussões pelo país para federalizar a folha . Mas temos que encontrar lideranças sérias na Educação  em todo o Brasil e propor ações coletivas, caso contrário vamos padecer mais  300 anos 

O bom combate tem que ser travado contra quem nos oprime, ou seja, o PSDB. Temos que avançar na discussão pela política de esquerda e alcançar Marx -considerar o voto como instrumento de luta e não conclamar o voto nulo  e, definitivamente temos que parar de  misturar num só balaio PT e PSDB.

Quanto ao sindicato, permaneço na mesma linha de pensamento: este não representa seguramente as forças de esquerda, nem dimensiona a equação da luta de classes -  apesar do bom disfarce. Portanto, não nos representa mais. Pelo menos não este.


6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Cara Marly, concordo plenamente com você. O grande problema de Minas é a politica de clientelismo que sempre existiu e muitos colegas só conseguem ver avanços quando são benficiados, faltando-lhes a ideia do coletivo. Mas aproveito a postagem para perguntá-la se sabe a última do sindtur de Montes Claros? Uma colega me disse toda eufórica que vai para Porto SEguro na semana santa no ônibus do sindicato. parece que só vão pagar a estadia o resto é por conta do sindiute. Ainda bem que há mais deixei de ser filiado em 2010 e você muito espertamente se disfiliou nesse ano. Mas mesmo assim acho uma vergonha, pois esse sindicato não presta mesmo , é só pão e circo.

  1. Anônimo disse...:

    Será que PT & PSDB não é tudo farinha do mesmo saco?!

    Essa é a cara do governo do partido dos trabalhadores:

    "O jornal Zero Hora publicou nesta quinta (21) um relato estarrecedor de duas professoras que participaram das correções do ENEM. De acordo com as informações obtidas pela jornalista Letícia Duarte, a orientação recebida era a de fazer “vista grossa” aos erros encontrados e “aprovar o maior número de pessoas”."

    NA ÍNTEGRA -> http://www.implicante.org/blog/avaliadoras-do-enem-dizem-que-ordem-e-ignorar-erros-e-aprovar-o-maior-numero-de-pessoas/

    E não é só isso, tem mais:

    Essa última matéria mostra que a coisa não vai pra frente mesmo, independente de partido. "A escola não pergunta aos pais se querem ensino religioso ou outra alternativa: ficar na rua, zanzando pela escola, no recreio jogando bola etc. Só seria facultativo se houvesse alternativas pedagógicas. Como não há, torna-se obrigatório o que a Constituição diz que é facultativo — argumenta Cunha."

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/ensino-religioso-obrigatorio-em-49-de-escolas-publicas-contra-lei-7928028#ixzz2OUu5AloP

    Sei não, Marly, tá tudo dominado. Em matéria de 'educaçã', não há como escapar. Entra governo sai governo, a coisa não desanda.

  1. Anônimo disse...:

    Boa noite!

    Comissão que estuda a Reformulação do Ensino Médio realizará amanhã, às 14h30h, Audiência Pública Interativa com Sr. Marco Antonio de Oliveira, Secretário de Educação Tecnológica do MEC.

    Oportunidade para estudantes e professores discutirem propostas para a Educação no Brasil.

    Participe de chat em tempo real com os Deputados e convidados! http://bit.ly/YCFh27

  1. FUIIIII disse...:

    E assim caminha a educação...

    "Rio - A diretora da Escola Municipal João Kopke, em Piedade, Leila Soares, foi espancada por um aluno de 15 anos após adverti-lo no correrdor da unidade. O episódio ocorreu na última sexta-feira, por volta das 10h30. A vítima foi empurrada contra a parede, imobilizada pelo estudante e levou vários socos no rosto. Ela está com hematomas na gengiva e com a audição prejudicada. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade) e o estudante foi expulso da escola."

    Deixo uns questionamentos:
    - Se fosse o professor agredido daria expulsão?
    - Se fosse em Minas daria expulsão?

    Read more: http://odia.ig.com.br/portal/rio/diretora-%C3%A9-espancada-por-aluno-de-15-anos-1.564502

  1. mepoupe!! disse...:

    "Governo paulista põe fim a aulas de geografia, ciências e história para melhorar a qualidade de ensino - O governo do Estado de São Paulo retirou o ensino de História, Geografia e Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental."

    E essa medida é pra sobrecarregar os professores de Português e Matemática que são as matérias avaliadas pelo sistema e tentar melhorar o IDEB. Como se quantidade fosse qualidade. Não vai resolver e ainda por cima, os alunos ficarão prejudicados com a esclusão das 3 ciências. A medida é uma diretriz da Secretaria de Estado de Educação. Agora eu pergunto: educar é treinar alunos para resolver provas de múltipla escolha? É aumentar português e matemática, para adestrar os alunos a resolver questões simuladas de avaliações externas? Francamente!

    Fonte: http://www.viomundo.com.br/denuncias/governo-alckmin-acaba-com-aulas-de-geografia-historia-e-ciencias.html

  1. ANÔNIMUS disse...:

    mepoupe!!
    26 de março de 2013 13:18

    As ações do PSDB são claramente idênticas às dos militares à época em que estiveram no poder. Qual a melhor maneira de adestrar a população? Ao meu ver em relação ao ensino brasileiro os governantes estão em conexão com o viés da Ditadura Militar e da mesma maneira com que os militares uniram Geografia e História formando os Estudos Sociais e para pacificação e manutenção de uma sociedade ordeira incluíram OSPB (ORGANIZAÇÃO SOCIAL POLÍTICA BRASILEIRA), creio que seja isso mesmo a tradução da sigla. Hoje em dia os partidos, principalmente o PSDB seguem a linha de calar os profissionais das áreas de humanas ou pelo menos domesticá-los retirando as matérias que formam o cidadão crítico com visão política questionadora, e digo mais, o Ensino Religioso segue cumprindo o que OSPB fazia há tempos remotos.

    Em relação a alguns comentários em relação ao sindicato, digo o seguinte, o sindute tem uma certa ligação com o PT e é lógico que o próprio PT tem elementos mais radicais que não seguem a linha de decisão e coligações e alianças como as que tem sido feitas com o propósito de se estar no poder, e para estar no poder tem fazer uso do receituário de Nicolau Maquiavel quando este lançou "O PRÍNCIPE", que o diga Fernando Pimentel em Minas
    Gerais.

    PIMENTEL NOS OLHOS DO PROFESSORADO MINEIRO É REFRESCO.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103