Diz um ditado: antes só que mal acompanhado. O sindicato é este mau.




Precisamos pular a cerca



A Educação mineira pede Socorro declara a coordenadora do Sind UTE e também da CUT/MG  em seu blog. E eu digo: os educadores pedem socorro contra este sindicato maléfico. Interessante destacar que ela não apresenta nenhuma proposta de mudança - ataca o governo e lá na página do sindicato faz o mesmo discurso, ou seria monólogo, bastante semelhante ao governo- muita propaganda, muito demagogia. Mas na prática o resultado é bem diferente- o governo deita e rola e o sindicato finge que denuncia.

Ela diz que discutiram as estratégias de luta deste ano- o famoso calendário anual e eu fico aqui me perguntando: será que alguém neste Estado ainda acredita nela? neste sindicato? nestas furadas estratégias de luta? Ela é a garota propaganda do sindicato - O governo utiliza os atores da TV - estes  pouco interessam por questões sociais, eles vivem no mundo do mercado: o capitalismo selvagem, isto é rotineiro- faz parte do programa. As demagogias são do governo não deles. Ela critica os atores, mas ela age como nossa atriz global.

Fomos arrastados por este sindicato - duas longas greves, fora as menores e desastrosas, que mais bagunçaram a nossa vida que ajudaram e na HORA H- de dizer NÃO a Anastasia - disseram SIM, e isto duas vezes. Seria loucura da categoria sair à luta com esta gente - é praticamente entregar o pescoço a degola. Se existem filiados ainda, eu sugiro que desfiliem - esta gente que lá se encontra é mais do governo que Renata Vilhena, porque essa está a serviço direto do governo e estes, muito pior, dizem nos representar, mas na surdina, à revelia da categoria e na hora mais quente, nas proximidades da "vitória" recuam...deixando a tropa aniquilada. Por que será?

Fomos literalmente triturados nas duas últimas greves e como ficamos fragilizados, sem poder de reação, graças a conivência deles, estamos amargando os piores dias na Educação mineira. Quando terminei esta semana de aumento abusivo da carga horária senti um cansaço extremo... e vi o mesmo no rosto de cada colega da escola- havia um pesar, um desalento profundo- alguém disse na hora do recreio- pior escravidão não há.

E a coordenadora do Sind UTE com aquele discurso do rei, mas....não enfrenta ela o sabor destas lições na prática, na rotina escolar. Esta afronta, essa violência física só nós sabemos descrever.

Pior, tive notícia que o sindicato vai requerer na justiça o pagamento do Piso retroativo a 2008, quando O Supremo já decretou retroativo  para 2011. Ou seja, eles não querem o Piso Salarial Nacional, pois querem muito além do possível, ou melhor, o impossível diante da Lei. É este sindicato que nos representa- quer o que não é possível na Lei.

Na ocasião das eleições, à porta do Sind UTE de MOC mais parecia um local de disputas territoriais e o grupo de Beatriz( vencedor) é claro, arregimentou soldados e aposentados. Tinha gente até da capital para fazer boca de urna, segundo fontes . Eu vi muita gente na porta- desconhecidos , é claro. -  Estes soldadinhos (pelegos) estão lá cada qual no seu reduto preparando para as futuras eleições- agora para deputados e senadores;  outras barganhas seguirão e as permanências nos cargos também. 

Neste sentido, não temos mais nenhuma razão para acreditar nesta gente, que utiliza o mesmo jogo do governo  e discursa da mesma forma- mas quem sofre na pele somos nós - a tropa ou seria a carneirada ?

Mas os mineiros permanecem acuados com medo lobo mau. Precisamos amadurecer enquanto classe e neste momento é mais seguro fora das instituições. O governo é brutal mas as leis existem e estão desenhadas na nossa frente. Precisamos redesenhar nosso futuro, porque a vida segue seu curso e as lutas também. Mas enquanto isto precisamos do caos - desmobilizar estas forças atrasadas do sindicato- e para tanto precisamos desligar da instituição- no caos já estamos e também com o cão- vamos caminhando e discursando o fim do  rei e  seu reinado e também do monopólio sindical . Enfim, antes só do que mal acompanhado ( diz o ditado popular) e eu acredito nisto.

Desfiliar e aguardar novas lideranças( elas surgirão naturalmente) e conspirar contra o fim destas oligarquias em todos os segmentos do Estado- este processo é lento, mas seguramente é esmagador. Sou educadora por princípio, por amor a profissão, vou terminar minha carreira lecionando. Aposento em um dos cargos este ano, mas estarei a serviço da categoria para construção de futuras lideranças. Aos 24 anos me colocaram um microfone na mão, uma grande liderança passava para mim o bastão e eu discursei para meus colegas o futuro de um novo sindicato - este mesmo que hoje não vale mais nada.

Mas a  educação é para sempre e a construção dela passa por nós- quero escrever ainda belas páginas juntos com todos os companheiros que estão chegando e também com os que  se retiraram dos campos de batalha. Minha fé e minha energia é inesgotável- a História ensina- nenhum mal dura para sempre.

Enquanto isso, Montes Claros que optou pela prefeito burguês vai sofrendo as consequências... e este caos inicia exatamente na Educação. O voto nulo, o voto em branco favorece muita gente, menos o povo. Este tema foi muito discutido e muito ampliado nas redes sociais- anular o voto - a burguesia venceu e agradece. Precisamos rever nossos conceitos e participar efetivamente das discussões políticas do país, principalmente  neste gueto- DESPERTA MINAS GERAIS !

33 comentários:

  1. Desfiliada disse...:

    Parabéns!!

  1. Prof Ana Beatriz/BH disse...:

    EXCELENTE TEXTO DESFILIAÇÃO EM MASSA A b(atriz) agora almeja ser deputada...
    vamos jogar essa corja na sargeta....

  1. Anônimo disse...:

    É o que eu sempre falo aqui.Desfilie colegas pois eles vão balançar quando virem as contas se aproximando do zero.O que mais falat para os filiados verem,sentirem o que é este sindinutil?Pense, não se enganem mais.Eles estão trabalhando a quantos anos para o governo e tentando nos dizer que é para nos defender.Chega colegas .Parem pensem e desfilie já.Concordo em tudo com a Marly.

  1. Carlos disse...:

    SINDICATO=CUT , BEATRIZ A SUJA QUE VENDEU NOSSO PISO!
    Estou com você MaRLY.

  1. Prof José Augusto disse...:

    Professora Marly estou chocado com Euler Conrado , nada faz mais pela educação e agora no blog dele está deixando atacar você!Estou abismado Euler Morreu!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Anônimo disse...:

    Marly , Boa Noite! Euler cita você em seus textos .Mas ele não tem lado nenhum!

  1. Prof Solange disse...:

    Marly eesa semana vou desfiliar como faço?

  1. Prof Antonio Jorge disse...:

    Esses outros blogs que já nem leio , somente são lamentações.... Parabéns Marly Pela garra e coragem! Desfiliado.

  1. Prof Mário BH disse...:

    Cara Prof Solange , vá no SEPLAG QUE A DESFILIAÇÃO É IMEDIATA!
    Abraços Marly e Parabéns por ser o cenário DE MINAS GERAIS!

  1. Prof Paulo/Uberaba disse...:

    Triste VER pessoas que diziam ser da educação e serem vendidas , admiro você GRANDE MARLY NUNCA SE CORROMPEU ESTÁ SAINDO DE UM CARGO COM MÉRITO DE GRANDE MESTRA!
    desfiliado, seplag é na hora pessoal desfiliem não sustentem parasitas!

  1. Prof Soares/BH disse...:

    Odeio hipocrisia, odeio falsidade,luta é em conjunto , criar blog para aparecer, triste,,,,
    PARABÉNS MARLY PELAS VERDADES , PELA UNIÃO POR LUTAR PELA CATEGORIA QSE 30 ANOS!!!!
    DESFILIADO..

  1. Prof Cláudio disse...:

    Eu vi uma moça nova lutar pela categoria, eu vi ela levantar a bandeira dos educadores, eu vi ela enfrentar gás lacrimogêneo, pedras, armas...
    eu vi ela fazer o mundo....
    essa moça hoje mulher enalteço VOCÊ MARLY GRIBEL!
    DESFILIADO , SINDINÚTIL NUNCA MAIS!

  1. Prof Gerson/ Uberlândia disse...:

    Falar de Marly é falar de lutas de um tempo que passou!Ela lutou fervorosamente em 2010 2011 teve dinheiro nunca reposto...
    Nunca abandonou sua classe ,hoje não existe pessoas igual você Marly, todos tem um preço...
    Estou com você desfiliaçao imediata!
    Grande abraço Guerreira.

  1. Patricia/ Sete Lagoas disse...:

    B(ATRIZ)CABOU FIA VAI MAMAR NAS TETAS DE NANÁ , PARABÉNS MARLY VERDADE NUA E CRUA SEU TEXTO, O NOSSO COTIDIANO , A NOSSA REALIDADE!
    DESFILIADA ONTEM,

  1. Hudson disse...:

    Desfiliado

  1. Anônimo disse...:

    Nunca confiei em Sindicatos em geral, mas desde que ingressei na educação, vi que o pior de todas as categorias é esse sind-ute/MG.

  1. Silvana Meira bh disse...:

    desfiliada, obrigada Marly, cansei de ler blogs horríveis servindo Beatriz e Naná
    abraço

  1. Prof Jean disse...:

    O mal paira nos blog alienados , alienigenas, nunca souberam o que realmente é lutar.
    Desfiliei companheira . Agora lutar por tempos melhoRes!

  1. Prof Phillip disse...:

    Sindinútil nunca mais ! DESFILIADOOOOOOOOOO.....

  1. Prof Rosana disse...:

    Em Cristo por Cristo me livrei do maldito sindicato!
    DESFILIADA, SALVE , SALVE!

  1. Prof Anderson disse...:

    O tempo sopra a novo favor guerreira de luta, inegualável mulher de nome Marly Gribel!
    desfiliado

  1. Prof Pedro Albuquerque/ Betim disse...:

    SINDI PELEGO NUNCA MAIS!
    DESFILIADO!OS TROUXAS QUE LÁ FIQUEM PARA SUSTENTAR BEATRIZ E SUAS VIAGENS DE LUXO!
    ACABOU COM A CATEGORIA!

  1. Prof Ana Lúcia disse...:

    Crux Sancti Patris Benedicti.
    Crux Sancta Sit Mihi Lux.
    Non Drako Sit Mihi Dux.
    Vade Retro Satana!
    Nunquam Suade Mihi Vana;
    Sunt Mala Quae Libas:
    Ipse Venena Bibas.
    IHS!Livrai_nos deste sindicato que não nos representa AMÉM.
    DESFILIADA.

  1. Prof Hernani e turma de Araxá disse...:

    Seu post Marly abriu minha mente e de todos os colegas de Araxá, fomos no Seplag e já desfiliamos!
    A nossa gratidão..
    abs

  1. Prof Sebastião Vieira/ Uberlândia disse...:

    A BESTA IMPERA EM FORMA DE BLOGS TENTANDO CRIAR O APOCALIPSE!
    MAS O BEM SEMPRE PREVALECE!
    DESFILIADO.

  1. Maristela/bh disse...:

    SINDI UTI LIXO INÚTIL..]

    B(ATRIZ)VENDIDA..
    HILÁRIO SER HORRIPILANTE , NADA FEZ NESSES ANOS TODOS , SOMENTE RECEBER DINHEIRO!
    DESFILIADA

  1. Prof Andrade/Sabará disse...:

    O HOMEM VEIO DO PÓ E AO PÓ VOLTARÁ!
    O SINDINÚTIL E A ATRIZ VIERAM DO LIXÃO E PARA O LIXÃO VOLTARÃO!!!
    DESFILIADO ...

  1. Mauricio/Ouro Preto/mg disse...:

    Nojo hoje tenho de quem ainda tenta segurar o SINDINÚTIL , NUNCA FEZ NADA E AGORA DESISTAM PORQUÊ NÃO IRÁ FAZER MESMO.
    DESFILIADO HOJE ATRAVÉS DO SEPLAG.

  1. Anônimo disse...:

    pessoal gostaria de obter o passo a passo de desfiliação do sindute

  1. professoramaluquinha disse...:

    Anônimo
    9 de março de 2013 09:05,

    Se você não quer se desfiliar direto no SEPLAG, envie uma carta de desfiliação para o sindicato, com AR e cópia do último contracheque. Abaixo segue um modelo:

    À DIRETORIA DO SINDUTE-MG (SINDICATO ÚNICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO)
    ILMª. SRª. DIRETORA PRESIDENTE DO SINDUTE – SINDICATO ÚNICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

    De acordo com o Artigo Oitavo em seu Parágrafo Quinto da Constituição Federal Brasileira que diz: Ninguém será obrigado a filiar-se ou manter-se filiado ao sindicato, venho por meio desta Carta informar-lhes sobre a “minha decisão de desfiliar-me desta entidade” por entender que a mesma não atende a os requisitos mínimos e básicos de representatividade sindical trabalhista necessários para o tipo de trabalho que exerço junto a categoria dos profissionais em educação do meu estado. De posse das Leis Constituídas do meu país, faço valer o meu direito de cidadão e trabalhador brasileiro anunciando-lhes o meu desejo de desfiliação deste sindicato a partir da data de hoje, ___ de ______________ de ________.

    Certo da compreensão de todos, solicito ainda que informem a SEE, Secretaria da qual faço parte para que seja evitado qualquer desconto de minhas remunerações mensais em favor do SindUTE, com exceção do Imposto sindical que é retido apenas uma vez por ano, e ainda é obrigatório (pelo menos até o momento).

    Eu____________________________________ MASP _______ RG __________

    Função ____________________Lotação
    ____________________

    (Cidade) ___de _________de ______


    ______________________________
    Assinatura

    Envie para --> Rua Ipiranga, 80 - Floresta - BH - MG - CEP: 31015-180

    Também sou desfiliada. E não caiam no papo de sindicalistas que o governo comemora cada desfiliação. Nossa desfiliação não tem nada a ver com picuinhas, é somente um direito garantido pela Constituição. Boa noite.

  1. professoramaluquinha disse...:

    O Euler te admira e respeita muito, Marly, ele escreveu:

    " E tentam inclusive nos colocar contra a comandante Marly Gribel. Pura perda de tempo. Marly tem todo o nosso respeito e admiração, mesmo quando não concordemos com algumas poucas propostas ou iniciativas, que ela tem todo o direito (e autoridade moral) de fazê-las. Mas na maioria das vezes concordamos plenamente com as análises da professora Marly, que só enriquecem o cenário da Educação, muito marcado pela ausência de reflexão crítica.

    Aliás, eu não vou "brigar" com os colegas do NDG - Rômulo, Marly, Ivete, André Buzina, Nelson Pombo, Petronio, Flávio, Martinho, Gracieuza, Vladmir e mais um monte, um monte de gente mesmo, que merece todo o meu respeito e admiração. Não tentem me jogar contra eles, pois não conseguirão. É unilateral - eles podem brigar comigo, eu não vou brigar com eles, rsrs."

  1. Anônimo disse...:

    Professora Maluquinha, obrigada pelas instruções.
    Anônimo 09 de março de 2013, 09:05

  1. Efetiv@doL&I100 disse...:

    Bem dizem que os brasileiros não tem memória, lá no blog da B-atriz figura esse comentário:
    “ Carlos Germano disse...
    Beatriz todos os professores efetivos efetivados e designados, todos estão ansiosos para saber quando vai acontecer o julgamento da lei 100 não tem como você ver essa situação? Quanto mais rápido ela for julgada melhor para resolver essas intrigas nas escolas
    9 de março de 2013 00:03 ”
    Cabe lembrar quem promoveu “essas intrigas”, ou seja, o próprio sindicato. Está lá no blogger supracitado:

    Fonte: http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com.br/2012/01/atencao-servidores-prejudicados-pelo.html

    “Os servidores efetivos que se sentirem prejudicados pelos critérios estabelecidos pelo artigo 8º da Resolução SEE 2.018/11 (que estabeleceu o quadro de pessoal e critérios de designação) devem enviar ao Departamento Jurídico do Sind-UTE MG a documentação abaixo relacionada para que seus direitos sejam defendidos judicialmente e imediatamente (...)
    Documentação necessária:
    - cópia dos documentos pessoais: CPF e CI;
    - Contracheque recente;
    - Publicação da nomeação (para comprovar o vínculo, está disponível na pasta do servidor na escola);
    - Ata de distribuição de aulas (disponível na escola);
    - Publicação da remoção/lotação (para os servidores que ficaram prejudicados em função do tempo de serviço);
    - Lista de classificação da escola;
    - Procuração, declaração de pobreza e relatório preenchido pelo servidor (disponível no site e enviado às subsedes);
    - Ficha de filiação preenchida no caso do servidor não ser filiado ao sindicato.

    A documentação deve ser enviada ao Departamento Jurídico, aos cuidados da advogada Dâmaras Santos, endereço: Rua Ipiranga, 80, Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 31.015.180.”

    O governo criou a L100, efetivou sem concurso, e o Sind-Pelego fez pior: promoveu o racha na categoria, fazendo acepção entre o vínculo dos servidores, e ao entrar na justiça em defesa de um segmento, conseguiu por em risco o trabalho de 98 000 servidores. E eu me pergunto: quantos dos efetivados pela Lei nº 100 são filiados ao Sind-INUTIL? Um sindicato que é contra o filiado e depois reclama dos 400 dissidentes que se juntaram a APPMG. Pelo menos, essa associação defende com unhas e dentes seus associados e por tabela a famigerada Lei 100, que garante o sustento de inúmeros profissionais da educação.

    Por causa dessa decisão de entrar na justiça em defesa dos efetivos concursados, a causa foi de instância em instância até chegar ao Supremo, e provocar o pânico entre os trabalhadores. Esse mesmo sindicato que discriminou os trabalhadores em educação, hoje assume uma posição hipócrita e totalmente incompatível com o problema que a própria entidade criou, e posta: “A Educação Mineira Pede Socorro” Vamos ver?

    “E o Governo continua a manipulação de informações sobre a Lei 100 discursando pela "tranqüilidade" em reuniões no Palácio da Liberdade enquanto todos sabem que o Supremo Tribunal Federal, em julgamentos semelhantes, considerou a vincularão sem concurso público inconstitucional. Brinca com a insegurança das pessoas. Sonega o entendimento que defendeu junto ao STF, bem diferente do discurso que faz à categoria.”

    FONTE: http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com.br/2013/03/a-educacao-mineira-pede-socorro.html

    Quem ‘brincou’ com a segurança dos efetivados pela Lei 100 foi o sindicato, entrando na justiça para denunciar a inconstitucionalidade da mesma e em defesa dos concursados que se sentiram prejudicados com a Resolução de 2012, que definiu os critérios para a atribuição de aulas.

    “Por tudo isso, a educação mineira pede socorro.” – Cabe a pergunta de um comentarista, a qual ficou sem resposta:

    “Nilo disse...
    Você abre seu post com o título "a educação mineira pede socorro". E de onde virá o socorro?
    4 de março de 2013 20:50”

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103