No palco das Eleições o espetáculo é possível sim! E SP provou isto.


O eleitor resolveu "meter o bico"

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:



Foi um domingo para não esquecer. A história rugiu, rangeu e se mexeu; repôs certas correlações entre a nervura social e o voto; entre o discernimento popular e o legado histórico de projetos e propostas antagônicas. As urnas falaram e, como é natural, em escrutínios municipais marcados por peculiaridades locais, emitiram vereditos ecumênicos. 


Mas certas linhas se destacaram: primeiro, o PT superou o PMDB e se tornou o partido mais votado no país, com 17,3 milhões de votos; cresceu 4% sobre 2008. Seu rival, o PSDB perdeu 4%. Em segundo lugar: o PT ganhou 627 prefeituras (14% mais que em 2008) e disputa o segundo turno em seis das maiores cidades do país. Não só. 

Ali onde a natureza da disputa incorporou a tensão do conflito entre dois grandes blocos de interesses contraditórios -- não apenas no âmbito local, mas nacional e também no plano da crise global-- a resposta do voto desautorizou o prognóstico conservador. Ou seria melhor dizer a torcida e, em alguns casos, a quase fraude? 

O domingo mostrou que o mundo seria perfeito para o conservadorismo se a democracia pudesse ser resolvida no campo das 'ilações', tão a gosto de certas togas e dos interesses aos quais elas se oferecem, sendo por eles obscenamente desfrutadas. Se bastassem as 'ilações' do Datafolha, por exemplo, Serra iniciaria hoje um passeio pelo segundo turno para desmontar o frágil Russomano. 

O Datafolha modelou esse cenário; insistiu nele até o último instante, reservando a Haddad uma 3ª colocação algo desanimadora. Em 24 horas, tudo mudou: o candidato do PT saltou dos 19% que lhe eram atribuídos pelo instituto dos Frias e encostou nos 29%. Como um instituto que se pretende isento não capta um migração de votos dessas proporções? 

Se Haddad fosse um furacão e o Datafolha um serviço de meteorologia, que destino caberia aos responsáveis por tão clamorosa falha? 

As ''ilações' tampouco se revelaram pertinentes na tarefa de derrotar Chávez neste domingo. Maciçamente apresentado como uma ruína política pelo jornalismo conservador - incluindo-se os mervais brasileiros - o 'autoritário' Chávez venceu Henrique Capriles, num pleito difícil, mas limpo, por uma diferença da ordem de 10 pontos (54% a 44%). 

Domingo memorável esse em que o eleitor resolveu 'meter o bico' em São Paulo, em Caracas e outras praças, para horror daqueles que não suportam 'estrangeiros' em seus currais. Mas também uma jornada recheada de advertência às candidaturas de esquerda que seguem para o 2º turno: é hora de vestir a camisa do bloco progressista ao qual pertencem, se quiserem obter os votos que - tradicionalmente - a eles se destinam. A ver.



19 comentários:

  1. Gilmar Custodio Uberlândia, MG disse...:

    Sou esquerdista com orgulho e, ao contrário da maioria de analfabetos direitistas que postam aqui, eu sei exatamente os motivos que levam ficar ao lado das pessoas fente ao capital. Já era tempo dessa máscara PSB/PSDB cair, não tem mais espaço pra quem fica em cima do muro, ou é esquerda ou é direita, o PSB mineiro já se declarou ser de direita, pena que seus eleitores nem saiba o significado disso.

  1. Raissa Marques Belo Horizonte, MG disse...:

    Pronto ! foi eleito mais uma vez o PREFEITO dos ricos !!!! Mais uma vez os pobres irao ficar sem prefeito por mais 4 anos !!!! E triste ver como a elite tem voz ativa nesta cidade,E os IDIOTAS DOS PROFESSORES!

  1. Marcelo Silva Belo Horizonte, MG disse...:

    Olha só o bando de fascista riquinho.. Não sou esquerdista, nem m**** nenhuma, mas sei que Marcio "LaSerra" ajudará a manter a pobreza em Belo Horizonte. Parabéns por contribuirem para a eleição de um prefeito que governa a cidade como se fosse uma empresa, onde o pobre só se f****Bem feito para os professores votaram nele e vão levar na B...

  1. Geoci Araujo disse...:

    POIS SENHORES,O PT É O MAIOR,SEGUIDO PELO PMDB,PARTIDO DA PRES.DILMA E DO VICE MICHEL TEMMER.SÓ ALEGRIA.ENGULAM ESSA ALGUNS BLOGUEIROS SEM NOÇÃO QUE FICAM ESCREVENDO MERDA!

  1. Paulo Pimentel/bh disse...:

    PT" é realmente uma vitória para o partido e demonstra de forma cristalina a pobreza do PSDB e seus eleitores. Partido que acha que o Brasil é só a grande são paulo e vira as costas para o resto, sem perceber que isso é ruim para todos. O conservadorismo e o preconceito governando há decadas, mas o pessoal tem medo demais de mudança pra perceber que as coisas estão ERRADAS.
    Alguns blogueiros imbecis tem que tomar simancol, alienados, Levou categoria de M...
    Parabéns Marly, quase chegamos... grande abraço

  1. Jairo Thiago disse...:

    O mensalão se tornou a única bandeira dos tucanos... eles não tem propostas e apoio popular. Mal sabe eles que terminando esse mensalao, o mensalao TUCANO começará a ser julgado. Ai eu quero ver a choradeira...

  1. Ivan Tenório/São Paulo disse...:

    Nada novo! Eu já havia dito – o PSDB vai acabar. Então, nada novo. Minha cigana acertou novamente... Os prostrados procuravam no “julgamento mensalão” sua “tábua de salvação”, porém está claro para muitos – e cada dia mais pessoas percebem – toda essa tendenciosidade da imprensa conservadora brasileira. Vai chegar a um ponto em que os candidatos mais votados serão exatamente aqueles que essas “famiglias” perseguem. Fico muito feliz! Parabéns aos brasileiros! Parabéns a São Paulo! Hoje, Alexandre Garcia – contrariado, evidentemente – fez um comentário muito feliz sobre...

  1. Aurio Campos/bh disse...:

    Voce acredita no resultado das urnas eletrônicas? Eu não! Quem conhece informática sabe porque que não são confiáveis.

  1. Vinicius Teixeira Belo Horizonte, disse...:

    PT cresce e PSDB diminui. Chora tucanada.

  1. Helio Pereira São Paulo, SP disse...:

    O "Mensalão" ocorreu em 2005 e esta sendo julgado agora pelo Supremo,não conheço nenhum Petista que defenda que Culpados sejam absolvidos e inocentes condenados e todos esperam que a Justiça seja feita neste caso e que o mesmo seja feito com casos semelhantes,inclusive com o DE MG que esta na MESA de Joaquim Barbosa. A oposição tentou usar este Julgamento nas eleições,mas o eleitor sabe que os candidatos do PT nada tem com este caso que ocorreu no Congresso Nacional em Brasilia e não em seus Municipios. O eleitor enxergou a realidade que a oposição tentou esconder e não conseguiu!

  1. Antonio Paiva disse...:

    Quando os tucanos vão perceber que ninguém mais diz o que os brasileiros devem fazer? A mídia tem força, é inegável, mas na hora do voto, o que vale mesmo é a qualidade de vida da população, e nisto o PT é forte enquanto o PSDB é muito fraco

  1. Dennys Oliveira disse...:

    As murmurações do PIG (o partido da imprensa p0dre) não afetam o povo. O povo sabe o que é melhor para ele, por isso vota no PT. O PSDB - o da privataria, da Alstom, do Daniel Dantas, do mensalão de 1998, do FMI, do desemprego recorde - já tem destino certo, o buraco do DEMO. O PSDB está encolhendo e vai desaparecer, assim como o DEMO - do Demóstenes, do Arruda, do Kassab, dos coronéis. O povo brasileiro é esperto, sabe o que é melhor pra ele.

  1. Wellington Marques disse...:

    O Dem já prepara uma nova mudança de nome, PCN: partido dos coronéis nostálgicos.

  1. Leandro Scott disse...:

    O DEM começoua encolher um ano depois das denúncias sobre o mensalão, tamanha a desmoralização que sofreram e ainda foram obrigados a mudar de nome e refundar o partido, tamanha vergonha que passaram quando as denúncias contra a situação recaíram sobre a oposição. Para quem não se lembra, os nomes do DEM em restrospectiva, Democratas, Partido da Frente Liberal, Partido Democrático Social, Aliança Renovadora Nacional(ARENA - Partido da ditadura militar)

  1. Jose Sil disse...:

    Em Cachoeira do Sul (RS), o PT conquistou a prefeitura, pela primeira vez desde a sua fundação como partido político. Mas, nos primeiros anos de existência, o PT teve muitas dificuldades: não tínhamos experiência política e sequer podíamos enfrentar a máquina dos demais partidos. Além disto, o eleitorado da cidade sempre foi muito reacionário. Portanto, a vitória de ontem tem um significado muito especial, especialmente para quem - 30 anos atrás - ajudou a criar o PT na cidade. Parabéns ao prefeito eleito e aos demais companheiros.

  1. Rogerio disse...:

    Mecânico é eleito com investimento de R$ 400 e campanha na internet
    AS REDES SOCIAIS HOJE DOMINAM , AQUI EM belo Horizonte faltou ajuda da classe, teve blogueiros que subiu no POLEIRO, O SINDI PELEGO APOIOU LACERDA,
    O MECÂNICO A repercussão deve-se ao fato de que apenas R$ 400 foram investidos na campanha dele, o suficiente para fabricar apenas 1.150 exemplares de santinhos, esgotados em poucos dias.

    Sem recursos, mas com muita disposição e carisma, Purga conquistou eleitores não apenas nas ruas da pequena cidade, mas também nas redes sociais.

    Muitos votos foram conquistados pelo Facebook, onde foi criado um perfil para o candidato e com montagens de fotos apresentando-o ao lado de celebridades e personagens, a candidatura foi espalhada.Campanha feita em redes sociais mobilizou eleitores, ACORDEM BLOGUEIROS idiotas de minas!abraços Marly

  1. Helton Gonzaga disse...:

    Para tudo!!!!!!!! Não Acredito!!!!!!!!!! O PT é o partido do Presidente LULA e da Presidenta Dilma Rousseff, a mídia (Globo, principalmente) passando o "mensalão" todo dia, toda hora, de manhã à noite, o Merval Pereira e o o pseudo-jornalista Ricardo Noblat disseram, reiteradas vezes, que o Presidente LULA não tinha mais "CACIFE POLÌTICO". E o que se comprova agora ? O partido do Presidente LULA obteve a maioria dos votos no país. Chupem que é de UVA.

  1. Anônimo disse...:

    Marly parabéns pelo texto. Estes sarnentos não esperavam o presente resultado. Quem acredita na mudança do Brasil não vota nos demotucanos. Penso que somente quando a urna eletrônica emitir comprovante impresso para o eleitor permitindo a conferência e recontagem dos votos é que teremos garantia que não houve fraudes e ajustes nos resultados que combinem com as “duvidosas” pesquisas. Este país é dureza. Os coronéis se aposentam, quando estão bem gagás, morrem, mas a semente do mal fica plantada na figura dos engomados e incompetentes netinhos, parentes próximos e apadrinhados para garantir a estirpe. Se esta “urna” é tão perfeita, uma invenção sem retoques, praticamente “infalível”, pq nunca foi utilizada em países mt mais desenvolvidos?

  1. Anônimo disse...:

    Russomano bem que podia apoiar o candidato do PT, kk.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103