Minas Gerais e as eleições.

BELO HORIZONTE, capital dos mineiros não conseguiu fazer a travessia para o segundo turno. Muitos fatores pesaram nesta disputa e gostaria de discutir com meus leitores alguns deles:

A militância de MG -  mostrou-se frágil antes e no dia da eleição, fato este, confirmado pela imprensa - que descreve este dia (o da eleição) como morno/tranquilo em BH , comprovado também  por professores que me escreveram. Um dia importante de disputa de votos, ficou vazio ou  em aberto, resultando nos números gritantes  de abstenções e votos brancos e nulos.

O sindicato que nos representa- o SindUTE e também a CUT não se posicionaram como deveriam e nem trabalharam pela vitória de Patrus, visto que a coordenadora do SindUTE e também da CUT fez um discurso morno no seu blog às vésperas da eleição, que ajudava em muito  qualquer partido, inclusive os partidos anões, que acabaram por sangrar a candidatura de Patrus e sagrar a de Lacerda.

As mídias alternativas, incluindo aí, os blogs e redes sociais mostraram também pouca expressão, demonstrando fragilidade e acanhamento para disputar espaços de discussões.

Os Institutos  de pesquisa: Datafolha e Ibope, estes sim, fizeram direitinho o dever de casa - tentaram modelar o cenário tanto de São Paulo quanto de Minas Gerais e investiram nisto até o último momento.
Mas São Paulo escapou do cerco midiático e deu sua resposta( espetaculosa) nas urnas e infelizmente, Belo Horizonte e várias cidades mineiras sucumbiram diante de todos estes elementos acima elencados.

Mas o PT alavancou em BH  e isto está confirmado pelos 40% de aprovação de Patrus. Caberá agora ao Partido reconstruir sua base.

Quanto ao Brasil- O " Mensalão e outras tentativas burguesas de minar a voz do povo nas urnas se tornou infrutífera, visto que :

"(...)Certas linhas se destacaram: primeiro, o PT superou o PMDB e se tornou o partido mais votado no país, com 17,3 milhões de votos; cresceu 4% sobre 2008. Seu rival, o PSDB perdeu 4%. Em segundo lugar: o PT ganhou 627 prefeituras (14% mais que em 2008) e disputa o segundo turno em seis das maiores cidades do país."

Bem, Montes Claros continua na disputa e pretendo nela me deter daqui para frente.

15 comentários:

  1. Julianne Oliveira/bh disse...:

    Marly obrigada pela sua ajuda, infelizmente a classe é desunida demais...
    Palmas para os belo-horizontinos que serão enganados por mais 4 anos .. Vcs se superam cada dia mais ! Como eu fico admirada !

  1. Gustavo Cavalcante/bh disse...:

    Esses mineiros de BH são troxas mesmo. 70 novos hospitais...hsuahsausauhua, demais.

  1. Clodoaldo Prado/Belo Horizonte disse...:

    Leiam mais classe de EDUCADORES MORTA , GANHAM O QUE MERECEM, se informe. Lacerda está envolvido no mensalão tb. Ao contrario do Patrus.

  1. Helton Gonzaga disse...:

    O PT É QUEM DA AS CARTAS NESTE PAÍS LULA É O CARA , LULA PRESIDENTE 2014

  1. Wagner Deus disse...:

    Melhor votar no PT do que no PARTIDO SEM DÓ DO BRASILEIROS. O PSDB E O DEM SÃO PARTIDOS CONSERVADORES E APOIADO PELA IMPRENSA TRADICIONAL E CONSERVADORA.

  1. Helio Pereira São Paulo, SP disse...:

    A realidade é que Márcio Lacerda esta no PSB,mas não é do PSB,este cara foi plantado no PSB por Aécio Neves,ele sempre foi do PSDB e é para o PSDB que presta contas! Márcio Lacerda é "Testa de Ferro" do PSDB de Aécio,Serra e FHC. A ligação de Lacerda com o PSDB é igual "abraço de Gambá",pode separar pra enganar,mas o "cheiro continua a se exalar" Quem apoia Dilma não pode votar em Márcio Lacerda que mudou de lado,passou a apoiar o Projeto Politico derrotado por Lula e Dilma. Quem muda de lado não merece voto!

  1. Aline Costa/bh disse...:

    Até hoje não fiquei satisfeito com nenhuma reeleição.Principlmente de um TUCANO!
    Bye, Bye B.H...

  1. Gilberto Coimbra Várzea Paulista, SP disse...:

    Qual partido teve mais barrados pela "ficha limpa"???R. tUCANALHAS, MIREIROS TROUXAS....

  1. Anderson Santana Maringá, PR disse...:

    A antiga cúpula q vai ser presa! PSD não é partido novo, mas sim um monte de partido velho q se juntou!Minas ainda não se libertou do chicote...Absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Augusto Itajuípe, BA disse...:

    Aos professores de minas gerais e ao sindicato vocês hoje tem o que merecem ,
    Tucanada, continue falando mal do Bolsa Família e etc... Continue esquecendo o pobre. Continue só dando a mão para o pobre ( lavando depois ) em dia de eleição. Continue achando que as favelas e a periferia não fazem parte do país. Continue agindo assim para que a Dilma dê uma surra no Aécio Mauricinho em 2014.

  1. Paulo Antônio disse...:

    É brincadeira, ficaram tão preocupados em condenar os mensaleiros antes das eleições, e deixaram os fichas sujas sem uma reposta do tribunal. Agora como fica essa bagunça ? Será que teremos de votar sem saber se o candidato pode ser eleito ou não ?O MAIOR PARTIDO BARRADO É O PSDB! SATISFEITO BELORIZONTINOS!

  1. Jose Osivan /Osasco/sp disse...:

    O Valerio teve contratos no governo FHC , e no governo do Aécio , e o deputado Tucano Edurdo azeredo fundador do mensalão , falou para a folha que o FHC foi beneficiado , pesquisa e comprova ..Pena que em belo horizonte não sabem escolher!

  1. Anônimo disse...:

    Cara Marly, parabéns a você e a calera do sindute de Montes Claros, pois sei que estão diretamente envolvidos na campanha do Paulo Guedes, que já vitoriosa por derrotou o candidato de Anastasia. Pena que diretoria estadual pelega não fez nada para ajudar o Patrus. Alias essa turma só se envolve quando percebe que vai ter alguma vantagem, bem típico da galera do Rogério Correa, um bando de mamadores.

  1. Fake/Brasilia disse...:

    Cuidado seu blog está sendo monitorado!

  1. Nelson Castro/Belo Horizonte disse...:

    Euler Conrado13 de outubro de 2012 09:32

    Olá, pessoal da luta!

    Espero que estejam curtindo o breve recesso de outubro, pelo menos com o descanso na companhia dos amigos e familiares. Claro que o descanso é marcado por notícias não muito agradáveis, como a de que não haverá reajuste salarial em Minas. Oh, Minas!

    A impressão que se tem é que o estado de Minas está realmente quebrado: não pode conceder reajuste salarial, nem mesmo pagar o prêmio por produtividade. O prêmio agora virou uma ajuda de custo parcelada para o ano seguinte. Em breve este governo descobrirá uma fórmula de pagar o prêmio de dois em dois ou de três em três anos, apenas, e para um percentual x de servidores. Não duvidem!

    Esta realidade coloca na mesa a necessidade de discutirmos, entre as alternativas de luta dos educadores, a federalização da folha de pagamento dos profissionais da Educação. A imprensa tem divulgado que um percentual muito grande de municípios não conseguirá sequer pagar o 13° salário este ano. Ora, como é que estados e municípios quebrados poderão implementar uma política séria, nacional, de valorização dos educadores?

    Por isso considero que está passando da hora da União assumir a Educação, pelo menos a folha de pagamento, pois a tendência é que os estados e municípios cada vez mais se tornem sem condições de bancar a estrutura da Educação, que é a que exige maiores e crescentes investimentos.

    E mesmo que haja um aporte extra de recursos para estados como Minas Gerais - por exemplo, com uma possível cobrança de royalties pelo minério - isso não significa que haverá melhoria para os educadores. Como se tem verificado por parte do governo do faraó e seu afilhado, a Educação não é prioridade e os profissionais desta área são (somos) a grande vítima de sistemáticas políticas de confisco salarial e de direitos.

    Logo, só a federalização poderá criar uma política nacional decente para os profissionais da Educação. Mas até que isso aconteça teremos mesmo que lutar regionalmente para reconquistar nossos direitos sonegados.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    P.S.: não considero que o PSDB tenha vencido as eleições em Minas. Das dez maiores cidades do estado, os tucanos só ganharam em Betim. Em BH venceram com a ajuda de outro partido, num processo onde o PT foi o maior responsável pela sua própria derrota. O PT derrotou o PT. E em números absolutos, o PT teve mais votos do que o PSDB (acho que 800 mil votos a mais) no estado de Minas. Ou seja: o faraó perdeu as eleições em Minas, apesar de toda a propaganda.

    Euler
    Estou te enviando para você ler e ver como esse tal é APOLITICO!Usa o blog para ter cobaia sem neuros.....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103