LEONARDO BOFF analisa o julgamento do "Mensalão.


Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

Para não me aborrecer com e-mails rancorosos vou logo dizendo que não estou defendendo a corrupção de políticos do PT e da base aliada, objeto da Ação Penal 470, sob julgamento no STF. Se malfeitos forem comprovados, eles merecem as penas cominadas pelo Código Penal. O rigor da lei se aplica a todos.


Outra coisa, entretanto, é a espetacularização do julgamento transmitido pela TV. Ai é iniludível a feira das vaidades, o vezo ideológico que perpassa sobre a maioria dos discursos.


Desde A Ideologia Alemã de Marx/Engels (1846) até Conhecimento e Interesse de J. Habermas (1968 e 1973), sabemos que por detrás de todo conhecimento e de toda prática humana age uma ideologia latente. Resumidamente podemos dizer que a ideologia é o discurso do interesse. E todo conhecimento, mesmo o pretende ser o mais objetivo possível, vem impregnado de interesses. Pois assim é a condição humana. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. E todo o ponto de vista é a vista de um ponto. Isso é inescapável. Cabe analisar política e eticamente o tipo de interesse, a quem beneficia e a que grupos serve e que projeto de Brasil tem em mente. Como entra o povo nisso tudo? Ele continua invisível e até desprezível?


A ideologia pertence ao mundo do escondido e do implícito. Mas há vários métodos que foram desenvolvidos, coisa que exercitei anos a fio com meus alunos de epistemologia em Petrópolis, para desmascarar a ideologia. O mais simples e direto é observar a adjetivação ou a qualificação que se aplica aos conceitos básicos do discurso, especialmente, das condenações.



Em alguns discursos como os do Ministro Celso de Mello, o ideológico é gritante, até no tom da voz utilizada. Cito apenas algumas qualificações ouvidas no plenário: o "mensalão” seria "um projeto ideológico-partidário de inspiração patrimonialista”, um "assalto criminoso à administração pública”, "uma quadrilha de ladrões de beira de estrada” e um "bando criminoso”. Tem-se a impressão que as lideranças do PT e até Ministros não faziam outra coisa que arquitetar roubos e aliciamento de deputados, em vez de se ocupar com os problemas de um país tão complexo como o Brasil.


Qual o interesse, escondido por detrás de doutas argumentações jurídicas? Como já foi apontado por analistas renomados do calibre de Wanderley Guilherme dos Santos, revela-se aí certo preconceito contra políticos vindos do campo popular. Mais ainda: visa-se aniquilar toda a possível credibilidade do PT, como partido que vem de fora da tradição elitista de nossa política; procura-se indiretamente atingir seu líder carismático maior, Lula, sobrevivente da grande tribulação do povo brasileiro e o primeiro presidente operário, com uma inteligência assombrosa e habilidade política inegável.


A ideologia que perpassa os principais pronunciamentos dos ministros do STF parece eco da voz dos outros, da grande imprensa empresarial que nunca aceitou que Lula chegasse ao Planalto. Seu destino e condenação é a Planície. No Planalto poderia penetrar como faxineiro e limpador dos banheiros, como, aliás, parece ter sido oprimeiro trabalho do Ministro Joaquim Barbosa no STF. Mas nunca como Presidente.


Ouve-se no plenário ecos vindos da Casa Grande que gostaria de manter a Senzala sempre submissa e silenciosa. Dificilmente se tolera que através do PT os lascados e invisíveis começaram a discutir política e sonhar com a reinvenção de um Brasil diferente. Tolera-se um pobre ignorante e mantido politicamente na ignorância. Tem-se verdadeiro pavor de um pobre que pensa e que fala. Pois Lula e outros líderes populares ou convertidos à causa popular, como João Pedro Stedile, começaram a falar e a implementar políticas sociais que permitiram uma Argentina inteira ser inserida na sociedade dos cidadãos.

Essa causa não pode estar sob juízo. Ela representa o sonho maior dos que foram sempre destituídos. A Justiça precisa tomar a sério esse anseio a preço de se desmoralizar, consagrando um status quoque nos faz passar internacionalmente vergonha. Justiça é sempre a justa medida, o equilíbrio entre o mais e o menos, a virtude que perpassa todas as virtudes ("a luminossísima estrela matutina” de Aristóteles). Estimo que o STF não conseguiu manter a justa medida. Ele deve honrar essa justiça-mor que encerra todas as virtudes da polis, da sociedade organizada. Então sim se fará justiça nesta país.


Comentário do BLOG:

Felizmente, Os grandes intelectuais do Brasil começam a se posicionar diante do espetáculo que se tornou este julgamento do "Mensalão", que vai delineando o espaço desta "Repúbica" canhestra que vivemos. Não cabe mais silêncio e omissão, o povo brasileiro tem amadurecido ao longo desta jornada de corrupção e vergonha . Precisamos erguer nossa voz contra qualquer forma de manipulação e corrupção.

43 comentários:

  1. Anônimo disse...:



    Que pena:os filhotes de 31 de março dos idos de 64, a
    ssumiram a cátedra udenista,na figura de alguém que deve
    ria conhecer a História(com " H " maiúsculo) e não como vem comportando-se.Faz lembrar um personagem de Moris West,em as sandália do pescador:de tanto kamanev bater no prisioneiro,kiril,este com o tempo passou a gostar dele por que batia com moderação.Há pessoas que mesmo frequentando altos círculos sociais não consegue esquecer o capitão do mato!



  1. Adriano Oliveira/bh disse...:

    alias este ridiculo julgamento foi encomendado exatamente pra melar as eleições munipais do PT, o julgamento do Demostenes/cachoeira. PAROU....Parou porque? pra nao atrapalhar os candidatos deles...PSDB! POVO BRASILEIRO É TROUXA!!! ACORDA MINEIROS!!

  1. Alexandre Mattos/bh disse...:

    O Gurgel faz de tudo para prejudicar apenas um partido. Dois pesos, duas medidas. Sem dúvida é um cara tendencioso. Nem consegue sequer disfarçar a satisfação pessoal, quando tenta reduzir o PT a um bando de criminosos. E isso nao é verdade. O Brasil sabe disso, tanto que reelegeu o LULA e vai reeleger a DILMA. Quem assiste ele e o Barbosinha Doi Doi falando é como se o PT tivesse inventado a corrupção no Brasil e o único que se beneficiou até hoje do "caixa dois"ACORDAM TROUXAS OS MAIORES LADRÕES DEM, PSDB, PMDB

  1. Fernando Filho/Vitória /ES disse...:

    O ministro Ricardo Lewandowski .vai entrar para a história da justiça brasileira como um insigne jurista que se contrapôs a tentativa de condenar um brasileiro da estirpe de José Dirceu sem provas. Similar campanha sórdida identifico contra D. Pedre I, que quase 100 anos antes da Lei Áurea, se posicionava como “abolicionista” e foi, pelo PIG de plantão, alvo de uma campanha diabólica. Tb identifico contra o Presidente Getúlio Vargas, de conhecimento de todos.

  1. Gustavo Pinto/Sp disse...:

    VIVA o ministro Ricardo Lewandowski!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Jorge Almeida/Rj disse...:

    Joaquim Barbosa querendo soment APARECER , QUERO O JULGAMENTO IMEDIATO DO PSDB E DEMachapeu pra ele.Pois vejo comentários só atacando o PT e os demais escandalos ninguém fala nada ou possuem comportamento igual ao PSDB E DEM certo ? que só fala mal e esconde a sujeira, cadê o Marconi casa de 500 mil reais na faixa!Acorda POVO BRASILEIRO!

  1. Rafael Enfo disse...:

    E O MENSALINHO DO DEM/PSDB?? DEMÓSTENES, VEJA, ETC...NÃO VÃO MAIS FALAR???PQ SERÁ??

  1. Manoel Marques disse...:

    Joaquim Baboseira querendo aparecer nos seus 15 minutos,não precisa porque á história se encarregarar de desmentir esse FANFARRÃO !!

  1. Daniel Martimiano disse...:

    Meus sentimentos Joaquim Baboseira pela imcompetência mostrada e a falta de educação e ignorancia !

  1. Joana Steinbock disse...:

    Engraçado que o mensalao do PSDB em MG todos esqueceram. Sempre votei no PT e concordo q houveram desvios . Ma até onde sei era par COMPRA DE VOTOS PARA APOIO AS PROPOSTAS DO GOVERNO LULA. Na era FHC um bom jeiot de ganhar um $$ era privatizando e deixando o povo pobre sem nada pra comer. Quem acha que devem serem presos que desviou verba publica, lembre disso quando fizer....: Compra de recibos medicos no Imposto de Renda - compra de produtos china/paraguai/pirata, e

  1. Marly Gribel disse...:

    Todos os Ministros se comportaram segundo as suas convicções e devem ser respeitados, gostemos ou não dos seus votos. Mas é necessário registrar que o único que o fez contra a maré, contra o senso comum já preparado para a condenação coletiva, foi o Ministro Lewandowsky. Os seus votos e a própria forma com que eles eram comentados pela mídia, totalmente partidarizada no episódio e a maior parte dela ignorante em Direito, também coloca uma questão de fundo para o futuro democrático do país
    O Brasil deve a Lewandowsky este alerta, pela sua conduta ética em se indispor - por pura convicção - contra condenações já anunciadas. Este Ministro é o Carl Schmitt ao contrário: quer que a regra seja sempre superior à exceção. Lewandowski, além de ter feito história como os demais, também contribuiu para uma memória de coragem e altivez democrática. Comentário de Tarso Genro.
    Concordo plenamente, até agora só Lewandowski fez um discurso decente e condizente com o DIREITO. Tenho vergonha de ser brasileira.

  1. Luiz Silva disse...:

    ulgamento político em véspera de eleição!!! Se fosse para passar o país a limpo, deveria também julgar o PSDB e seus aliados também, no mensalão de MG e compra de votos para reeleição do FHC que foram todos engavetados!!!

  1. Jose Godofredo/bh disse...:

    Se o MENSALÃO fosse no período de FHC nunca teria chegado a tribunal algum, pois os ministros que ele escolhe nunca escolheria esse caso pra julga, exemplo: A compra de votos para poder haver reeleição no BRASIL.

  1. Soraya Bittencourt Salvador, BA disse...:

    Como se pode perceber o calendário de julgamento do STF foi bem ajustadinho para coincidir com as proximidades do dia da votação... E há quem diga que esse não é um tribunal de exceção.

  1. Edmar Ferreira disse...:

    O STF não está interessado em operar justiça, o STF está interessado em interferir nos resultados das eleições 2012!!!!! Haja vista esse calendário que eles adotaram, logo é um tribunal de exceção!!!!! ???? Estamos num período eleitoral, políticos tais como Serra, etc estão utilizando muito esse fato, adversários como PSDB, DEM apronta, apronta e fica por isso mesmo.

  1. Osnir Kallemback disse...:

    Esse injulgamento nada mais é do que Missa encomendada pelos DEMônios e PSDBestas.

  1. Julio Toledo Juiz de Fora, MG disse...:

    O Relator poderia até ser um bom promotor.Mas,.nem isso ele é,uma vez que está sendo comandado pelos DEMomoníacos e PSDBestas. E não é ele só, não. É ele e mais nove Ministros , querendo concorrer com o Procurador Geral - o Gurgel. Mas, além disso há o comando secreto, que deixa de ser secreto, a partir do momento que o injulgamento do Mensalão fictício, ocorre justamente agora, em cima das eleições, mais um factóide que ocorre em cima de eleições. Tal como o caso dos aloprados do PT - Armação dos Demônios e Bestas e o caso dos sigilos da filha de Serra e do Pres.dos PSDBestas, idem.

  1. Elenicio Souza disse...:

    A data escolhida para o julgamento coloca a credibilidade do tribunal sob suspeita. Quem poderia averiguar esse fato? Quem tem poderes para limitar o poderes de juízes? Desculpem amigos as perguntas é que sou leigo em legislação!

  1. Silvia Couto disse...:

    A militância MERCENÁRIA do PSDB/DEM/PPS invadiu as lanhouse apenas para impedir algum comentário ou denúncia que possa ter alguma pertinência a mais!!!!

  1. Paulo Carvalho Sobradinho, DF disse...:

    Uma covardia ! Tudo jogo armado ! É incompreensível o PODER dos DEMoníacops e PSDBestas, sobre a mídfia e sobre os Ministros do STJ. Felizmente o povo não vai na onda deles.. Mais uma marmelada. E é fácil de se entender porque esse injulgamento - mais um, factóide de época de eleição - está sendo realizado justamente agora, em período de eleições ! Porque o injulgamento não foi realizado nio anboi poassado ou no próximo ano Está claro,. né ! Jogo armado e oré-julgado

  1. Gilson Melo Ceilândia, DF disse...:

    Felizmente não é só a "elite" que vota. Milhões de pessoas saíram da extrema pobreza e agora fazem 3 refeiçoes por dia, muito diferente da época do FHC. É verdade que tem gente que cospe no prato que comem. O povo jamais abandonará o melhor governo que este país ja teve!!

  1. Karina Thome disse...:

    Estes dignos representantes do povo brasileiro foram massacrados porque não quiseram vender a Petrobrás, privatizar o Banco do Brasil. FHC e sua gangue do PSDB são os verdadeiros vendilhões da nação e deveriam, eles sim, estarem sentados no banco dos réus!

  1. Mario Rabello disse...:

    Se a turma do PSDB voltar a governar o BRASIL eles só colocarão por lá juízes e procuradores da PGR que arquivam processos de corrupção em seus mandatados como fez o Geraldo Brindeiro cachoeira que arquivou tudo quanto é processo contra os malas do período FHCF. NUM eventual governo de DIREITA o diretor da PF engavetará toda investigação contra corrupção, exemplo: essa quadrilha do cachoeira agia no Brasil há mais de 20 anos e se SERRA estivesse no governo eles estariam numa boa até hoje.

  1. Ademir Almeida disse...:

    o POVO BRASILEIRO não estão interessados num julgamento honesto, pois senão não atacariam com insultos quem tem uma postura contrária as suas... Sobre o passado, tudo que escrevo sobre nosso passado RECENTE, é por que como aprendemos na escola : entender o passado para compreendermos o presente... O que quero dizer é que o judiciário Brasileiro esta sem moral.E FORA PSDB CORRUPTO!

  1. PAULO VENTURA disse...:

    E O SAFADO DO MARCONI PERILLO DO PSDB VAI FICA IMPUNE, INVESTGUE ELE TAMBEM O PT ESTÁ SENDO CRUCIFICADO. A CAFAJESTADA É GRANDE REPENSEM PQ AGORA?
    CUIDADO COM O PSDB!

  1. Vagner Proença disse...:

    Se um dia algum tucano for condenado - o que duvido - vamos ver se o título da matéria também vai ser irônico. o PIG (partido da imprensa golpista) tem na Globo (G1) um dos seus mais fiéis representantes. a Veja é a mais afetada de todas kkkkkkkkkkk

  1. Vagner Kochi disse...:

    NÃO dá pra tampar o sol com a peneira, porém não diziam que o Lula tinha comprado o STF ??????? Lula foi totalmente imparcial, nomeou ministros do STF que SÃO INDEPENDENTES. Além da PF e CGU terem trabalhado com toda A LIBERDADE para investigar. Diferente de outros mandatários, onde o procurador da PGR jogava tudo pra debaixo do tapete. Vide no GOOGLE/WIiPÉDIA sobre Geraldo Brindeiro cachoeira.

  1. De Faria disse...:

    È triste ver esses dois herois que derão a sua vida pelo povo brasileiro ser execrados por meia dúzia de fascistas metidos á hordeiros;mas não tem nada não o povo sabe quem é quem e a respostas a esses palhaços virão nas próximas eleições para presidente. VIVA JOSÈ DIRCEU VIVA JOSÈ GENUÌNO VIVA O PT !!! A LUTA CONTINUAAAAAAAAAAAAAAAA...........

  1. João Luis/bh disse...:

    Para ser coerente com a imparcialidade não seria o caso de o grande mentor intelectual dessa coisa chamada mensalão, o ex senador Eduardo Azeredo do PSDB de MG, estar sendo julgado junto com Dirceu?

  1. Raul Alves disse...:

    José Dirceu foi vítima da inveja. Se não fosse réu provavelmente seria governador de São Paulo. Um verdadeiro intelectual que poderia ser comparado ao Goubery do Couto e Silva representante dos funcionários públicos fardados vulgo milicos que continuam ainda acreditando que detêem o poder!

  1. Sonia Fernandes disse...:

    Bom então, acho que alguns já sabem mas estou tão contente da reação da população e dos estudantes que vou contar, quem me falou foi uma professora hoje: O ministro que votou contra a condenação de José Dirceu e Genuino, dá aulas na Faculdade São Francisco, então simplesmente o mesmo foi a Faculdade dar aula e seus alunos silenciosamente se levantaram e sairam da classe, eram simplesmente 90 estudantes, que vergonha em Ministro da Suprema Corte, vc que poderia dar exemplo e não o está fazendo, se eu tivesse na sua pele estaria envergonhado porque o povo acredita que vc faz parte da mesma corja

  1. Geoci Araujo São Paulo, SP disse...:

    TODOS INOCENTES,O MIN.PÚBLICO QUE OS REPRESENTOU NAO TEM PROVAS OFICIAIS,SÓ MENSOES,PORTANTO SEM PROVAS NAO DEVERIA HAVER CONDENAÇAO NEMHUMA.UM JULGAMENTO TOTALMENTE POLITICO.MAS O LULA É CULPADO,PORQUE ELE CRIOU A CGU,POS A PF PRA TRABALHAR DE VERDADE.HOJE ATÉ ESPERO,TEM CPI.DONA LILIANI,A SENHORA NAO SABE NADA DE POLITICA!!!

  1. Paulo Leal disse...:

    Época age como os agentes da Ditadura, que perseguiram Dirceu: mente, adultera os fatos. O que representa um ato de patriotismo e bravura, a dedicação de José Dirceu à luta pela liberdade e contra a opressão é retratado como reles "abandono" dos estudos. Não fossem os brasileiros como ele,que se doaram com coragem e heroismo, o Estado de Direito no Brasil seria desejo apenas (não da Época,pelo visto...). Esse ódio a Dirceu mostra claramente que deriva de sua luta contra a Ditadura, afinal, cadê as capas contra Jefferson ou Valério??????????

  1. José Eduardo /Brasilia /Df disse...:

    Por incrível que pareça, o trabalhador brasileiro, aquele que dá duro para sustentar os supremos sempre ficará do lado do ZÉ pois foi aquele que deu seu suor pelo BRASIL e os brasileiros; o joaquim, só aproveitou melhor de tudo que que o BRASIL produziu. Joaquim é como as elites: só na moita, aproveitando os holofotes.
    Não sei pq uma revista como a Época tem que torcer os fatos. O BRASIL reconhece seus herois e a revista teima em colocar o ZÉ, diminuído na capa. Não é assim que pensa e vê a maioria do povo brasileiro e a mídia deveria respeitar os sentimentos de quase 90% da população brasileira.

  1. Carlos André /BH disse...:

    Uma pena que joaquim resolveu aparecer condenado só os que estão do lado dos trabalhadores; uma turma da pesada, os bandidos mesmo que servem às elites, ficaram de fora do corretivo de joaquim e, por isto, não acredito que seja um justiceiro tão sério como faz parecer.

  1. Max Lopez disse...:

    Esse julgamento do mensalão é de dar pena mesmo .Só saberemos as verdades destes fatos daqui há muitos anos pelos livros de História .Soubemos que houve corrupção ativa e passiva dos envolvidos , mas antes da entrada do PT no poder , o Brasil era super-endividado no FMI e havia fome em todo lugar . Esses homens tiveram a coragem de pagar para estes corruptos de outros partidos para que as leis beneficiando o Brasil fossem aprovadas, no futuro saberemos quem são os bandidos e quem são os verdadeiros mocinhos.Espero que não sejamos indignos e crucifiquemos inocentes,que agiram como Robin Hood.

  1. Juan Carlos/bh disse...:

    Se ex-ministro José Dirceu for condenado ele continuará a dar muito trabalho à “direita raivosa”. Se for absolvido (o que parece difícil) ele dará muito mais. Então, vale tudo para condená-lo. Mas, não se iludam. José Dirceu esta muito bem de saúde e é um leão enjaulado. Aguardem!

  1. Joao Batista Closs /Rio de Janeiro disse...:

    DIRCEU PRESTOU MUITO MAIS SERVIÇO A NAÇÃO DO QUE ESTE CIDADÃO QUE CONDENA SEM PROVA. É O TRIBUNAL DE EXCEÇÃO.

  1. Samuel Laudelino Silva/Brasilia disse...:

    Ao contrário daqueles que acreditam cegamente nas manchetes, o que Joaquim Barbosa está nos mostrando é que nossa justiça é seletiva e arrogante (e talvez tb descontrolada). A decisão de condenação de José Dirceu é um retrocesso jurídico que não se sustentará - houve época que muitos foram condenados por muito menos e isso serviu para espalhar o medo, a covardia, a desconfiança e sobretudo o sentimento de injustiça! Sim, pois a seguir a nova jurisprudência, muitos inocentes serão condenados por "se supor" pelo "presumível". Joaquim capitaneou um retrocesso que não se sustenta e essa turma do STF entrará para história como aquela que preferiu o enredo de uma novela televisiva ao bom Direito.

  1. Vilasboas/São Paulo disse...:

    O ministroJoaquim Barbosa não honrou, no supremo, o povo brasileiro pois deixou de fora um mensalão do psdb, a privataria tucana, a máfia da mídia&cachoeira/demóstenes, em suma, as elites não vão responder por seus crimes.Só o partido dos trabalhadores, com ministros escolhidos por LULA, punirá os seus e cortará na carne. Os outros, continuarão impunes; como será contada essa história?

  1. Alfredo Abrao/Brasilia disse...:

    Comparar a trajetória do ex-ministro José Dirceu com a do ministro Joaquim Barbosa é brincadeira. Fala sério!!!!!!!!!!!!! José Dirceu tem uma vida dedicada ao Brasil e ao povo brasileiro.

  1. Paulo Leal/Rio Grande do Sul disse...:

    Enquanto o Zé Dirceu estava lutando contra a ditadura, as organizações Globo, da qual essa revista faz parte, estava de braços dados com o regime. Aí você entende o porque de tanta mentira da Época.

  1. Anônimo disse...:

    O mensalão é um julgamento político em época de elição com objetivo de colocar na mente do povo que trabalhador no governo é sinônimo de roubo.
    Durante os outro governos anteriores houve mensalões e maiores mas não julgado e não televisionado, ou seja, quando uma elite desvia dinheiro público não é quadrilha é um aplicadores do mercado globalizado.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103