A pauta de discussões está aberta: Euler Conrado na discussão!

Édipo e a esfinge




O Professor Euler, combativo e coeso em suas ideias captou a mensagem desta blogueira e postou uma brilhante saída para um futuro bem próximo - Existem realmente três desafios a serem vencidos- e todos eles passam pela política- enfrentemos corajosamente os desafios que se colocam para nós e marchemos  novamente juntos como o fizemos na greve de 2011 para derrotá-los nas urnas. Cada professor será um bastião contra o PSDB em sua cidade, porque iremos derrotar sim, nas urnas, os principais clãs que gravitam em torno do PSDB - Montes Claros já é alvo feroz de campanha contra o PSDB na rede mundial-  Um clã que se perpetua na forma de um esquema feudal e que perdura há 150 anos. Uma vergonha para o norte de Minas, região de valentes, de retirantes de todas as partes do Brasil e que infelizmente vem alimentando o velho esquema de manutenção das mesmas elites no poder, que se alternam entre as famílias ricas de Montes Claros. E o resultado não poderia ser outro: uma cidade destruída, pobre, desigual em todos seus aspectos: morros e favelas e pouquíssimas mansões centrais. Uma vergonha, um acinte contra a inteligência e contra a nação.
Eis os três enigmas- decifra-o ou morra...


Blog do Euler16 de julho de 2012 01:15


Olá, pessoal da luta!



Boa noite!



Observo que o debate está a todo vapor. Isso é de grande relevância, pois mostra uma categoria que procura se articular novamente, e cobrar os direitos que foram roubados pelo governo. Direitos como aquele citado pela comandante Marly Gribel: ao piso na carreira pelos 153 mil educadores que optaram pelo antigo sistema remuneratório.



O governo e seus 51 deputados simplesmente nos tiraram um direito que eles próprios haviam criado quando aprovaram a primeira versão da Lei do Subsídio, apelidada posteriormente de Modelo Unificado de remuneração.



O governo nos tirou dinheiro durante vários meses, por termos optado pelo antigo sistema, e depois nos obrigou a voltar para o subsídio, contra a nossa vontade, praticamente por decreto, com a aprovação de uma lei em tempo recorde pelos deputados subservientes ao governo.



A nossa combativa colega Marly destacou corretamente que a direção do sindicato não foi feliz na negociação com a comissão tripartite. Negociou muito mal as pendências da greve - consumiu quase todo o tempo nestas questões, obtendo baixos resultados - e por último, não conseguiu aprovar o básico, o essencial, que era a garantia da implantação do piso para os 153 mil educadores que optaram pelo antigo sistema remuneratório.



Lembro-me de ter defendido aqui que o piso é para todos, mas que naquele momento seria importante garantir a implantação do piso na antiga carreira para os 153 mil, que em seguida seria mais fácil para os demais colegas assegurarem este direito na Justiça. O governo, que já não tinha a intenção de pagar o piso para nenhum educador, valeu-se de mais este pretexto apontado pela professora Marly, para apresentar as mudanças na lei estadual, praticamente destruindo a carreira dos profissionais da Educação e a Lei do Piso em Minas Gerais.



Para enfrentar essa situação, penso que devemos atuar em três frentes: 1) no plano legal, jurídico, ingressar com ações, ou mesmo com a proposta de ação popular feita pela comandante Marly Gribel. Esta proposta pode e deve ser discutida por um coletivo de educadores, incluindo os colegas do NDG; 2) no plano eleitoral imediato, impor derrotas estratégicas ao governo de Minas (faraó e afilhado) e seus deputados. Devemos escolher 15 ou 20 cidades de Minas onde os candidatos a prefeito e vereador que recebem o apoio deste grupo de políticos serão derrotados; e 3) preparar, para 2013 (já que este ano acho pouco provável que aconteça) uma gigantesca greve, capaz de mobilizar toda a sociedade e arrancar, na luta, nossos direitos. Uma greve que aconteça a partir do segundo semestre, e que dê tempo a todos os colegas de se prepararem, de organizarem comitês em defesa dos nossos direitos nas escolas (reunindo pais, alunos e educadores); de se prepararem inclusive financeiramente, formando um fundo de greve pessoal para sobreviver aos cortes. Mas uma greve bem organizada - e não dirigida para fins eleitorais - e com grande adesão; seguramente a categoria obrigará o governo e seus agentes a darem uma resposta mais ágil. Se conseguirmos derrotar o governo nas eleições certamente os educadores serão vistos de outra forma, tanto pelo governo, quanto pela comunidade.



São algumas ideias que trago para a discussão dos colegas. Assim que ultrapassarmos os 200 comentários, abriremos novo post. Continuemos o nosso debate e nos preparemos para ações que possam alterar a realidade atual, de profundo desgaste da nossa categoria. Com salário de fome, sem carreira, sem perspectiva de futuro na profissão do Magistério; com os direitos sonegados, trabalhando em péssimas condições, com profundo desgaste emocional e físico, os educadores de Minas haverão, apesar de tudo isso, de encontrar as melhores respostas para superar esta realidade criada pelo(s) governo(s) e seus aliados.


Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

11 comentários:

  1. Prof JÚNIOR disse...:

    Naépoca da DITADURA ELES ROUBARAM , SAQUEARAM, SEQUESTRARAM E HOJE SE TORNARAM HÉROIS DE UMA NAÇÃO CORRUPTA!
    NÓS LUTAMOS COM O GIZ E A VOZ... SEMPRE POR CAMINHOS CERTOS LEVANDO O SABER.... MAS HOJE BASTA....HOJE VAMOS MOSTRAR QUE REALMENTE SOMOS CAPAZES... HORA DA MUDANÇA!
    HORA DA LUTA!
    BASTA DE HUMILHAÇÃO!

  1. Prof Marco Peixoto disse...:

    Toda propaganda do governo diz o quanto o Estado está crescendo... aumentam seus próprios salários em 17281728172% e dos outros funcionários 0,01% e uma balinha. ABSURDO!PSDB NUNCA MAIS!

  1. Prof Rafael Nobre disse...:

    UM ABSURDO É ESSES MINISTROS ,GOVERNADORES DEPUTADOS QUE RECEBEM UM SALÁRIO MUITO ALTO AUMENTAM O SALÁRIO DELES SEM SEQUER NOTIFICAR A POPULAÇÃO... SEM CONTAR O QUE ELES LEVAM NA CUECA E DESVIAM DIRETO PRA CONTA DELES.... ELES DEVIAM TER O SALÁRIO MENOR QUE O DOS PROFESSORES.... O QUE ELES FAZEM???? GANHAM PRA ROUBAR... AGORA DIZ QUE EU ESTOU MENTINDO... ACORDA BRASIL!!! ASSIM A VACA VAI PRO BREJO.....

  1. Prof Paulo Drummond disse...:

    NÃO HA AUMENTO MAIOR PARA NOSSOS BRASILEIROS, MAS SE ELES FOSSEM AFRICANOS, BOLIVIANOS OU O RAIO QUE O PARTA, MENOS BRASILEIROS, A RAINHA DA SUCATA ARRANJARIA VERBAS DOS IMPOSTOS PAGOS POR TRABALHADORES BRASILEIROS E GRACIOSAMENTE MANDARIA PAGAR O AUMENTO ALMEJADO. É ASSIM, SERA QUE NINGUEM SE DA CONTA DISSO, QUE ESSE GOVERNO QUER A TODO PANO SER RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE, FAZENDO FESTA COM O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO.PSDB SERÁ BANIDO DE MINAS GERAIS!

  1. Prof Hugo disse...:

    Deram um aumento para verba de gabinete desses politicos corruptos de 30 %, tem dinheiro para gastar em propaganda do governo e em propaganda eleitoral e para corrupção então nem se fala. É só parar de roubar que tem dinheiro. O povo gosta é de ver o politico roubando o seu dinheiro, fica feliz da vida. Quando é para aumentar os professores ou outra categoria nunca tem dinheiro. Tem dinheiro para fazer um monte de estádios de futebol para fazer copa do mundo e olimpiadas aí o dinheiro jorra que nem água. Esse povo tem que parar de ficar pagando a conta dessa roubalheira. Somos uma latrina...hora da mudança!!!!!!!!!!!!EXTINÇÃO DO PSDB

  1. Prof Max Lopez disse...:

    CHEGA DE ROUBALHEIRA ANASTASIA
    é so mandar embora OS 51 CARNEIROS que ai vao ter condiçoes de reajustar decentemente os professores !!!

  1. Gilmar Santos disse...:

    Se fosse aumento para Deputados e Senadores o dinheiro aparecia num piscar de olhos. Não sou professor nem tenho parente professor, mas acho que é a classe mais injustiçada deste país!Roubar letras, diminuir tempo... fazer valer em 2015 isso é ROUBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Ricardo Spigolon disse...:

    Agente da PF que investigou caso Cachoeira é morto!
    O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF, Jones Borges Leal, não descartou que o crime pode ter sido queima de arquivo.Como será que descobriram o PF faria parte da EQUIPE de investigação, pois era sigilosa, e certamente o assassino já estava espiando o agente faz tempo. Com a palavra a NOSSA PF, com seus investigadores e delegados sérios vão descobrir quem foi o autor e o mandante. Claro que não podemos deixar de parabenizar o TRABALHO DESSE POLICIAL, que com certeza fez com que o cachoeira foi pra cadeia e o DEMOSTENES saiu do CONGRESSO.
    Esse crime em minha opinião, veio de gente maior que Cachoeira. Não acho que seje a mando do bicheiro, mas a mando de quem está bem por cima não quer que toda a verdade por tras de Cachoeira venha à tona.

  1. Marcos Guerra disse...:

    OLHA O BRASIL CORRUPTO
    Novo senador, Wilder receberá R$ 13 mil em julho e auxílio-mudança
    Ele receberá desde que tomou posse, mesmo não indo ao Senado no mês.
    Wilder assumiu no lugar de Demóstenes Torres, que que teve o mandato cassado.Desde que assumiu o cargo na última sexta (13), ele não voltou à Casa. Nesta quarta (18), o Congresso entra em recesso e só retoma os trabalhos em 1º de agosto.
    E NÓS NEM AUMENTO.... SÓ ROUBO NO SALÁRIO!Que bom! Para professores e militares, não tem dinheiro! Para a Saúde, Educação, Segurança, não tem dinheiro! É o BRASIL CARINHOSO...

  1. Luciano Souza disse...:

    Oque dizer sobre um super salário desses?13.000,00 Será merecido? Um professor deveria receber um salário assim, por transmitir conhecimento, educação e formar os nossos brasileirinhos para um futuro mais digno. Enquanto isso continuar, nunca iremos para frente, nunca nos tornaremos um país de primeiro mundo. Palhaçada é quem trabalha tão pouco e recebe tanto.

  1. José Albuquerqe disse...:

    NÃO PRECISAMOS DE DEPUTADOS, SENADORES É isso o que quebra o país, essas mordomias descabidas que os políticos recebem, como se a fortuna que eles ganham fosse insuficiente para essas coisas simples! Não é o aumento do mínimo, nem do salário dos professores e muito menos o orçamento para saúde, educação e segurança que quebra o país, mas sim o que é pago aos políticos tanto por dentro como por fora, porque NUNCA faltará dinheiro para o governo, pois tudo é tirado do nosso bolso para os bolsos deles e em troca nos reservam o DESPREZO E O ESCÁRNIO!!!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103