A SEE de MG dá com uma mão e senta o pontapé em seguida. Dá para entender?





Sempre somos surpreendidos com as ações da Secretaria de Educação de MG, quando ela anuncia uma proposição e publica no site a ação, logo somos surpreendidos com uma nova e diferente ação. Nunca há um entendimento claro do que vai acontecer e rapidamente  corre uma onda de terror no meio de nós.

Vejamos: O governo anunciou a concessão de férias-prêmios para o segundo semestre que inicia em 1º de agosto, mas só poderemos usufruir do Direito após a publicação, que ocorrerá, segundo informes das escolas, em setembro. De repente o que era certo ficou incerto e as datas que definimos por questões pessoais voaram para mês seguinte. Particularmente, me senti desamparada após este adiamento- Para mim, segundo semestre inicia em 1º de agosto, mas para o governo é em setembro. Uma coisa tão simples que é  a publicação de direitos  de poucos servidores contemplados   é por demais complexo para o governo de MG. Todo dia o governo pede documento para as escolas e reinventa um novo formulário para processar o que já foi realizado. Em tudo isto está implícito uma punição? um terror velado? Ou estou enganada?

O mesmo ocorre com o reposicionamento no modelo de subsídio II- não há um entendimento do que ocorrerá com os servidores do Estado- teremos mudança de letra agora ou em 2015? Não há uma clareza no texto, ou será que de repente fiquei muito burra? Não compreendi , nem eu, nem as pessoas que perguntei nas secretarias da Escola- Ninguém sabe...

O posicionamento está lá, mas só saberemos o que ocorrerá em nossas vidas após recebermos o contracheque do mês de agosto. E até lá, esparramou-se o terror no meio da categoria, o povo só consegue vislumbrar isto. E como se tivéssemos perdido o  rumo e navegássemos sozinhos, tal qual os portugueses em mar aberto no seculo XV. Não há uma bússola, um eixo, um mapa, NADA.

 O sindicato esteve com o governo e não escreve uma linha sobre o novo reposicionamento- nunca vi um sindicato tão inútil quanto este- uma vergonha, uma aberração, um acinte a inteligência.

A aberração é tamanha que o portal do Sindute virou portal da CUT- há informes de todas as categorias lá, menos o que nos interessa- os nossos direitos ganhos e/ ou perdidos. Não há uma nota de esclarecimento do sindicato, apesar dos apelos da categoria agonizante em todos os blogs. 

Instalou-se um profundo abismo entre nossos anseios e esta diretoria sem rumo. Aonde iremos parar? Me sinto no abismo, igual todos os que me escrevem.

Me desculpem caros amigos e companheiros sofridos, eu não tenho nenhuma resposta para dar, nenhum esclarecimento para elucidar. É horrível, mas é verdade!

10 comentários:

  1. Prof Nathália disse...:

    Esta mulher não nos representa,só queria descobrir quanto ela ganhou para vender nosso piso!
    Meu tempo também foi para o ESPAÇO...
    Quero saber quanto vou receber?e quando?
    Minhas férias prêmio também estão em outro planeta e ninguém sabe nada...
    Precisamos agir....Precisamos nos unir!

  1. Alexandre Reis disse...:

    Colegas vamos nos unir nós os 153.000 que fomos lesados... vamos juntos com MARLY E EULER DERROTAR O SINDINÚTIL QUE HOJE É CUT , TIRAR ESSA BE(ATRIZ)DO CAMINHO.... E ACABAR COM PSDB!ANASTASIA NOS AGUARDE!

  1. Prof Pedro Neto disse...:

    Enquanto somos ROUBADOS POR ANASTASIA E SUA TRUPE, O CANASTRÃO DO MERCADANTE NADA FAZ POR NÓS...
    SINDICATO INÚTIL...
    INÚTIL...
    INÚTIL... INOPERANTE.... HOJE CUT
    DILMA gasta 5 bilhoes em helicopteros e deixe o povo sem saudade,educaçao,saneamento basico,moradia,comida... VERGONHA!!!!

  1. Clara Isabel Suzart Goulart disse...:

    Hoje carrego tristeza e incertezas em meu coração, já tive orgulho um dia de ser professora... tive... hoje tenho vergonha...
    Vou exonerar ...depois de 20 anos de estado ...Pois só duas vozes gritam por Minas a sua Marly e a de Euler..
    e a categoria não une!
    que Deus nos proteja!!!!!!!
    um grande abraço com carinho de quem só te viu por fotos!

  1. Joelson Lopes disse...:

    Sua imagem diz tudo só estamos levando pontapés!Hora de reagir!E A SAÚDE ? E A EDUCAÇÃO ???? COMO FICA?

  1. Angélica Sapucaia disse...:

    Excelente o seu artigo....penso que vc falou o que todos gastaria de falar...que reposicionamento é esse que nós deixa no escuro....realmente esse nosso sindicato nunca nós orientou em nada e nunca esclareceu coisa nemhuma......afff...até agora não sei o que vai acontecer com meu salário....só sei que tenho muitas perdas ou devo esperar até 2015 pra saber qual é realmente a minha situação???? mais uma vez Marly, vc mandeu vê,,,Bjo com toda a minha admiração.

  1. Angélica Sapucaia disse...:

    Excelente o seu artigo....penso que vc falou o que todos gastaria de falar...que reposicionamento é esse que nós deixa no escuro....realmente esse nosso sindicato nunca nós orientou em nada e nunca esclareceu coisa nemhuma......afff...até agora não sei o que vai acontecer com meu salário....só sei que tenho muitas perdas ou devo esperar até 2015 pra saber qual é realmente a minha situação???? mais uma vez Marly, vc mandeu vê,,,Bjo com toda a minha admiração.

  1. Prof Ântonio Mello disse...:

    ou derrubamos Beatriz ou continuaremos perdendo tudo!
    Hilário era odiado na era Itamar...Beatriz, Hilário e cia são odiados pelo governador... e nós cada vez nos afundamos mais!
    a renúncia de Beatriz já foi pedida , como a saida da mesma da mesa de negociações...
    hoje é CUT!
    Creio que ANASTASIA passou dos limites...
    Algo deve existir na lei para barrar as loucuras dele e os 51 carneiros!
    um grande abraço ao povo mais sofrido e oprimido do Brasil os Professores de Minas Gerais!

  1. Turma de Belo Horizonte disse...:

    A sua dor é latente companheira de luta... a sua tristeza é a nossa tristeza...
    Ninguém dura .... Anastasia vai cair..
    como Beatriz já se afundou em sua própria lama!
    Estamos em oração por você Marly Gribel...
    e Vamos Vencer!
    um grande abraço da turma de Belo Horizonte

  1. Anônimo disse...:

    Blog do Euler21 de julho de 2012 10:47

    Olá pessoal da luta!

    Bom dia!

    Quero manifestar a minha indignação - mais uma - contra a direção do sindicato, que recebeu a proposta do projeto de lei do governo de 1/3 de tempo extraclaase e até agora não divulgou. Diz que vai fazê-lo na assmebleia da categoria, no dia 11/08, em Pirapora. Uma palhaçada, pois estamos falando de um direito de todos os professores, e não apenas daqueles que participarão da assembleia. O sindicato tem o dever e a obrigação de divulgar rapidamente a proposta do governo, para que seja amplamente apreciada, discutida e criticada pela cagtegoria. Ao esconder o projeto do governo, o sindicato contribui para que este nos mantenha por mais tempo sem mais este direito ao terço de tempo extraclasse.

    Aliás, é preciso que se diga. O terço de tempo extraclasse é mais um direito assegurado em lei federal - a Lei do Piso - considerada constitucional pelo STF, que não é cumprido. Neste país de governantes cretinos e de instituições que são meras formalizações de um arremedo de democracia e de república. Incluindo os sindicatos, cada vez mais órgãos formais de manipulação a serviço dos de cima.

    O terço de tempo corretamente aplicado representaria um maior tempo fora da sala de aula, ou, se o governo optasse por pagar o tempo extra como extensão de jornada, representaria um reajuste imediato em torno de 12% no valor bruto do nosso sal..., digo, da nossa ajuda de custo mensal. E deveria ser pago de forma retroativa, no mínimo a partir de janeiro de 2010.

    Um forte abraço a todos e continuemos refletindo e dizendo para os de cima e seus aliados que estamos sabendo de tudo o que eles estão aprontando contra os de baixo. E uma hora vamos cobrar nas ruas (nas urnas, nas greves, etc.).

    Ah, só para finalizar, disseram-me que o governador-afilhado esteve num programa policial da TV Record. Muito apropriado, rsrs. O pior é que ele teria dito que Minas paga o terceiro melhor salário para os professores. Poupem-me desse discurso sem direito a qualquer questionamento em tempo real. Mas, foi bom que ele tenha dito isso. Deveríamos pedir uma cópia da entrevista para a emissora, pois essa declaração mostra as seguintes alternavtivas (questão de vestibular ou Enem ou avaliação em sala de aula)

    a) o governador mentiu descaradamente, pois Minas paga o pior salário do país;
    b) o governador disse a verdade, e isso mostra que o salário dos professores no Brasil é uma vergonha nacional;
    c) a ser verdadeira a afirmação do governador - de que houve um grande aumento e que Minas paga o terceiro melhor salário - devemos discutir o fim da carreira de professores, pois não vale a pena estudar 17 ou 18 anos para ganhar dois salários mínimos por mês - e aposentar com este salário, após 30 anos de carreira;
    d) a fala do governador reflete exatamente o que as elites brasileiras pensam a respeito da Educação pública, que é voltada principalmente para os mais pobres.

    Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória! E um bom final de semana para todos/todas!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103