Encontro de lideranças do NDG: o primeiro passo foi dada e a criança nasceu. VIVA!

REUNIMOS de maneira informal para um primeiro encontro de lideranças de várias regiões do Estado para  gestar(nascer) aquilo que que até então era um movimento iniciado na greve e que hoje apresenta uma nova perspectiva de renovação  contra tudo  que está aí: sindicato caduco, antiquado e fora de qualquer contexto para uma luta eficaz e de classe, diante do avanço das forças organizadas  oligárquicas burguesas contra os trabalhadores em todo o Brasil- educação, saúde, construção civil, camponeses, entre outros.

O encontro foi na sede de um sindicato da construção civil- O MARRETA, por sinal, local muito adequado para o encontro: o início de tudo está na base, na construção diária,  tijolo por tijolo, dito de forma muito pertinente por um membro da construção civil.

Dentro do meu tempo de fala abordei duas questões que estão colocadas de uma forma muito clara e contudente no Estado de Minas Gerais: a inoperância do sindute que não consegue aglutinar nada de concreto para a categoria e o desrespeito do governo com a Educação . A ausência de respeito é tamanha que nem as leis previstas na Magna Carta e no Estatuto do magistério são honradas: Direito ao Piso Salarial, tempo extra classe, férias prêmio,  pagamento das reposições dos dias trabalhados após a greve de 2011.


 Enfim, o Estado de Direito começa a desaparecer em Minas de uma forma organizada e planejada: O Piso é solapado da maneira mais cruel, após 112 dias de greve e com documento assinado por deputados e representante do governo, que se comprometeram a negociar após o término da mesma, inclusive o Piso Salarial. No entanto, o desfecho foi bem diferente.


O tempo extra-classe também é desrespeitado e em seu lugar  permanece o Módulo II - que nada mais é que aumento da carga horária no local de trabalho. Neste espaço não são oferecidos ferramentas para que o professor construa atividades, visto que a maioria das escolas não dispõe de computadores para este fim e esta é uma das nossas principais ferramentas de trabalho diário. Nem os tablets anunciados pelo Ministro da educação ainda chegaram para compensar as perdas e danos da Educação mineira neste espaço vazio de sobrecarga de trabalho.

Quanto a inoperância do Sindicato:

Fica evidente a incapacidade deste grupo, todo formada por uma única corrente- a "Articulação", que gasta fortunas com encontros em Hotéis caros como o Royal Center, faz  Congressos caríssimos em Araxá, e atualmente convoca a categoria para um encontro em Tiradentes para lançamento da 13ª Semana Nacional em defesa da Educação.


Inclusive promoveram manifestação na ALMG sem comunicar ninguém, nem as subsedes- pelo menos não consta lá no site das subsedes ou envio  por mala direta da "intenção"- o panelaço ou a bagunça empreendida no I encontro do Fórum Nacional. Esta foi uma ideia isolada do grupo Articulação e, que ideia abjeta. Eu, particularmente, achei aquela ação horrível, pouco construtiva e atestado de burrice frente ao povo- deve ser aquelas ações secretas do Sindute- decididas por eles e para eles.

Quanto as nossas ações desenhadas no I encontro-



  •  apresentar para a Direção atual, na cidade de Tiradentes,  dia 21/04 documento de solicitação para instalação de outdoors e propaganda eficaz nos meios de comunicação, de esclarecimento da nossa real situação para os mineiros. Este não é um anseio isolado do NDG mas de toda a categoria. E diante dos gastos apresentados acima, com certeza devem ter dinheiro para bancar isto aí.


  • Outro ponto abordado- O Sindute disponibilizar suprimentos para venda: camisetas, adesivos, bonés etc, via site de compras ou via subsedes.

Pontos a serem construídos e que não foram devidamente amarrados: 



  •  Articular junto a base uma Nova direção sindical, disputando inclusive as próximas eleições/ ou desfiliação em massa e viabilização de uma Associação de profissionais da Educação. Esta proposta não foi definida ainda  (mas, caso ocorra a disputa pela Direção creio que teremos que criar um fundo - uma conta- para disponibilizar a locomoção dos nossos futuros candidatos.) Espero que uma das primeiras cidades a ser visitado pelo comandante Euler seja Montes Claros.
  • Discutiu-se também a ampliação da discussão nas redes sociais com o envolvimento de alunos, comunidade, associações de bairros e sindicatos em geral. Este trabalho, cartilha, será construído ao longo do ano por diferentes ações. Em breve , disponibilizarei uma forma simples de trabalhar nas redes sociais com alunos e professores. Esta ideia ou vídeo será divulgada nas redes sociais e nos blogs. 



Por fim,  destacar que concordo plenamente com o professor Euler no seu texto:" o socialismo que pretendemos neste momento de opressão e exclusão social é muito simples: o direito ao Piso e tempo extra-classe, às condições adequadas de trabalho, a real democratização dos espaços escolar e na comunidade". 


Já fomos  mais respeitados no passado, já tivemos gestores mais democráticos, salários melhores e a sobrecarga de trabalho era menor. Hoje estamos sendo triturados por este governo crudelíssimo do PSDB, que quer nos conduzir como gado. Falo isto com propriedade, pois trabalho neste Estado há 26 anos.





10 comentários:

  1. CARANGOLA/MG disse...:

    Parabéns Marly gribel e EULER!
    ESTIVE PRESENTE, SEI QUE VAMOS MUDAR OS RUMOS DE TUDO!
    PRECISAMOS DE NOVOS ENCONTROS E 10 MINUTOS PARA A FALA DE CADA REPRESENTANTE!
    ABRAÇOS

  1. Anderson/Uberaba disse...:

    Valeu Euler Marly.....
    Contamos com vocês e todo NDG , para acabar com esta turma ARTICULAÇÃO , ANASTASIA OS 51 LADRÕES DO PISO Gazolla e Renata!
    AÉCIO presidente não será!
    NA próxima reunião estarei presente por problema de doença não pude comparecer!
    atenciosamente
    Anderson

  1. MARLENE disse...:

    HOJE DEPOIS DE MUITAS CARTAS RECEBI A RESPOSTA...
    Marlene,

    o senador Cristovam tem falado sobre isso, cita Minas Gerais o tempo todo. Já discursou em plenário, já discursou na Comissão de Educação, já falou com o ministro da Educação …

    Realmente a situação do magistério em quase todo o país é uma calamidade!

    Você tem a solidariedade, o apoio e a dedicação do senador Cristovam

    um abraço

    Ivonio Barros
    Assistente Parlamentar
    Gabinete do Senador Cristovam Buarque
    www.cristovam.org.br

  1. MARLENE disse...:

    NÃO SOU MAIS FILIADA , ESTOU AJUDANDO VOCÊS DO NDG DE TODAS AS FORMAS E A LUTA SÓ RECOMEÇOU!
    BEATRIZ E SUA TURMA NÃO TEM INTERESSE NA CLASSE!
    ACREDITO NA VITÓRIA!
    ATRAVÉS DO NDG
    Atenciosamente Marlene
    ESpero que toda classe una-se ao NDG!
    QUERO BEATRIZ, HILÁRIO , MARILDA FORA!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Alberto/bh disse...:

    Não queremos solidariedade , queremos o piso, que é nosso por direito!
    Esta BE(ATRIZ)não escreve merda nenhuma , não luta por ninguém, só pensa nela e ainda tem otários que acreditam naquela babaca , suja , vendida!
    Porque a maldita não foi para Brasilia?
    porque a atriz de pior qualidade só faz bagunça!
    quero esta coisa fora!
    Uma mancha negra para os EDUCADORES! articulação significa PT, PSDB ENTRE OUTROS!!!
    atenciosamente
    Alberto/bh

  1. Alberto/bh disse...:

    Estou trabalhando tudo que vocês propõem, e está fazendo o MAIOR SUCESSO entre os alunos!

    Atenciosamente
    Alberto

  1. Anônimo disse...:

    Parabéns pela coragem de desafiar aqueles que se acham poderosos porque estão no "poder" e não precisam ouvir a base.
    chega de sermos platéia!
    Temos sede de:
    valorização;
    salário digno;
    boas condições de trabalho.
    Isso cobraremos do governo.
    Mas, o respeito, o debate horizontal e o pdoer de decidir como categoria politizada temos de construir a partir de nossas ações.
    O NDG me enche de esperanças...

  1. Anônimo disse...:

    O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em discurso nesta segunda-feira (12), manifestou indignação com o descumprimento da Lei do Piso Salarial dos professores (Lei 11.738/2008) por vários estados e municípios.

    O parlamentar, que também cobrou a erradicação do analfabetismo e mais investimento em ciência e tecnologia, questionou que o Brasil seja considerado a sexta maior economia do mundo sem conseguir pagar R$ 1.451 aos professores:

    – Todos acham que o mundo está comemorando que o Brasil é a sexta potência e esquecendo que aqui temos desigualdade como quase nenhum outro país? Ou não estão repercutindo lá fora os baixos salários dos nossos professores nossos? – disse.

    Cristovam comentou que a aplicação de 0,1% do PIB brasileiro seria suficiente para que todos os estados paguem o piso aos professores. Para isso, ele propôs a redução dos custos dos três poderes, argumentando que economizar hoje com o corpo docente significa aumento de gastos no futuro.

    O senador também defendeu a contratação de mais professores, mas criticou o estado de São Paulo por admitir professores reprovados no último concurso:

    – Duvido que façam isso com pilotos de avião. Duvido que alguém aceite contratar como piloto um que foi reprovado. Professor é o piloto que leva as crianças para o futuro. E uma criança que vai para o futuro sofre acidentes, se esborracha tanto quanto um avião. Esborracha-se pela falta de emprego, se esborracha pela falta de capacidade de entender as coisas; esborracha o País inteiro pela falta de dar respostas.

    Em aparte, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) propôs a elevação dos salários dos professores de nível superior e cobrou atitude de governadores que prometeram prioridade à educação.

  1. Anônimo disse...:

    http://educacionista.org.br/


    entrem lá

  1. Anônimo disse...:

    17/04/2012 19h40
    Ameaças de alunos a professores interrompem aulas em colégio
    Frequente quadro de indisciplina fez docentes optarem por paralisação.
    Um dos jovens arremessou uma carteira pela janela do 2º andar da classe.

    Do G1 Sul de Minas
    Comente agora

    Uma escola estadual de Passos (MG) interrompeu as aulas por cinco dias por causa de alguns alunos que estariam ameaçando professores e funcionários do colégio. Segundo os educadores da Escola Estadual São José,três funcionários, entre eles o um ex-diretor, foram ameaçados de morte.

    “Mediante a esses casos de indisciplinas e de agressões físicas e verbais os professores optaram por essa paralisação nas aulas”, explica o diretor do colégio, Fabiano Amorim.

    Os estudantes também cometeram atos de vandalismo. No dia 10 de abril, um adolescente pegou uma carteira e arremessou pela janela de uma classe do segundo andar. A sala estava em aula no momento do ocorrido. A mãe do aluno foi chamada e não compareceu à escola. O jovem foi expulso, mas conseguiu vaga em outro colégio.

    Os professores afirmam que mesmo os alunos problemáticos sendo minoria, eles interferem no aprendizado dos outros estudantes e atrapalham o ambiente escolar.

    “Existem casos que conseguimos controlar com a nossa experiência, mas em alguns precisamos da ajuda de autoridades”, diz o professor Agnaldo Luis Bernardes.

    De acordo com o diretor, uma reunião entre professores, pais, alunos, Polícia Militar, Superintendência Regional de Ensino e Ministério Público que acontece na noite desta terça-feira (17), vai definir se as aulas voltarão normalmente nesta quarta-feira (18). Entre as opções para melhoramento da segurança no colégio estão a implantação de câmeras e presença de guardas municipais e policiais militares.

    A Escola Estadual São José possui turmas do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. São cerca de 1,4 mil alunos.
    ISSO TODO DIA O EDUCADOR VIVÊNCIA! CADEIA PARA ESTES MARGINAIS! CADÊ O SINDINÚTIL QUE NÃO AGE!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103