Analisando ações do Governo de MG e da Assembléia Legislativa

Chegou por mala direta o boletim de nº 57 do Sindute, onde o mesmo denuncia a secretraria de educação de MG de não abrir dialógo com a categoria para os problemas mínimos que ora  enfrentamentos: não concessão de férias prêmio, não pagamento das reposições,  descumprimento do tempo extra-classse e por fim, a diminuição do quadro de pessoal das escolas.

Segundo o Sindute estas questões foram tratadas em duas instâncias: na Secretaria em outubro de 2011, após o término da greve e, mais recentemente em Audiência Pública realizada em fevereiro deste ano na Comissão dos Direitos Humanos.

O Sindute  esqueceu de colocar no boletim o número de  ações que tramitam na justiça, sem que nenhuma dê parecer favorável aos trabalhadores, nem que tenha ocorrido qualquer liminar para deter as ações irresponsáveis do governo, pois estamos falando/tratando   de Direitos- estes não são para serem especulados, redefinidos. Estes, estão claramente definidos tanto na Constituição como no Estatuto do Magistério- O DIREITO- este não pode aguardar- Só em Minas que isto ocorre.

O máximo do absurdo o governo de Minas conseguiu: burlar a Lei 11.738/08, mas continuar nesta onda de perseguição irresponsável e intransigente é demais.

 Quanto a Lei 11.738/08 esta nós iremos buscar de uma forma ou de outra- ou pela Lei ou pela Greve.

A denúncia foi colocada também para  O Legislativo deste estado em fevereiro- e que ironia, justamente  para a Comissão de Direitos Humanos- sem que nada de concreto fosse  alterado a nossso favor, nem  as coisas mínimas são resolvidas em MG.

 Não recebemos até o presente momento todas  as reposições que fizemos ano passado, muitos não conseguiram as férias prêmio, o tempo extra-classe não foi concretizado. Mas os cortes no pagamento foram implacáveis, certeiros, mortais- Também a justiça andou lado a lado com o governo deferindo liminares que salvaguardavam os interesse do governo, colocando inclusive a greve de 2010 e 2011 na ilegalidade.

Mas até o presente momento não ocorreu uma ação, seja do legislativo ou judiciário em Minas  que abrandasse o nosso sofrimento, o nosso extermínio enquanto categoria, que minimizasse a dor  e o desespero daqueles que vivem na terra dos sem leis.

E a terra dos sem leis chama-se Minas Gerais e os seus mártires- os educadores deste Estado. Instalou-se o caos. A incredulidade nas instituições chegou a um grau tão elevado, que novos grupos terão que surgir, sob pena de destruirmos  tudo que foi ganho até aqui: a respeitabilidade pelo sindicato e  também pela  Lei.

O Estado de Direito começa a desaparecer em Minas- o contrangimento é tal, que estamos mergulhados nas garras do despotismo mais antiquado e intransigente.

Para o Sindicato que sou filiada, sugiro que denunciem todas estas arbitrariedades através de outdoor , rádios, matérias pagas em jornais e TV : o desrespeito do governo com as leis e  que o faça do mesmo modo que eles fizeram- não utilizando uma atriz , mas uma professsora: que mostre a verdade do que é hoje a escola pública de MG- uma vergonha em termos de estrutura, de superlotação, de desleixo. Enfim, tudo o que ela é e que tentam ocultar através da blindagem da mentira e da mídia.

PS: Iniciei meu trabalho na sala de aula sobre a Educação de Qualidade que queremos e devemos construir junto à comunidade. Vou disponibilizar ações que se iniciam num texto e que terminam nas redes sociais: faceboock, blogs e twitter. A Era digital tem que alcançar professores e alunos para juntos contruírmos o Brasil de Fato e de Direito.


9 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Global

    A comissão de DIREITOS HUMANOS aprovou requerimento
    Do governista Duarte Bechir (PSD) dando congratulações á atriz global Débora Falabela.Mais do que homenagear uma atriz mineira, o requerimento
    Tem como pano de fundo a maior crise da educação em MINAS
    CENÁRIO POLÍTICO
    EQUIPE DE POLÍTICA/-E-MAIL POLITICA@HOJEEM DIA.COM.BR
    PAG 4

    ACORDE CATEGORIA !!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Anônimo disse...:

    SEM EDUCAÇÃO
    DEPOIS DA QUEDA DE BRAÇO ENTRE GOVERNO E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO , DÉBORA PROTAGONIZOU UM INSTITUCIONAL PARA O GOVERNO DANDO SEU TESTEMUNHO DE COMO O ESTADO “VALORIZA A educação e paga o MAIOR PISO SALARIAL DO país”.O COMERCIAL GEROU REVOLTA NOS SINDICALISTAS E PROFESSORES QUE CHEGARAM A MANDAR UMA CARTA DE REPÚDIO PARA A GLOBAL.
    CENÁRIO POLÍTICO
    HOJE EM DIA PAG 4 DIA 7/04/2012

  1. BRUNO BOTELHO/RJ disse...:

    o caso seus EDUCADORES É
    caso de denúncia ao MP OU STJ
    por discriminação. Costumo falar para todos os meus amigos: estudem para conseguir aprovação em um concurso público para um cargo estatutário! Quem não estuda é obrigado a se submeter à iniciativa privada e ao regime celetista. Ainda, vão ter que viver um regime de medo e subserviência para não perderem o emprego, aturando todo tipo de agressão e deboche. Na área pública tb tem assédio moral, mas a traição dos colegas é para obter um carguinho em comissão.

  1. ALBERTO/UBERABA disse...:

    COMO JUDAS ANASTASIA SERÁ BANIDO PARA SEMPRE DO CENÁRIO DE MINAS GERAIS OS 51 CARNEIROS TERÃO A RESPOSTA! UM POR UM VAI CAIR!GAZOLLA PREPARE-SE DIAS CONTADOS.. VILHENA SUA HIENA TERÁS O QUE MERECE!
    E BEATRIZ ESTÁ MORTA NA SUA GRANDE FOGUEIRA DAS VAIDADES , ISOLADA , ODIADA PELA CATEGORIA E SEM CREDIBILIDADE COM O GOVERNADOR! RENUNCIA INFELIZ!
    ALBERTO

  1. Anônimo disse...:

    Precisamos reagir, as aves de rapinas querem nos devorar.
    Quero de volta o piso salarial a que tenho direito;
    Quero de volta o direito de me expressar livrememente;
    Quero de volta o direito de manifestar, de me reunir com os meus pares;
    Quero de volta o respeito profissional;
    Quero uma escola livre, onde todos que dela necessitem possam realizar seus sonhos.
    A escola que temos hoje, existe apenas para cumprir metas estabelecidas pelo governo, metas essas que interessam somente a ele.
    A escola de hoje se transformou num espaço triste, onde os profesores sem esperança caminham de cabeça baixa rumo ao vazio. Nem identidade profissional temos, pois todo e qualquer profissional pode na hora que bem entender se transformar em um professor.
    Quantos querer! precisamos reagir.
    Cristo ressuscitou, Cristo vive para que tenhamos esperança.
    Todos unidos no amor do nosso verdadeiro Mestre,
    na busca de nossos sonhos!

  1. CLARICE/UBERABA disse...:

    HORA DE APERTAR MERCADANTE!DILMA COMO SEMPRE VIAJANDO PELO MUNDO... OS 51 CARNEIROS SOLTOS UM PERIGO PARA A SOCIEDADE, ANASTASIA SE ACHANDO.... TODOS VÃO CAIR!
    PSDB, PT VÃO ESVAIR COMO FUMAÇA!

  1. Anônimo disse...:

    Diga não ao imposto sindical vote

    http://diganaoaoimposto.cut.org.br/votar/

  1. Marlene disse...:

    Prezada Senhora Marlene,

    Esclarecemos que o MEC não tem prerrogativa legal de intervenção nos Estados, Municípios e Distrito Federal, uma vez que há determinação Constitucional de autonomia dos estados-membros, compreendendo os poderes de auto-organização, autogoverno, autolegislação e autoadministração.
    É o poder de organizar-se de modo a exercer suas competências. Este poder está previsto nos artigos 18 e 25 da Constituição Federal.

    De acordo com o texto da Lei nº 11.738/08, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.

    Ao criarem ou adequarem seus planos de carreira, os entes federativos devem levar em consideração as Resoluções nº 2/2009 e nº 05/2010 do Conselho Nacional de Educação que estabelecem, respectivamente, as Diretrizes Nacionais de Carreira para os Profissionais do Magistério e para os funcionários da Educação Pública Básica.
    Para maiores informações, visite o site http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb002_2009.pdf




    Atenciosamente,

    Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação-DIVAPE
    Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
    Ministério da Educação
    Tel:(61) 2022 8268
    Esplanada dos Ministérios, Bloco "L", 6ª andar, sala 627
    70047-900
    Brasília/DF

  1. Marlene disse...:

    Um bando de safados!Todos comprados!
    Temos que derrubar todos!TrAIDORES!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103