Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia



Este texto publicado no Blog do Altamiro Borges serve para várias análises e vêm de encontro a tudo que estamos tentando implementar nos blogs ligados à Educação no Brasil-  A " força organizada".

Estamos  hoje à mercê das elites, porque na verdade elas dominam todos os espaços e conseguem congregar seus interesses de classe de uma forma organizada, sincronizada. Enquanto os educadores permanecem perdidos, buscando o mínimo: seus direitos, estes que o Sindicato têm por dever buscar: férias prêmio, pagamento dos dias repostos, outdoors, visita às escolas. E nem isto esta turma que atualmente ocupa o poder não realiza. Coisas mínimas, pequenas, baratas- coisas que basta um encontro com a Secretária , uma pressão na mídia, na justiça e sai. Porque o principal: O piso Salarial, os recursos para a Educação à nível nacional- estes terão que ser novamente buscados, ou pela força das Leis( e isto o sindicato  vêm tentando ) ou pela força da Greve.

Infelizmente, o Sind-UTE finge que o NDG não existe e porque será que finge? Por ter medo de perder o poder? de dividir o poder? Mas o poder é para ser compartilhado, dividido, descentralizado. Precisamos aprender a conviver democraticamente. Caso contrário, iremos propor desfiliação em massa e formar uma associação independente. O grupo do Euler surgiu como uma esperança- o NDG- e estamos correndo atrás dela.

Mas o NDG só pode partir das coisas simples, neste momento ( por falta de dinheiro mesmo) e congregar  ações mais complexas a partir de um eixo- que será construída e que iniciará no dia 14/04.

 As mais simples estamos tentando implementar- denunciar nas redes sociais- expandir o compartilhamento à nível mundial, construir textos para serem partilhados no espaço escolar. Mas fica díficil, se estas pequenas e grandes ações não estiverem unificadas , pelo menos à priori pelos educadores em rede. E esta rede anda muito frágil- precisamos aprender /ensinar/reutilizar esta complexa máquina de congregar gente- as redes sociais.

Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia: Por Vito Giannotti, no jornal Brasil de Fato : Hoje, ao falar em comunicação dos trabalhadores, logo aparece a pergunta sobre o papel das ...

3 comentários:

  1. Elder disse...:

    Estamos com o NDG DO EULER, ESTAMOS COM VOCÊ PROF MARLY!
    Estamos pronto para guerra, seja qual for!
    abraços

    turma de contagem
    Elder, Cinara, Thais, Henrique

  1. Anônimo disse...:

    SE ESTÃO QUERENDO SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE, PRIMEIRO NÃO DEVEM CULPABILIZAR OS PROFESSORES E REDUZI-LOS A UMA SITUAÇÃO ESCRAVOCRATA, MAS SIM OUVI-LOS E TENTAR CONSTRUIR ATRAVÉS DE UM VERDADEIRO CONSENSO IDEIAS RENOVADORAS QUE ABARQUEM AS DIVERSIDADES EXISTENTES, TENTANDO NÃO PUNIR MAS SIM MELHORAR O QUE JÁ EXISTE, PRA ISSO HÁ QUE SE TER CONDIÇÕES DIGNAS PARA O EXERCÍCIO DO TRABALHO.

    NÓS PROFESSORES NÃO PODEMOS ACEITAR QUE TODO O FRACASSO EXISTENTE NA SOCIEDADE SEJA CULPA DO PROFESSOR, QUE O FRACASSO DAS ESCOLHAS POLÍTICAS SEJAM CULPA DO PROFESSOR, ORA, A NOSSA ELITE EXISTENTE QUER FICAR ISENTA DAS SUAS IMPOSTURAS E RESPONSABILIDADES SOCIAIS. DEVEMOS EXIGIR E COBRAR DESSAS MESMAS ELITES QUE ESTÃO NO PODER UMA POSIÇÃO POLÍTICA, SOCIAL, ECONÔMICA E ADMINISTRATIVA MAIS JUSTA E HUMANA QUE LEVEM EM CONSIDERAÇÃO A JUSTIÇA DO TRABALHO, DO CONVÍVIO SOCIAL INDEPENDENTE DE DIFERENCIAÇÕES DE CLASSES SOCIAIS, CREDOS RELIGIOSOS E DE POSICIONAMENTO POLÍTICO.MOMENTO DA UNIÃO E MASSACRE AOS GOVERNANTES , DEPUTADOS E TODAS AS ESFERAS!DENUNCIEM A SUJEIRA DE MINAS

    Essas são as minhas considerações.

  1. Paulo/Araxá disse...:

    http://blogdondgmg.blogspot.com.br/2012/04/liderancas-do-ndg-devem-se-reunir-no.html
    ADESÃO EM MASSA AO NDG
    DA BASE PARA A BASE DO POVO PARA O POVO EM LUTA DE DIGNIDADE A CLASSE MASSACRADA PROFESSORES DE MINAS GERAIS!!!!!!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103