Sou mineira, tenho 26 anos de profissão e ganho dois salários mínimos: Sou professora!

Ser professor no Brasil virou sinónimo de missão. Este discurso ou adágio é tão antigo e arraigado na cultura mineira que volta sempre repaginado a nos rondar. Ouvi estes dias de um Superintendente - Discurso com certeza  reescrito pelo governo ditatorial de Anastasia e reinventado a cada hora para nos massacrar.

Pior de tudo-  em Minas este discurso é posto em prática de uma maneira  sádica- somos missionários, isto é certo, afinal ganhamos 2 salários mínimos tendo 26 anos de profissão e com especialização ou tendo dois anos e graduação. A mesma lógica para todos. Obviamente, esqueceram que somos profissionais e como tal, temos nossas aspirações e, atualmente a única que buscamos é o reconhecimento do nosso valor enquanto "missionários" e profissionais : exigimos o retorno da nossa carreira dentro dos moldes da Lei Federal 11.738/08.

Muitas questões estão colocadas para os profissionais da educação de MG e destaquei algumas delas. Outras surgirão, resultado do tsunami que se abateu sobre nós nos últimos anos, resultado das nossas ações, da nossa inocência e da truculência governamental e sindical. Segue algumas para análise, colocadas pelos próprios professores que me escrevem: 

  • Deputados questionam publicidade sobre educação em Minas


A propaganda do Governo do Estado sobre a educação em Minas, veiculada nos meios de comunicação e protagonizada pela atriz Débora Falabella, será tema da audiência que a Comissão de Direitos Humanos promove nesta quarta-feira (7/2/12), a pedido do deputado Rogério Correia (PT). A reunião pretende também discutir o teor de carta encaminhada pela Secretaria de Estado de Educação às unidades de ensino, contendo informações sobre a última greve dos professores, e que teria sido distribuída aos pais e alunos pelas escolas. A reunião será no Auditório e está marcada para as 9 horas.

De acordo com o gabinete do deputado, Rogério Correia quer saber quem são os responsáveis pelo conteúdo e pela produção da publicidade, quanto foi gasto e o cachê pago à artista. Ele questiona, sobretudo, as informações veiculadas na propaganda que, em sua opinião, não condizem com a realidade da educação em Minas, setor que sofreu com uma greve de 112 dias em meados do ano passado.

Sobre a carta, o deputado a considera uma "declaração de guerra" aos servidores da educação. "Há a intenção óbvia do governo de alimentar o conflito com os professores. Essa carta tem forte conteúdo político-ideológico, não apenas pedagógico", afirmou. Na justificativa do requerimento, ele argumenta, ainda, que a distribuição se configura como assédio moral a diretores e trabalhadores, pois o documento foi enviado pela Secretaria para as escolas e os professores são os responsáveis por distribuí-las aos alunos. O parlamentar também questiona o conteúdo do documento, que acusa o movimento grevista de divulgar informações falsas.

Foram convidados para participar da audiência pública: a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o subsecretário de Estado de Governo, Nestor Francisco de Oliveira; a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute), Beatriz da Silva Cerqueira; e o presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte, Gladson Reis.


Comentário do blog:  Com certeza, este é um dos nossos inúmeros problemas: propaganda enganosa, assédio moral aos profissionais com a veiculação e distribuição das cartas- no claro intuito de nos esmagar publicamente - política corriqueira/recorrente em Minas Gerais.


 Mas, na minha modesta opinião, isto é só  mais uma mancha( pequena) no grande quadro negro que  atualmente estamos mergulhados -A longa noite escura que todos estes atores nos arrastaram e que agora tentam dourar/minimizar, desvinculando este dos nossos maiores problemas- Fim da educação  e das carreiras dos servidores de Minas.


 Convido a todos estes atores, inclusive o sindicato a reverem suas posições na contribuição que deram no desmonte da  Educação e das carreiras dos servidores ao aceitarem interstício de pausa na greve de 2011 após acórdão assinado com o governo crudelíssimo do PSDB e parlamentares.

  • SIND-UTE/MG PREPARA A GREVE NACIONAL EM MINAS GERAIS

    O ano de 2012 começa com uma importante articulação nacional em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional que é a greve nacional, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

    Além da defesa do pagamento do Piso Salarial, está na pauta a mobilização nacional, a carreira e o imediato investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

    A participação de Minas Gerais se torna ainda mais importante pela atuação do governo do estado que, além de não cumprir a lei federal, tem sido um articulador para pressionar por mudanças na lei, buscando reduzir o percentual de reajuste do Piso.


    Comentário do Blog: Quero destacar que ambos os movimentos- o da "Publicidade sobre a Educação em Minas" proposto pelo deputado Rogério Correia e do  chamamento para Greve Geral feita pelo sindicato partem exatamente de atores ligados ao PT( Partido dos Trabalhadores) que tem uma ligação íntima com a atual direção, comandada pelo grupo Articulação, que nada mais é  que uma célula do PT em Minas.

    Mas que célula em?..Estamos estarrecidos - Nada fizeram de concreto para minimizar os estragos causados pelo PSDB, apesar da enorme mobilização realizada pelos professores no ano de 2010 e 2011 e que no fim das contas redundou em estragos irreparáveis em nossas vidas - até o presente momento coisas mínimas estão sem solução- pagamento das reposições, erros gritantes no chamado reposicionamento das carreiras, cancelamento das férias prêmio, perda e danos causados na saída e no retorno ao subsídio, Lei 100 e tantas outras aberrações.


    Enfim, estamos no "buraco negro" da Educação- caímos nele e agora somos convidados pela direção sindical e pela CNTE a buscar o que lutamos duramente em 112 dias de greve em 2011 e que resultou nisto que acabo de descrever. Com certeza, deve ser o Apocalipse! 

    Estou com o NDG, comandado pelo comandante Euler: O momento é de reflexão e busca de novas saídas- esta já foi articulada por dois anos seguidos, sem sucesso e com grande prejuízo moral e financeiro para a categoria. Temos que questionar estas ações isoladas compartilhadas daqui e acolá por políticos em vésperas de eleições. 


     Interessante compartilhar que a atual coordenadora do Sind-UTE já está em Campanha e vem nos visitar aqui em Montes Claros. A máquina de convencimento está em pleno vapor- Ô trem danado só...


    Para terminar este post, gostaria de sinalizar para a Campanha da Fraternidade deste ano: A  Saúde Pública- direito este também assegurado na Constituição, mas bastante negligenciado pela nação.


     Como estou padecendo para escrever este post, visto que me encontro em fisioterapia por problemas na coluna cervical e lombar, causados pela profissão, deixo aqui o meu recado para o Brasil- sou  professora com especialização em duas áreas da educação.  Leciono há 26 anos em MG. Tenho dois cargos adquiridos via concurso público e  até hoje sonho e luto para  ser reconhecida, não só como "missionária" mas também como profissional de Educação do Brasil. 


    Enquanto aguardo o tempo dos homens, espero também a resposta da comandante da nação: A Senhora Presidenta Dilma Rousseff.










10 comentários:

  1. ROSANA. BETIM disse...:

    Prof Marly outra arbitrariedade estou cansada das MENTIRAS DOS JORNAIS, DA MIDIA DE ANASTASIA
    O estado de Minas Gerais paga para os professores um salário de R$1870, oo segundo a reportagem da folha.
    Nem com pós graduação tenho esse salário, quem será que eles consultaram? Devíamos ter direito de resposta.
    Vejam aí:
    http://www1.folha.uol.com.br/saber/1057225-estados-nao-garantem-piso-salarial-para-professores.shtml
    folha de são paulo de hoje ( 05/03 cotidiano- caderno C pag 08), título da reportagem :Estados não garantem o piso para professor...pasmem: MG aparece como um dos Estados que paga o piso e o valor é de 1870,00. ISSO É REVOLTANTE! FORA PSDB, FORA ANASTASIA!
    FORA TODOS QUE NOS ROUBARAM SINDINÚTIL E AINDA APARECE UNS IDIOTAS PARA ENDEUSAR A ESTUPIDA BEATRIZ QUE VENDEU A CLASSE! QUE PALHAÇADA! E ROGÉRIO CORREIA CADÊ A FORÇA DO PT!!!!!! FARINHA DO MESMO SACO
    PROFESSORA REVOLTADA

  1. João Paulo Ferreira de Assis disse...:

    Prezada companheira de luta Professora Marly Gribel

    Eu tenho 52 anos, e irei completar os 53 no mês subsequente. Já não tenho mais pique para greves. A greve do ano passado causou-me um mal horrendo. Agravou minha apneia, minha obesidade e minha tromboflebite. Estou com a perna direita inchada e com uma grande mancha escura. Para piorar a situação, recorri, antes de entrar em greve, a uma nutricionista que depois assumiu aulas de professora grevista da nossa escola. E isto, definitivamente fez o meu tratamento para emagrecer ir para as calendas gregas.

    Tenho medo de encarar de novo a tensão de uma nova greve. Por isso é que eu apoio uma solução (sem prejuízo da greve, caso necessária), de um abaixo-assinado para os deputados federais e senadores para fazer uma lei complementar em que as despesas para com a remuneração dos professores ficariam de fora do alcance da lei de responsabilidade fiscal. Leia no Blog do Euler, a proposta em detalhes colocada pelo sr. Carlos, de Curvelo.

    Saudações e até a vitória!
    João Paulo Ferreira de Assis.

  1. Anônimo disse...:

    Marly, recebi o convite para a visita da Beatriz a Montes Claros. Estranhei que não fosse na subsede e segundo o que me informaram a reunião não foi articulada pela direção daqui, mas sim por "aliados" da Batriz , que teria dito que quem é "contra a articulação é contra ela".
    Estou preocupada, pois gosto muito do trabalho de nossa subsede.
    Leio em seu blog algumas críticas à diretoria estadual e também a Beatriz e acho que se essas críticas acontecem é porque são necessárias.
    Acredito que com essa disputa que parece estar acontecendo no sindute de nossa cidade( direção estadual x direção local) é preferível me deligar do sindicato.
    Célia Alves

  1. Doralice/ Uberaba disse...:

    07/03/2012 17h51 - Atualizado em 07/03/2012 17h56
    Aluno é suspeito de sabotar freios de bicicleta de professora em MG
    Professora sofreu acidente e está internada no CTI em Patos de Minas.
    Ela se desentendeu com um aluno pouco antes do acidente, diz PM.
    Olha po absurdo prof Marly e esses cretinos negam pagar o piso! Dilma já teve um aviso de Deus a barra de ferro, Mercadante será o próximo, Anastasia terá o pior que um monstro merece! E BEATRIZ QUE SE CUIDE!!! Quanto a paralisação de 3 dias. só vai o grupito da BEA (ATRIZ)Professor pode ter certeza vai não!

  1. JOÃO PAULO / BH disse...:

    Boa noite Prof Marly,
    mais um miseravel com menos de 2 salários míninos!
    Ser educador não está fácil, vou sair dessa area depois de 20 anos . só com cortes, greves bestiais, nos usando a besta do apocalipse Beatriz e sua turma para politicagem , cansei, não suporto mais a situação SER PROFESSOR, POIS REALMENTE É SER MISERAVEL. É NÃO TER VALOR NESTE MALDITO PAIS!QUANTO A ANASTASIA UMA BESTA FANTASIADO , QUE NEM EXPRESSÃO POLITICA TEM!ESTE TAMBÉM IRÁ RUIR! A ÚNICA COISA QUE ME SUSTENTA É A CERTEZA QUE PT, PSDB NO BRASIL ESTÁ DESTRUIDO, NENHUM CONSEGUIRÁ NADA!
    QUE DEUS TE ILUMINE!

  1. Professoras;

    Professora Marly,

    Quero aqui aproveitar este espaço para parabenizar todas as mulheres pelo seu dia.
    Quando eu estudava, as mulheres eram quase que 90% do quadro docente das escolas, havia poucos homens.
    Os anos se passaram e os homens - aqui me incluo - resolveram abraçar a docência, que segundo as palavras de um saudoso governador (não quero fazer julgamento político, respeito-lhe a memória)aderiram a profissão das "mal-casadas".
    Já li no sítio da educação que ainda hoje as mulheres são maioria no ensino de Minas, representam 75%do quadro de professores.
    Esquecendo as várias dificuldades pelas quais todos nós passamos - esquecendo as diferenças de gênero - quero desejar:

    - Parabéns a todas as educadoras mineiras pelo seu dia!

    Abraços!

    Paulo

  1. Pedro, Carmelita, Hudson/B.H disse...:

    Ministro defende cumprimento da Lei do Piso em encontro de secretários
    Quinta-feira, 08 de março de 2012 - 11:34
    Tweet - divulgue esta matéria no twitter
    Natal - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quinta-feira, 8, na abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Natal, o reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios, o reajuste pode ter sido forte e gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.

    Mercadante lembrou que alguns secretários e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Carlini, que estava presente, eram parlamentares quando o piso e a forma do seu reajuste (proporcional ao custo aluno do Fundeb) foram aprovados no Congresso Nacional, em 2008. "Nós votamos na lei e não houve objeção. Ao contrário, houve um grande consenso. Se não recuperarmos o valor do piso dos professores não teremos como atrair os jovens para a carreira. E todos sabemos que somos carentes de professores em todas as etapas da educação", ponderou.

    O ministro ressaltou ainda que o dispositivo da lei que assegura um terço da jornada dos professores fora da sala aula também deve ser cumprido e lembrou que o Supremo Tribunal Federal votou pela constitucionalidade da lei ao examinar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por cinco governadores. "Mas é preciso discutir essa questão dentro de um processo pedagógico. A hora atividade é para melhorar a educação, a aprendizagem e para o professor avaliar seus alunos, preparar as aulas, dedicar-se à sua formação", lembrou.

    Mercadante concluiu sua intervenção fazendo um apelo aos secretários estaduais para que mobilizem suas bancadas parlamentares para aprovar com urgência o Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020. "É fundamental aprová-lo este ano. Não podemos nos dar por satisfeitos. Precisamos aumentar os recursos para a educação", disse.

    Neste sentido, o ministro ainda apelou aos secretários para que componham uma grande mobilização pela vinculação dos recursos do Pré-Sal para a educação. "Não podemos perder esta oportunidade".

    Aloizio Mercadante passa esta quinta-feira em Natal. Depois da abertura da reunião do Consed, ele participa da entrega de 120 ônibus do programa Caminho da Escola, adquiridos pelo governo do estado. Anuncia também a construção de três novos campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, nos municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi.

    Assessoria de Comunicação Social
    Este MERCADANTE NÃO PASSA DE UM MENTIROSO!
    O PRÉ SAL ELE ENGULA! E O NIOBIO? A MAIOR RIQUEZA DE MINAS ESTÁ INDO PARA O BOLSO DE QUEM MERCADANTE??????????Tudo isso não passa de balela, conversa fiada, discurso demagógico de político mentiroso, pilantra e conchavista.
    Se realmente o governo federal quisesse resolver esta questão, bastava ele exigir, de fato, que os governos estaduais fossem obrigados a pagarem o piso nacional aos professores,se o governo federal petista quisesse resolver esta questão em favor da educação e da sociedade brasileira, bastava ameaçar não liberar as verbas para os estados até que estes cumprissem a lei federal que determina que os estados devam pagar o piso nacional aos professores.
    Vamos presionar estes malandros sangue sugas!
    MERCADANTE REAÇÃO_AÇÂO! Dilma como a presidenta ELEITA PELO POVO CADÊ SUA ATITUDE?
    RESPOSTA AS URNAS!
    CAI FORA BEATRIZ... NÃO SUPORTO LER SEU NOME!
    abraços pof Marly

  1. Rubens,Maria Célia ,Gilson ETC/ MOC disse...:

    MARLY NÃO ACEITAREMOS ISSO!
    VAI DAR POLICIA, BEATRIZ SE PREPARE E VANESSA TAMBÉM!
    Alguns delegados que estiveram represetando a classe em Araxá convidou Beatriz para vir a Montes Claros esclarecer e dialogar com a classe.
    Nós delegados da E.E. Prof Dulce Sarmento que tem um modesto auditório, e já havia emprestado para reuniões de sindicato em outras datas passadas, agendamos com diretora da escola e qual foi a nossa surpresa hoje ao vir de Belo Horizonte uma denúncia de que a escola estaria sediando uma reunião de sindicato.
    Estou perplexa, quem fez a denúncia?
    O que tem de errado uma reunião no auditório da escola?
    Acredito que não somos criminosos para ficar fazendo reuniões em fundos de casas as escondidas. Mas isto não importa, pois nem que seja debaixo da ponte a reunião acontecerá.
    Mas por enquanto ainda está marcada para E.E.Prof. Dulce Sarmento as 17:00 horas do dia 09/03/12 aguardamos a presença dos colegas do magistério.

    Professora Vanessa.
    NÃO ACEITAMOS ESTÁ MULHER AQUI! PRECISAMOS DE VOCÊ , MURILO E SUA TURMA LÁ!!!!!!!!!!!! FORA BEATRIZ!!!!!!!!!!!!!!!!! TURMA FORTE DE MONTES CLAROS

  1. Rita/Carangola disse...:

    a SEPLAG mandou os diretores informarem todos os servidores que ficaram no VB para receberem o que nos foi surrupiado no subsidio, soube tb que dia 13/03 tera reuniao na SRE com os diretores para tratarem desse assunto. VOCÊ ESTÁ SABENDO ALGO SOBRE ISSO PROF MARLY?
    PORQUE O QUE VEM DE CIMA NÃO BOTO FÉ NÃO!
    abraços
    Rita

  1. Professoras;

    Professor Marly,

    Quero aqui aproveitar este espaço para parabenizar todas as mulheres pelo seu dia.
    Quando eu estudava, as mulheres eram quase que 90% do quadro docente das escolas, havia poucos homens.
    Os anos se passaram e os homens - aqui me incluo - resolveram abraçar a docência, que segundo as palavras de um saudoso governador (não quero fazer julgamento político, respeito-lhe a memória)aderiram a profissão das "mal-casadas".
    Já li no sítio da educação que ainda hoje as mulheres são maioria no ensino de Minas, representam 75%do quadro de professores.
    Esquecendo as várias dificuldades pelas quais todos nós passamos - esquecendo as diferenças de gênero - quero desejar:

    - Parabéns a todas as educadoras mineiras pelo seu dia!

    Abraços!

    Paulo

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103