Professores efetivos são mais uma vez vítimas do governo mineiro.


Absurdo a postura do governo em relação aos servidores da Educação. Mais uma vez ele demonstra sua intolerância ao equiparar efetivos com  efetivados. Me desculpem  os companheiros da Lei 100, mas o concurso público está na cartilha da Lei e estas pessoas que governam o Estado estão burlando mais uma vez a mesma. O mesmo ocorreu com o Piso salarial. Em Minas perdeu-se completamente o senso da justiça e o espírito das Leis. Fica evidente na fala da secretária a incoerência da proposição: " O melhor mecanismo de ingresso na carreira do professor é o concurso". Mas, isto é o óbvio, não foi funcionalismo público que inventou isto, nem o sindicato. No entanto, o governo numa atitude vingativa diz que é necessário equidade. E repete o que fez com os salários pagos aos servidores. Equiparou todo mundo no mesmo patamar, sem respeitar o tempo do servidor, baseado com certeza, no mesmo princípio- o da equidade. A Lei do Piso foi reinventada em MG. Este tipo de argumentação que fere a Constituição deveria ser punida de forma exemplar: com a perda do mandato destes políticos que manipulam as leis ao sabor de suas interpretações. Pior ainda a postura do judiciário que não coibiu esta proposição absurda, abjeta e contrária à lei. Não resta nenhuma dúvida para nós: temos que combater veementemente  este grupo do PSDB que perdeu completamente o medo e agem como se na ditadura estivessem. Cabe ao sindicato recorrer em instâncias superiores e expor de forma objetiva sua posição.





Tempo de efetivo exercício dos professores nas escolas passa a ser adotado como critério fundamental na distribuição de turmas e aulas 



O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acaba de publicar em seu sítio decisão que assegura à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) o direito de manter o tempo de efetivo exercício na escola como critério para a distribuição de turmas e aulas entre os professores efetivos e efetivados. Atualmente, em Minas Gerais, a Educação conta com 180.856 professores efetivos e efetivados, sendo 90.931 (50,28%) efetivos e 89.925 (49,72%) efetivados.



A decisão do TJMG indefere pedido de liminar, de 31 de janeiro, impetrado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). O sindicato pretendia que a Secretaria de Educação alterasse os critérios definidos na Resolução 2018, de 6 de janeiro de 2012. De acordo com o conteúdo da Resolução publicada pela Secretaria de Educação, efetivos e efetivados devem ter os mesmos direitos na distribuição das turmas, horários e aulas, estabelecendo-se uma situação de igualdade entre esses servidores.


Mas este não é o entendimento do Sind-UTE/MG. Para o sindicato, efetivos deveriam ter prioridade na escolha de turmas e aulas. “Estávamos, como sempre estaremos, prontos cumprir a decisão da Justiça. Mas resolvemos entrar com mandado de segurança em relação à decisão porque acreditamos que a ação do sindicato impõe uma condição de desigualdade entre os servidores”, explica a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola. 

Para a secretária de Educação, o melhor mecanismo de ingresso na carreira de professor é, de fato, o concurso público. “Defendo o concurso, mas neste caso específico, não parece justo imprimir um tratamento diferenciado aos profissionais que foram efetivados na carreira da educação. Hoje, eles são servidores de carreira e devem, no entendimento do Governo de Minas e desta Secretaria, ter os mesmos direitos que os colegas efetivos. Parece-nos uma questão de equidade”, esclarece Ana Lúcia. 

No último concurso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais recebeu mais de 262 mil inscrições para 21.377 vagas, distribuídas nas carreiras da educação básica no Estado. Ao todo, são 262.989 interessados, sendo que mais de 53% dos inscritos foram para os cargos de professor.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    As peças bem boçais de um estagiário de direito! Obrigada Beatriz por mais um rombo! Você , Nana, Hilário , GAZBOLA e Hiena farinha do mesmo saco!
    Celeste jequitinhonha

  1. Anônimo disse...:

    Tomei Nojo do sindbesta, da Beatriz, de Nana, de Gazzola, Vilhena . da mafia que impera!
    Bando de PORCOS!
    Leonardo B.H

  1. Anônimo disse...:

    O DITADOR MANDA E DESMANDA EM TODOS. NÃO RESPEITA NEM ALEI MÁXIMA. TIRANO!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103