Exposição de História


Ao estudar a Belle Époque ( Bela època em francês) período da história ocidental que vai de 1880 a 1914 e mestres como Van Gogh, Cézanne, Paul Klee, Mondrian e Pablo Picasso, tinha como meta demonstrar através do estudo de suas obras, como as artes plásticas também podem contribuir como importante fonte histórica. Vários movimentos foram estudados, principalmente o expressionismo, cubismo e abstracionismo , porque esses movimentos romperam drasticamente com as idéias tradicionais e inauguraram uma nova linguagem pictórica A proposta de releitura das obras dos grandes mestres da Belle Époque era fazer o aluno perceber a relação que existe entre História e Arte mas também fazê-lo mergulhar nas obras desses artistas não apenas como mero expectador mas como construtor de novas propostas artísticas. O resultado desse esforço coletivo foi uma maravilhosa exposição de trabalhos que com muito orgulho apresento a todos que acompanham o meu blog.

Marcadores:

3 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Vicent Van Gogh, dede criança já pintava quadros maravilhosos. Vocês já ouviram falar em um velho ditado muito antigo, da época de Van Gogh?"Um artista só fica famoso depois de morre". Isso que aconteceu com ele, as cópias de seus quadros, Noite Estrelada e Os Girassóis foram comprados por mais 1.200 pessoas.
    Seus quadros são avalidos em milhões como os Girassóis que foi avaliado em 3 milhões de dólares.
    Hoje ele é considerado um dos principais represantantes da pintura mundial.
    As obras de Van Gogh são maravilhosas.


    Autora: Camila Silva
    Colaboração: Mariana Isabel
    Ano: 9º1

  1. Sandra disse...:

    Seus alunos são muito criativos e a professora nem se fala. Hoje está difícil de encontrar um educador que leve tão a sério sua profissão.Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido e pelo envolvimento ativo dos alunos.

  1. Anônimo disse...:

    Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.

    Na infância, reproduzia episódios de touradas, tema de sua primeira obra – O Toureiro -, uma pintura a óleo sobre madeira, executada quando o artista tinha oito anos. Mais tarde, inclusive, criou outra tela semelhante - A morte da mulher destacada e fútil, símbolo de sua relação com as mulheres. Aliás, na história de Picasso, seu envolvimento com as mulheres e sua produção artística estão intrinsecamente ligados, e a cada novo relacionamento ele começa a trilhar uma vereda artística renovada.

    Autora: Bruna Martins
    Colaboração: Cinthya Mendes
    Turma: 9º2

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103