Capitalismo e Imperialismo e suas consequências para o planeta.

Imperialismo e Neocolonialismo

Na segunda metade do século XIX, o grande crescimento industrial, a passagem do capitalismo competitivo para o capitalismo monopolista e a intensa competição por mercados levaram as potências européias, Estados Unidos e, mais tarde, o Japão a assumirem uma política expansionista. Esses países, em busca de novos mercados e de novas áreas de investimento de capital, iniciaram o neo-colonialismo e o imperialismo.

Essa política resultou na partilha quase completa de África e Ásia, além de ampliar as rivalidades entre as potências da época. O imperialismo foi justificado ideologicamente pela idéia do “fardo do homem branco”. Acreditava-se que os países “civilizados” tinham o “dever moral” de levar o progresso e a civilização aos povos “atrasados”. Ficava assim implícita a idéia de superioridade da raça européia

Por trás disso, estavam presentes os interesses econômicos. Os neo-imperialistas procuravam aproveitar ao máximo as riquezas das colônias.
Realizava-se a exploração dos recursos minerais e agrícolas, com utilização de mão-de-obra nativa (lavouras, extração de minérios, construção de ferrovias para escoar a matéria-prima). O sistema não possibilitava o desenvolvimento interno das colônias e desconsiderava as necessidades da população local. Assim, foi comum o uso de violência por parte dos colonizadores para vencer a resistência da população e mantê-la submissa.

O imperialismo levou à desestruturação das sociedades nativas, com muitas delas submetidas ao trabalho compulsório e à violência. Os colonizadores procuraram impor os valores europeus às populações locais e o racismo despontou em várias regiões.

A exploração levou à formação de áreas de dependência, na medida em que desequilibrou a economia local. Muitas dessas regiões se transformaram nas mais pobres do mundo e sofrem ainda hoje as conseqüências da dominação.Veja as imagens no slide.

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora de história, pós - graduada em história geral pela UFMG e em Novas Tecnologias na educação pela UNIMONTES.

Seguidores

Pesquisa

14:09 29/07/20103